9-ferramentas-para-espionar-o-seu-concorrente 9 ferramentas para espionar o seu concorrente

O processo de avaliação da empresa em relação à concorrência é conhecido como benchmarketing. Mas para facilitar essa iniciativa, já existem ferramentas digitais que ajudam a espionar o que o seu concorrente está fazendo na rede.

Muitos podem achar estranho esse conceito, mas essa é uma prática antiga, usada há muito pelas maiores empresas do mundo, antes mesmo da era da internet.

Com essa atividade, empresas listadas na Fortune Global já admitiram reunir informações sobre seus concorrentes, o que teria resultado em aumento de seus orçamentos em função dos dados obtidos.

E em qualquer setor, mas especialmente dentro do marketing digital, é fundamental avaliar como sua empresa está no mercado frente à sua concorrência.

Um exemplo de ferramenta de “espionagem” de concorrência que podemos citar, amplamente usado  no marketing digital é o Sem Rush, com o qual é pesquisado principalmente o tráfego orgânico de determinado site, identificando as principais palaras chaves que levam tráfego através dos mecanismos de busca.

A análise da concorrência agora é tecnológica, fácil e eficiente. Usar essas ferramentas vai ajudar a entender onde a empresa está acertando, onde há brechas para melhorar em função das falhas dos concorrentes e onde precisa de uma mudança urgente de rota. É um mecanismo de aperfeiçoamento. Isso é fundamental para manter o sucesso das marcas.

via GIPHY

Mas além de abordar o Sem Rush, vamos apresentar também outras ferramentas que poderão ajudar e muito a “seguir” os passos do seu concorrente e, ao mesmo tempo, montar sua estratégia para crescimento da sua marca:

SemRush

Com o SemRush você vai conseguir promover amplamente a otimização do seu conteúdo.

Ao digitar a URL, a ferramenta dará uma visão do domínio pesquisado, além de avaliar como ele utiliza palavras-chave, links patrocinados, de onde vem o tráfego, etc.

SimilarWeb

Esse recurso faz análise tanto do tráfego dos concorrentes como do comportamento dos usuários deles  a partir de uma projeção de amostragem.

Mas essa ferramenta revela praticamente um dossiê do seu concorrente, fornecendo número de visitas, origem de tráfego, percentagem de tráfego vindo do Google, quais redes geram mais visitas, etc.

Além disso, o SimilarWeb consegue medir a popularidade do site no contexto nacional e global usando rankings inteligentes.

Google Alerts

A ferramenta envia notificações para o seu e-mail quando detecta um novo conteúdo no Google sobre os termos que você definir.

É possível também configurar alertas com o nome do seu concorrente e produtos deles para a sua análise de concorrência.

Open Site Explorer

Dada a importância dos links no marketing digital, essa ferramenta é para lá de útil. Com ela, é possível fazer análise da concorrência baseada na autoridade e influência conquistada a partir de links de outros sites.

Com isso, é possível conferir as falhas do seu concorrente e traçar estratégias de crescimento com esses dados.

Rank Signals

Essa ferramenta também permite que possamos acompanhar os nosso backlinks e também dos concorrentes. Uma ótima oportunidade de descobrir veículos para que a assessoria de imprensa entre em campo para conseguir ótimos links para os projetos de SEO.

SocialMention

Monitora a maioria das redes sociais, blogs e vídeos do Youtube.

É possível usar a ferramenta para encontrar o que está sendo divulgado sobre qualquer termo. Também analisa a frequência com que seus concorrentes estão sendo  mencionados.

Website grader

Essa ferramenta permite detectar a eficiência de seus concorrentes, ela faz uma análise básica do desempenhou SEO dos sites.

Buzz Sumo

Com essa ferramenta, é possível receber informações dos posts sociais de melhor desempenho do seu concorrente. Você pode ainda receber um alerta de postagens de uma determinada marca ou assunto.

Mas faça um cadastro para testes, porque a opção gratuita tem suas limitações.

Alexa

Mais uma ferramenta de análise SEO, é capaz de fornecer análises que comparam e otimizam negócios na internet, utilizadas para classificar a relevância de websites, com ferramentas para benchmark, quantidade de visualizações por mês, tempo gasto no site e taxa de rejeição, etc.

É uma excelente forma de conhecer como anda o mercado no momento, caso você esteja pensando em lançar um negócio.

Essas são algumas ferramentas que podem te ajudar no dia a dia, e como sabemos que existem outras muitas disponíveis no mercado divide com a gente alguma ferramenta que você tem usado e está trazendo bons resultados para o seu negócio.

cases-de-sucesso-grupos2-oscar-calçados 9 ferramentas para espionar o seu concorrente