fbpx
Escolha uma Página

Não é novidade para ninguém que o assunto privacidade digital anda em alta atualmente. Um exemplo muito claro é a LGPD no Brasil.

E a atualização do iOS 14, da Apple, só confirma mais essa questão, afetando diretamente os anúncios e relatórios no Facebook.

Entenda de que maneira isso acontece e como agir diante dessa situação!

GS2-Marketing-Digital-iOS-14 Atualização do iOS 14: de que maneira ela afeta os anúncios e relatórios no Facebook?

Atualização iOS 14: o que muda?

A nova atualização do iOS da Apple afeta de maneira direta as empresas que anunciam para aplicativos em celular. 

Mas, o que muda? 

De forma resumida, agora o usuário pode permitir ou bloquear o rastreamento dos seus dados pelo aplicativo, feito a partir de uma notificação pop-up no aplicativo, chamado de AppTrackingTransparency (ATT).

O sistema perguntará ao usuário se ele permite ou não que aquele aplicativo rastreie os seus dados. E isso vale para todos os aplicativos que estão instalados no celular.

Atualização iOS 14: de que forma ela afeta os anúncios do Facebook?

Com a explicação acima, você já deve ter notado que isso dificulta o trabalho das empresas que anunciam no Facebook, já que afetará a maneira do aplicativo receber e processar eventos de conversão de ferramentas com o pixel do aplicativo.

Afinal, quanto mais usuários desativarem o rastreamento dos seus dados, menor será a personalização de anúncios e a confiabilidade dos relatórios. 

Isso porque, em um tempo nada distante, todos os comportamentos e ações dos usuários na plataforma eram “computados” por um pixel, trazendo muitas informações valiosas para as empresas utilizarem em suas segmentações de anúncios – como públicos personalizados e semelhantes – e até mesmo trabalhar no remarketing. 

E aí vem outra bomba: hoje, 95% do faturamento de anúncios do Facebook vem de anúncios feitos para o mobile. No Brasil, o uso do iOS é bem menor, mas não deixa de ser significativo.

Ou seja, essa atualização pode trazer um grande impacto para as empresas que não se prepararem, já que muitos dados que antes eram utilizados não poderão mais ser usados sem a permissão do usuário.

Porém, vale ressaltar mais uma vez que pedir autorização para rastrear as informações e atividades dos usuários é uma tendência que vem ganhando força e que, inclusive, poderá ser seguida pelo Google também. Diante disso, o Facebook vem investindo em modificações mais robustas no Business Manager, as quais explicaremos abaixo.

Atualização iOS 14: qual a resposta do Facebook diante da notícia?

O Facebook, em sua página oficial, já deixou claro de que forma essa nova atualização afetará os anunciantes na plataforma – “Essas alterações afetarão as empresas que anunciam em aplicativos para celular e as que usam eventos de conversão da web para fazer otimizações, relatórios e direcionamentos por meio de qualquer uma das nossas ferramentas para empresas” (fonte: facebook for business).

Como já comentado, alguns dos recursos que serão impactados são os eventos de conversão, criação de públicos personalizados, remarketing, anúncios dinâmicos e distribuição dos anúncios, além dos relatórios finais. 

Na mesma página, o Facebook também já deu algumas dicas para – tentar – contornar a situação. 

Uma delas é atualizar o SDK do Facebook (uma espécie de pixel para aplicativos) para o iOS 14 versão 8.1. Dessa forma, o usuário continuará a receber relatórios de eventos de conversão no aplicativo, já que a “Mensuração de Eventos Agregados” do app ainda permite mensurar eventos da web, mesmo com a atualização. 

Também é recomendado verificar o domínio do seu site, e configurar, em cada domínio, até oito eventos de conversão na web para ser utilizado nas campanhas.

Vale ressaltar que um pouco do “estardalhaço” que o Facebook tem feito pode ser um pouco de exagero para apimentar a guerra entre Facebook e Apple, já que a plataforma ainda conseguirá rastrear as preferências dos usuários enquanto navegam dentro da plataforma, mesmo no celular. O que ficará prejudicado, por exemplo, são os anúncios que tem como objetivo a conversão em plataformas fora do Facebook, pois será esse tipo de rastreamento que o pixel não será mais capaz de detectar.

Atualização iOS 14 reforça a importância de se contar com especialistas de marketing digital

Já comentamos por aqui a importância de se contar com profissionais qualificados para o sucesso nas estratégias de marketing da empresa.

E a nova atualização do iOS só reforça essa ideia. Afinal, as empresas que não souberem se adaptar à nova realidade perderão muito do potencial dos anúncios, já que as campanhas não serão otimizadas da forma correta.

Mais uma vez, estudar e se manter atualizado nunca foi tão importante!

Precisa de ajuda com o marketing digital da sua empresa? Entre em contato com a gente e vamos conversar!