'); }); jQuery('#site-menu .oxy-pro-menu-show-dropdown .menu-item:not(.menu-item-has-children) > a', 'body').each(function(){ jQuery(this).append('
'); }); Orçamentos

Como atrair clientes: 4 táticas do marketing digital

Como atrair clientes… essa é a famosa “pergunta de um milhão de dólares” que todo mundo quer saber!

Para te ajudar, vamos te mostrar como as estratégias corretas no marketing digital levam a táticas infalíveis que farão você atrair mais clientes para o seu negócio e, ainda, fidelizar os que você já tem! Acompanhe. 

Como atrair clientes pela internet: saiba por que usar o marketing digital como estratégia

Já é de se imaginar que, para atrair mais clientes, você precisa saber onde eles estão. E aqui vai um dado muito importante: 4.5 bilhões de pessoas usam a internet hoje em dia, segundo a pesquisa Digital 2020, feita em conjunto pela Hootsuite e We Are Social.

Então, se você quer saber como atrair mais clientes, já está ciente que estar presente no digital deixou de ser uma opção, não é mesmo? E para se ter sucesso, é imprescindível utilizar as estratégias corretas de marketing digital.

Ao pé da letra, o marketing digital é um conjunto de ações voltadas a atingir o objetivo da empresa, comunicando, proporcionando valor para clientes, parceiros e consumidores, fortalecendo o branding da marca e, consequentemente, vendendo mais!

E engana-se quem pensa que o foco dessas estratégias são propagandas de vendas a todo o momento. Aliás, saiba que se você fizer isso, é muito provável que suas chances de vender caiam. Isso se explica por dois pontos:

  • Ninguém gosta de ser bombardeado com propagandas a todo momento;
  • As pessoas estão na internet com foco no entretenimento e busca de informações, sendo a venda uma consequência do bom relacionamento com a empresa.

Não quer dizer que você não deva se interessar sobre como fazer promoções para atrair clientes, mas esse com certeza não deve ser seu foco no momento inicial da jornada de compra do seu cliente. 

Como atrair clientes para loja: conheça táticas infalíveis

Fazendo uma rápida pesquisa, nota-se que muitas marcas buscam tópicos do tipo: como atrair clientes para loja de roupas femininas, como atrair clientes para um lava rápido, ou como atrair clientes para advocacia e até mesmo como atrair clientes para pet shop.

A verdade é que não existe fórmula mágica no marketing digital. O que existe é muito estudo sobre as estratégias disponíveis atualmente, muitos cases de sucesso da estratégias que dão certo e são validadas por milhares de empresas todos os dias.

Porém, existem algumas táticas infalíveis que podem ajudar o seu negócio. Separamos 4 dicas para você:

1- Conheça sua persona

Conhecer a sua persona é o primeiro passo. Entenda os hábitos de consumo do seu cliente ideal, quais suas dores e necessidades, além dos seus comportamentos. 

Dessa forma, suas ações de marketing serão mais assertivas e segmentadas. 

2- Entenda como funciona o funil de vendas

Saber como funciona o funil de vendas é um passo fundamental na sua estratégia de marketing. 

Ele é um processo que o cliente, ou um cliente em potencial, percorre a partir do primeiro ponto de contato com a empresa. 

E todo esse processo vai fazer com o que esse cliente se aproxime da marca, criando uma relação e criando valor na sua oferta. A decisão de compra virá no momento certo, após uma série de ações como posts no blog, anúncios, e-books, e-mails marketing e muito mais.

Para isso é importante entender quem é sua persona antes e fazer uso de estratégias como o Inbound Marketing (marketing de atração) e o marketing de conteúdo.

Você deve descobrir quais são as dores da sua persona e oferecerá conteúdos voltados para o que ela precisa, no momento que ela precisa. 

Entenda as etapas do funil de vendas:

Na primeira etapa, os clientes ainda são visitantes, e muitas vezes não têm consciência do problema ou “dor” que têm. Eles estão apenas pesquisando sobre o tema ainda de forma bem ampla.

O seu conteúdo será fundamental para que esse cliente descubra uma necessidade até então “escondida”. 

Produza textos no blog com base nas palavras-chave que persona procura, faça posts nas redes sociais, ofereça e-books que, ao serem baixados, irão te fornecer dados preciosos para as próximas etapas do funil, tornando-se o que chamamos de leads.

  • Meio do funil

A próxima etapa é o meio do funil. Aqui, a persona já sabe que tem um problema a ser resolvido e busca maneiras de fazer isso.

Nessa fase, as dicas devem ser mais específicas. E, criando um conteúdo mais rico, você pode pedir outros dados importantes como o número de telefone daquele cliente em potencial. 

Você pode apostar em planilhas, webinars, e muito mais. Porém, lembre-se que esse ainda não é o estágio de compra, e oferecer um produto ou serviço a qualquer custo pode fazer com que você perca um potencial comprador. 

Essas duas etapas, topo e meio de funil, são as que criarão a confiança que o consumidor precisa para comprar com você. 

Chegamos na fase final. Aqui, os leads já estão qualificados e marcados como o que chamamos de “oportunidade”.

Mostre como a sua marca é a mais indicada para ajudá-lo no problema. Se você fizer as etapas que antecedem o fundo de funil da melhor maneira, isso não será difícil. 

O funil de vendas acaba quando a compra é realizada. Após isso, você pode investir na fidelização desse cliente utilizando estratégias de marketing de relacionamento, fazendo com que ele se torne fã da marca e volte a consumir de você. 

3- Otimize os conteúdos do seu site com estratégias de SEO

Otimizar seus conteúdos com estratégias de SEO - Search Engine Optimization - irá aumentar suas chances de ser encontrado nas primeiras sugestões quando se faz uma pesquisa nos buscadores da web, como o Google. 

Para isso é importante entender, mais uma vez, o que a sua persona procura na web (palavras-chave). Algumas ferramentas podem te ajudar nesse processo, como o SEMrush ou Similarweb. 

Esse é um resultado orgânico, é muito importante a ser feito, já que diversas pesquisas deixaram claro que a porcentagem de pessoas que passam da primeira página do Google são baixíssimas.  

4- Invista no Youtube

O Youtube é o segundo maior buscador do mundo. Logo, investir no youtube marketing é uma excelente estratégia para produtores de conteúdo, e que ainda não é tão utilizada. 

Produzir conteúdos sobre o seu nicho de mercado, em forma de vídeo, te ajudará a construir uma autoridade na área, aumentará o seu engajamento, além de aumentar a visibilidade da sua marca, já que mais pessoas irão te encontrar.

Essas 4 táticas são infalíveis para quem souber  usá-las de forma estratégia, com muito trabalho e disciplina. Fórmula mágica realmente não existe, mas resultado efetivo com trabalho é super possível.

Como atrair clientes no instagram

Em 2020, o Instagram completou 10 anos de existência. Hoje são 1 bilhão de usuários ativos por mês, sendo o Instagram a 5ª rede social mais popular do mundo.

Se você quer saber como atrair clientes pelo instagram, trouxemos algumas dicas para você:

  • Conheça seu público-alvo e a sua persona

Conhecer seu público-alvo e a sua persona fará com que os seus conteúdos e ações sejam muito mais assertivos. Afinal, não adianta atrair seguidores que não vão interagir com as suas postagens no Instagram e nem consumir o seu produto ou serviço. 

  • Estruture o seu perfil corretamente

Para que a sua persona te ache com mais facilidade, é primordial estruturar o perfil corretamente. Isso inclui a foto de perfil, biografia, nome de usuários, destaques e feed, meios de contato e site.

  • Produza conteúdo de qualidade

O conteúdo é rei. Como já dissemos, ninguém gosta de ser bombardeado com propagandas a todo momento. 

Produza dicas e passo a passo sobre o seu nicho e mostre que está preocupado em ajudar o seu cliente. A venda será consequência do bom relacionamento e da confiança. 

Algumas ferramentas de marketing digital podem te ajudar nesse processo, como o Mlabs, que permite o agendamento de postagens no dia e hora que você desejar. Ele também traz informações sobre sua postagem, permitindo a análise de métricas e mudanças de estratégia, se necessário. 

Mas lembre-se: algumas ferramentas de automação são proibidas no Instagram e podem banir a sua conta, como é o caso daquelas que dão follow e unfollow em perfis. Tenha muito cuidado!

  • Responda comentários e directs

Vivemos na era da agilidade. Então, o tempo de resposta conta muito para efetuar uma venda de produto ou serviço. 

Não esqueça de responder os visitantes do seu perfil, ao deixarem um comentário ou enviarem um direct. 

Agora que você já sabe como fazer para atrair clientes, chegou a hora de entrar em ação. 

Precisando de ajuda? Entre em contato com a gente e vamos conversar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por dentro da
@grupos2mktdigital

Receba
novidades

Siga-nos

GS2 Marketing Digital +55 (12) 99660-9367

2021- todos os direitos reservados 
menuchevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram