Orçamentos
Como criar posts criativos?

Como criar posts criativos?

As redes sociais são hoje um dos maiores meios de comunicação que as marcas encontram para atingir seus públicos-alvo. Porém, com tanta concorrência é preciso se destacar para não se tornar apenas mais um. Mas como criar posts criativos e que chamem atenção?

Separamos algumas dicas para ensinar como criar posts criativos e que façam com que o público engaje. Confira!

Como criar posts criativos: 6 dicas

Segundo um relatório do App Annie Intelligence, os brasileiros passam, em média, 5,4 horas por dia no celular. Isso faz com que o Brasil seja o país onde as pessoas mais gastam tempo utilizando aplicativos de celular. 

Durante todo esse tempo, os usuários são impactados por vários posts, de diferentes marcas e segmentos. E para que um conteúdo faça com que a pessoa pare de rolar o feed, é preciso que seja criativo e esteja bem alinhado com os interesses dela. 

Podemos pensar que as redes sociais são como as vitrines das lojas físicas. Muitas vezes, a pessoa pode estar apenas passando em frente, sem a intenção de comprar alguma coisa, mas se a vitrine for bonita, ela pode parar para olhar e até mesmo entrar para conferir. 

Com as redes acontece a mesma coisa. Se um usuário é impactado por um post e encontra no perfil outros posts interessantes, que chamem a atenção, as chances dele comprar algo ou fechar negócio com aquela marca aumentam. 

Agora, se o feed for todo bagunçado, os posts não são alinhados ou nada criativos, o mais provável é que ele deixe de lado e esqueça aquela marca. 

Mas como criar posts criativos que façam o usuário engajar? Como atrair clientes e se destacar em meio a tanta concorrência?

Veja essas dicas:

Faça um planejamento de posts

Para montar posts criativos, é preciso ter planejamento. Esse é um ponto fundamental das estratégias de marketing, pois é por meio desse planejamento que será possível definir os objetivos de cada post e  os dias que irão ser publicados. Você pode ainda categorizá-los ou trabalhar com editorias para cada dia da semana.

Invista no visual dos posts

A parte visual dos posts é um ponto muito importante, pois é o que irá chamar a atenção do cliente em primeiro lugar. 

Não se deve utilizar muito textos nas imagens, pois posts assim irão passar batido no feed. Balancear imagens e texto é o que irá gerar resultado. Se tiver mais imagens do que texto, melhor ainda. 

Investir em bons cursos de design, em ferramentas para criar os posts ou contratar um profissional de design que já possui experiência são ótimas opções.

Todo o visual precisa estar alinhado com a marca e ser bonito para que, entre a concorrência, faça com que o usuário queira saber mais sobre o que foi apresentado ali. 

Utilize as ferramentas das redes sociais

Seja um post para Instagram, Facebook, Twitter ou qualquer outra, as redes sociais possuem suas próprias ferramentas. No Instagram, os stories possuem stickers, caixinha de perguntas, enquete, teste, entre outros. Não deixe de utilizá-los nos seus posts, porque são ótimos para a criatividade e interação com o público.

Pesquise os temas em alta

Fazer uma boa pesquisa sobre os temas que possuem ligação com o seu segmento e estão em alta ajuda a criar posts criativos. Procure verificar o que seus concorrentes estão postando e veja como é possível adaptar (importante: não copiar!) para o seu produto ou serviço. Como os temas estão em alta, tem mais chances do público engajar. 

Não perca o timing

Essa dica complementa a citada acima, pois além de procurar inspiração nos temas em alta, é preciso não perder o timing. É importante que enquanto os temas estão sendo bastante comentados, o seu post já esteja no ar. Se esperar, vai acabar perdendo o timing e o seu post não vai agregar à discussão. 

Aproveite os memes

O Brasil é um dos países que mais utiliza memes nas conversas pelas redes sociais e, às vezes, até mesmo no dia a dia. 

Mesmo em assuntos sérios os memes são bastante utilizados, uma prova disso é o dado de um estudo feito pela Diretoria de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas que mostrou que 34% das menções relacionadas ao coronavírus (do início da pandemia no Brasil até março de 2020) eram de memes. Já as notícias correspondiam a 17%. 

Outro dado que prova esse uso elevado é de um estudo feito pela Globosat em parceria com a Consumoteca. Segundo o estudo, 85% dos internautas brasileiros interagem com memes na internet. 

O BBB é um ótimo exemplo de tema em alta que pode gerar, principalmente, posts criativos no Instagram e Twitter. Os memes e referências gerados durante a exibição do programa são extremamente comentados pela internet. Por isso, utilizar algum ponto que tenha acontecido na casa para montar um post é uma ótima opção. 

Leia mais:

ebook como estruturar a sua empresa para ter sucesso com o marketing digital

Conclusão

Para quem quer começar no mundo digital, ter sucesso nesse meio e saber como criar posts criativos, é preciso consumir bastante conteúdo e ser o que chamam de ‘heavy user’ das redes sociais. 

Quem utiliza diariamente as redes, está por dentro dos temas que o público mais gosta e os memes que mais são utilizados. Sendo assim, consegue criar os posts sem perder o timing e alcançar o público desejado. 

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receba
novidades

Endereço

Hyde Park
Av. Cassiano Ricardo, 401 – sala 703 | Jardim Aquarius
São José dos Campos - SP

GS2 Marketing Digital +55 (12) 99660-9367

2022- todos os direitos reservados 
menuchevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram