Escolha uma Página

Geracao-de-leads-multicanal-aprenda-como-fazer-e-porque-e-importante-3 Geração de leads multicanal: aprenda como fazer e porque é importante!

Quando o assunto é Marketing Digital, é praticamente impossível não falarmos sobre Leads e Geração de Leads, afinal, essa é a principal estratégia para criar oportunidades de vendas para as empresas. 

Porém, em um mundo onde a cada ano que passa surgem novos meios de comunicação, não adianta manter as ferramentas de Marketing Digital funcionando apenas um lugar. Hoje em dia, é preciso adotar estratégias que compreendam diversos canais.

Quer saber como organizar os seus esforços para fazer isso de uma maneira eficiente? Leia o texto abaixo e confira!

Afinal, no que consiste o Marketing Multicanal?

Não é novidade para ninguém que o público que frequenta o Facebook, por exemplo, é diferente do que frequenta o Twitter, que é diferente de quem utiliza o Instagram, que também é diferente daquele nicho que assiste televisão. Por isso, quando pensamos em uma estratégia de Marketing Multicanal, quer dizer que é necessário investir em uma comunicação baseada nas preferências e na forma que cada um desse públicos se comporta e interage com a marca, criando uma boa estratégia de relacionamento que abranja isso tudo.

Essa estratégia será o ponto chave para fazer a geração de leads em cada uma das plataformas e, a partir daí, tornar possível a nutrição deles para que avancem no funil de vendas.

Geração de leads multicanal: qual é a importância de se investir nessa estratégia?

Para compreender o Marketing Multicanal, é muito importante entender como esse trabalho de geração de leads multicanal pode melhorar o desempenho de uma empresa, alavancando vendas e aumentando a credibilidade. Confira os seus principais benefícios:

1- Aumenta a presença da marca

Essa é a mais óbvia entre todas as vantagens. Fazer com que a marca tenha visibilidade no maior número de canais possível é uma excelente maneira de aumentar o posicionamento, mantendo a marca na mente do consumidor por muito mais tempo, além de oferecer inúmeras oportunidades para que ele entre em contato. 

Também é importante lembrar que o engajamento sempre é maior quando o usuário encontra a marca em diversos meios, o que é muito eficiente para manter o relacionamento com aquele lead. Os usuários transitam entre diversos canais, não necessariamente todos, mas hoje em dia, com certeza, mais de um.

2- Aumenta a credibilidade diante do cliente

É fato que, nos dias de hoje, uma empresa precisa se comunicar com os clientes para adquirir respeito e construir credibilidade. Afinal, esse é um sinal de que a marca se preocupa em investir na comunicação com a sua base de clientes. Inúmeras pesquisas demonstram, inclusive, que os consumidores dão preferência para corporações que conseguem transmitir mensagens de forma mais clara e personalizada.

No caso, as estratégias envolvendo a geração de leads multicanal ajudam nesse quesito, já que a empresa estará produzindo conteúdo para diversos canais e, consequentemente, impactará os clientes mais de uma vez, produzindo essa sensação de “verdadeiro relacionamento”, o que aumenta a credibilidade.

3- Aumenta a taxa de conversão

Investir na multicanalidade pode impactar positivamente em suas conversões. Isso porque, atualmente, o consumidor não possui mais o mesmo comportamento de antes, isto é, não costuma mais “programar” um horário para parar em frente a um desktop para fechar um negócio. De acordo com algumas pesquisas do Google, os indivíduos resolvem fazer compras pela internet nos chamados “micro-momentos”, ou seja, em períodos totalmente aleatórios, sendo muitas vezes no carro e, inclusive, na cozinha, através do celular

Dessa forma, as estratégias multicanais aparecem como uma maneira de “antecipar” esse impulso, mantendo ofertas e outros conteúdos da empresa em diversos canais digitais, como por exemplo, através de email marketing e redes sociais.

Geracao-de-leads-multicanal-aprenda-como-fazer-e-porque-e-importante-1 Geração de leads multicanal: aprenda como fazer e porque é importante!

4- Maior taxa de fidelização

Por fim, além de ser uma ótima estratégia para aquisição de clientes, trabalhar a multicanalidade também oferece uma base forte para a nutrição no pós-venda, ou seja, é muito mais fácil garantir que os clientes voltem à comprar da marca. Isso porque, mesmo após fechar o negócio, é muito provável que o consumidor continue com um ou mais meios de comunicação aberto com a empresa, como a página nas redes sociais ou um número de telefone, por exemplo.

Assim, por meio desses canais, é possível enviar novas opções de aquisição que se encaixem no perfil desse cliente. Se a primeira experiência foi satisfatória, é muito provável que ele volte a fazer negócio!

Portanto, como executar a geração de leads multicanal?

Agora que você já conhece os principais benefícios de se investir na multicanalidade, precisa entender como montar uma estratégia que realmente proporcione resultados positivos. Confira alguns passos importantes para esse processo:

1- Estudo do público da sua marca

O primeiro passo para introduzir uma estratégia de Marketing Multicanal é realizar um estudo apurado sobre o público da empresa e, dessa forma, definir a persona. Entender com que a marca vai falar é essencial para fazer uma comunicação de qualidade.

A partir desse estudo, a corporação deve verificar para qual público o seu produto/serviço é direcionado e, dessa forma, escolher os canais digitais que farão parte da estratégia, levando em consideração que existem alguns que podem não ser úteis para alcançar o nicho que foi segmentado. Priorizar os meios onde o público da empresa é mais presente é uma maneira de economizar tempo, dinheiro e energia.

2- Integração entre os diferentes canais

Após ter em mente com qual público a empresa vai se relacionar e por quais canais, é hora de começar a procurar maneiras de integrá-los dentro na mesma estratégia. Não adianta fazer o mais simples, que é direcionar os anúncios e informações pelos diferentes meios. É necessário que todos façam parte de um mesmo conjunto.

A corporação pode, por exemplo, direcionar os leads de um canal para o outro, através de emails que possuem CTA (call to action) que faz o direcionamento para o seu site. Além de também poder fazer isso através das redes sociais, com postagens chamativas e que possuam links para outras redes da empresa. Os conteúdos do blog, podem ficar ainda mais ricos quando possuem vídeos do YouTube de assuntos correlatos, infográficos e até mesmo podcasts.

3- Ter uma identidade visual consistente

Um dos erros mais graves cometidos por empresas ao tentar trabalhar a geração de leads multicanal é a de não manter uma identidade visual coesa. Ainda que seja verdade que cada canal possui sua maneira de passar a informação, é importante que comunicação visual da marca seja de fácil identificação.

Para resolver esse problema, recomenda-se criar padrões de escrita reconhecíveis, com o seu nível de formalidade ou informalidade definido de acordo com a persona e tom de voz da marca, além de também utilizar imagens com marca d’água.

4- Produção de conteúdo relevante

Por fim, é importante ter em mente que uma estratégia pensada para ser multicanal deve sempre ser atrelada à alguma produção de conteúdo, como um blog ou vídeos. Portanto, a empresa deve investir em Marketing de Conteúdo com foco e direcionamento diferente para cada um dos canais investidos.

Para lembrar: não adianta ter uma boa estratégia multicanal se os conteúdos oferecidos não são relevantes e nem chamam a atenção do potencial cliente!

Geracao-de-leads-multicanal-aprenda-como-fazer-e-porque-e-importante-4 Geração de leads multicanal: aprenda como fazer e porque é importante!

Quais canais podem ser utilizados?

Por fim, confira os principais canais para investir em sua estratégia de Marketing Multicanal, levando em consideração, é claro, assim como dito anteriormente, o perfil do público-alvo da empresa:

1- Email Marketing

Muitas empresas possuem receio de trabalhar com esse canal de comunicação por acreditarem que não vale o investimento ou que, simplesmente, já é ultrapassado. No entanto, a realidade é totalmente diferente. Caso seja trabalhado da maneira correta, o email marketing pode ser um grande aliado para a sua estratégia de Marketing Multicanal, rendendo muitos resultados!

Confira boas práticas para email marketing:

  • É importante caprichar no template, deixando-o bem chamativo;
  • Precisa ter o cuidado para segmentar a base corretamente, evitando enviar a campanha para pessoas que não possuem interesse naquilo que está sendo ofertado;
  • Tomar cuidado com a frequência dos envios. Nenhum lead gosta de ver a sua caixa de entrada lotada;
  • Sempre enviar os emails com CTA (Call to Action) direcionados para o site da empresa;
  • Por fim, lembrar sempre de pedir permissão ao lead/cliente para continuar enviando promoções e conteúdo, seguindo todas as recomendações da LGPD.

2- Redes Sociais

Atualmente, é impossível pensar na geração de leads sem falar nas redes sociais. Elas são as plataformas mais acessados de todo o meio digital, além de terem presença constante de quase todos os usuários, tendo a evolução do mobile como intensificador para isso. 

Aqui, a estratégia é criar perfis da empresa nas redes sociais onde são mais prováveis de atingir o público-alvo e passar a postar conteúdos relevantes e interessantes, com direcionamento para outros canais da corporação, como o blog, por exemplo. O objetivo é criar um relacionamento mais próximo com os potenciais clientes e, a partir disso, começar o trabalho de “preparação” para a venda.

As mídias sociais mais utilizadas são:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Twitter;
  • Linkedin.

3- Blog

Quando o assunto é geração de leads, o blog é um excelente canal para contribuir com um boa estratégia. Aqui, o segredo é criar conteúdos relevantes, que procurem ajudar o cliente com algo referente à área de atuação da empresa. O importante é gerar leads qualificados, ou seja, potenciais clientes que possuam interesse naquilo que é ofertado pela corporação e que não tenham problemas em deixar suas informações em formulários para receber novos conteúdos.

Aliás, essa é uma ferramenta muito importante. Ao acrescentar formulários e pop-ups solicitando informações aos usuários em troca de conteúdos como ebooks e infográficos, é possível fazer aquele processo de integração citado anteriormente, utilizando desses dados para continuar trabalhos com o envio de emails marketing, por exemplo.

Aprenda mais: Como criar um blog de sucesso? 

4- YouTube

O YouTube, apesar de ser um dos endereços web mais acessados do mundo, ainda é pouco explorado como uma ferramenta para o Marketing Digital. De acordo com um estudo recente, cerca de 50% de o tráfego mobile da internet já é composto por vídeos dessa plataforma, o que demonstra a sua força no meio. 

Para a geração de leads nesse site, é importante postar vídeos interessantes sobre assuntos que possuem relação com a área de atuação da empresa. Lembrando que as pessoas que procuram por conteúdo no YouTube não estão interessadas em propagandas, portanto, não é recomendado utilizar dos vídeos para promover um produto e/ou serviço. O objetivo deve ser criar um relacionamento com o indivíduo, fazendo com que o mesmo perceba que aquele canal pode mesmo ajudá-lo com algum problema de seu dia a dia e, a partir daí, começar a caminhar no funil de vendas da empresa.

Agora, nós te perguntamos: como anda a geração de leads da sua empresa? Ela está sendo feita utilizando a multicanalidade? Se a resposta for negativa, entre me contato conosco e comece a introduzir essa estratégia ao seu negócio o quanto antes!