Infográfico-é-aliado-no-Marketing-de-Conteúdo-1524x1079 Infográfico é aliado no Marketing de Conteúdo

Ao navegarmos na web, é muito comum nos depararmos com algum infográfico que, por sua vez, quando comparado a um longo texto explicativo, é muito mais visualmente apelativo, além de transmitir a mensagem de forma objetiva, dinâmica, fácil de entender e rápida.

Nos dias de hoje, em que as pessoas não possuem mais tanto tempo para ler grandes textos, os infográficos se tornaram grandes aliados nas estratégias de Marketing de Conteúdo.

Leia e saiba por quê!

Leia também: 5 tendências de Marketing Digital para 2020

Antes de tudo, o que são infográficos?

Se você ainda não sabe o que são infográficos, saiba que são representações visuais de informações, ideias ou conhecimentos, alinda texto, ilustrações e gráficos.

Quando bem aplicados, aceleram a percepção, levam à ação e estimulam a partilha, ou seja, atraem, são úteis e muito valiosos para quem deseja uma maior movimentação de usuários consumindo o conteúdo em questão.

Historicamente, os infográficos começaram a aparecer em mídias offline, como jornais, revistas, manuais técnicos e educativos para partilhar, de forma personalizada, os dados obtidos através de estudos e pesquisas. Dado o seu sucesso e grau de indicação, rapidamente foram adotados por empresas nas plataformas web, onde a leitura vertical é privilegiada.

Em tecnologias da informação, o infográfico é muito útil para descomplicar conceitos, dar dinamismo a mensagens mais complexas e demonstrar resultados práticos de utilização, sendo muito importantes para uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo.

Por que os infográficos funcionam no Marketing de Conteúdo atualmente?

Com a ascensão das estratégias de Marketing de Conteúdo nos últimos anos, existe muito conteúdo para consumir. As linhas do tempo das redes sociais são atualizadas constantemente com mais conteúdos para que as pessoas possam ler.

Para completar, grande parte das pessoas nos dias hoje não possuem tempo o suficiente para ler a maioria. Dessa forma, tentam consumir o máximo de informação possível apenas rolando a tela.

Portanto, para que os profissionais de Marketing Digital consigam chegar a esse público, precisam adotar diferentes métodos de compartilhamento da informação. Por esse motivo, para aumentar o engajamento com o seu conteúdo, os infográficos são uma ótima opção.

Afinal, são fáceis de compreender e, como dito anteriormente, são capazes de transmitir a informação completa em um intervalo de tempo muito curto, ideal para os dias de hoje.

Além disso, são facilmente compartilháveis, com potencial de se tornarem virais. Os infográficos podem ser postados individualmente em redes sociais ou blogs, além de também poderem ser combinados com publicações já existentes.

A maneira como os infográficos combinam a visualização de dados e o poder da narrativa os torna uma ótima ferramenta para a promoção de conteúdo no cenário de Marketing atual.

Como criar infográficos de alta qualidade?

O que mais se vê nos dias de hoje são infográficos mal feitos, que não acabam tendo os resultados esperados. Existem algumas maneiras de produzir um conteúdo de qualidade.

O uso de modelos bem definidos e atraentes, por exemplo, não apenas facilita a criação rápida de infográficos para os profissionais de Marketing, mas também garante que haja comprometimento da qualidade.

As cores também são importantes, porém não devem ser escolhidas com base na atração. Elas devem ser escolhidas levando em consideração o tema do infográfico em questão.

As fontes também são importantes para criar um infográfico de qualidade. Podem ser utilizadas até três no material, sendo uma para o cabeçalho, uma para os subtítulos e outra para o texto do corpo.

Estes são os princípios básicos da criação de um infográfico de alta qualidade. Porém, tudo se resume a expor o conteúdo de forma que seja entendido com facilidade. Qualidade, não quantidade, é a chave para criar um ótimo conteúdo!

infografico-sobre-infografico-ajuste Infográfico é aliado no Marketing de Conteúdo