Você-sabe-como-usar-o-Instagram-Shopping Você sabe como usar o Instagram Shopping?

Você sabia que o Instagram já abriu as portas para o e-commerce? Sim, agora é possível comprar também nessa rede social através do Instagram Shopping, que surgiu para descomplicar a vida do usuário e alavancar os negócios da empresa. Simples assim!

Continue nesse post para saber mais sobre essa super ferramenta.

Leia também: Pinterest 

O que é Instagram Shopping?

Em 2017, o Instagram lançou nos Estados Unidos uma ferramenta que dava a empresas a possibilidade de adicionarem balõezinhos sobre as fotos, com links para produtos ou serviços em suas publicações.

Da mesma maneira que hoje é possível marcar amigos ou inserir tags no perfil, também as empresas podem marcar o produto na foto e levar o usuário até a página do produto. Simples assim.

A proposta é facilitar a vida do usuário quando este busca um produto ou serviço na rede social, por meio de ferramentas como a marcação de produtos e de uma aba chamada “Comprar” no perfil.

Essa novidade já chegou ao Brasil e em mais 7 países: Reino Unido, França, Austrália, Canadá, Espanha, Itália e Alemanha.

O e-commerce de roupas, por exemplo, já pode postar fotos de modelos vestindo roupas da marca e sobre essas fotos inserir balões/links para levar o usuário à página de compra dos produtos.

Muito simples e prático para a empresa e usuário, pois encurta o caminho que hoje é antes era feito via perguntas do interessado à empresa, como o nome e o preço de um item.

O processo de compra se torna mais rápido, pois em alguns cliques a pessoa vê o produto, gosta e já pode comprar. Tudo isso de forma orgânica.

Você-sabe-como-usar-o-Instagram-Shopping3-1524x1016 Você sabe como usar o Instagram Shopping?

Como usar o Instagram Shopping?

O passo inicial para usar o Instagram Shopping é ter uma conta de negócios no Instagram. Qualquer dúvida e orientação podem ser obtidas direto com o Instagram, na pagina que a empresa criou para isso.

Para ser aprovado e usar o recurso Compras no Instagram, a configuração do seu negócio e da sua conta precisam atender aos seguintes requisitos:

  • Seu negócio precisa vender produtos físicos que estejam de acordo com as políticas comerciais do Instagram;
  • Seu negócio precisa estar localizado num dos países que oferece a ferramenta, ou seja, no Brasil, nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Austrália, no Canadá, na França, na Alemanha, na Itália ou na Espanha l;
  • Necessário converter a conta do Instagram em um perfil comercial;
  • O perfil comercial precisa estar associado a um catálogo do Facebook. Isso pode ser criado ou gerenciado no Gerenciador de Negócios, nas plataformas de e-commerce ou diretamente na Página do seu negócio no Facebook.

Depois de cumprir os requisitos, o acesso para a conta solicitada é analisado. Esse processo leva alguns dias, geralmente.

Sendo aprovada, você recebe uma notificação do Instagram e poderá ativar a marcação de produtos na sua conta.

Dados do Instagram mostram que já são 200 milhões de contas visitando todos os dias um ou mais perfis de empresas. Agora, o usuário poderá, além de visitar, enxergar uma vitrine de novos produtos e marcas.

Algumas lojas que usaram a ferramenta, quando ainda estava em teste nos Estados Unidos, aprovaram e já pensam em estratégias para inspirar os seguidores a experimentarem essa nova forma de comprar.

Confira também: WhatsApp Business

Você-sabe-como-usar-o-Instagram-Shopping2-1524x1016 Você sabe como usar o Instagram Shopping?

5 dicas de boas práticas

  1. Crie pelo menos nove publicações no Instagram Shopping online em seu perfil comercial do Instagram para ativar a guia comprar para o público;
  2. Marque vários produtos para ajudar seu público a explorar e navegar;
  3. Mostre ao público que agora é possível comprar nas publicações através do uso do Stories;
  4. Adotando “estratégias do funil de vendas”, oportunize diferentes formatos de compra: marque uma única imagem ou um carrossel;
  5. Verifique se as marcações estão em contato com os produtos corretos.

Marketing no Instagram: o que muda

Essa novidade descomplica muito o processo de compra, principalmente para empresas com vendas mais simples, como é o caso de e-commerces de roupas, sapatos e eletrônicos.

A novidade também auxilia para que o trabalho “marketing digital no ecommerce” use menos o social media para responder comentários e mensagens privadas com dúvidas sobre preços e tamanhos, focando em questões mais complexas, na análise e na estratégia das redes sociais.

O Instagram é a segunda rede social mais usada no Brasil e tem crescido em número de usuários. Essa é mais uma oportunidade de empresas aproveitarem esse canal para fazerem negócios e se conectarem com consumidores de uma maneira nova e menos transacional.

Está convencido de que o Instagram Shopping é uma ótima ferramenta para e-commerces? Então comece a usar e lembre-se que a boa utilização dessa ferramenta tem tudo para alavancar as vendas da sua empresa.