fbpx
Escolha uma Página

Se destacar no mercado, em meio a tantos concorrentes, nunca foi tão importante! 

E o marketing de relacionamento é fundamental na sua estratégia! Entenda o assunto.

GS2-Marketing-Digital-Marketing-de-relacionamento Marketing de relacionamento: entenda por que é importante na sua estratégia

O que é marketing de relacionamento?

As estratégias de marketing de relacionamento são todos os esforços da empresa para que seu cliente, ou potencial cliente, tenha uma experiência positiva com a marca.

Isso vai desde a maneira como a marca dissemina seus conteúdos, criando uma autoridade no mercado, até a maneira como ela fideliza seu cliente para que se torne um “propagador da palavra” da marca. Com isso você já pode perceber que o relacionamento está sendo feito, desde o primeiro contato do consumidor com a sua marca.

Para isso, entender como funciona o marketing de relacionamento é fundamental! 

As ações de marketing de relacionamento devem ser voltadas a entender a dor da sua persona e entregar o que ela precisa, no momento certo. 

E isso é fundamental para o sucesso da sua empresa. Afinal, um atendimento diferenciado, em meio a tantos concorrentes, brilha os olhos de qualquer cliente!

Benefícios do marketing de relacionamento para o cliente 

O marketing de relacionamento é extremamente benéfico para os clientes e, consequentemente, para as empresas. 

O consumidor atual, denominado consumidor 5.0, busca uma experiência com a marca, totalmente humanizada. Ele não se contenta mais apenas com a venda, e sim com o tratamento oferecido pela empresa.

Para isso, é necessário oferecer uma experiência única, de modo que o cliente não encontre em nenhum outro lugar, se tornando fã da sua marca. 

Nesse quesito, o Branding e Inbound marketing devem ser muito bem trabalhados, para que toda vez que o cliente pense em algo relacionado a sua empresa, ele lembre de você e reconheça o seu valor, e não somente o seu preço.

Como já dito, além de ser extremamente benéfico para o cliente, já que todo mundo quer é ser tratado com exclusividade, também é benéfico para a marca, que consequentemente passa a vender mais por se tornar referência no mercado.

Um tratamento diferenciado pode ser o que faltava para o impulso do cliente em seu momento de compra. 

E, nós sabemos que, quando gostamos de um produto ou serviço, acabamos indicando para outras pessoas. Ou seja, um marketing orgânico, feito por pessoas que realmente gostam do seu serviço.

Marketing de relacionamento: exemplos 

Pensando em exemplos de marketing de relacionamento, algumas empresas dão uma verdadeira aula de marketing de relacionamento, como é o caso do Nubank, uma startup brasileira pioneira no segmento de serviços financeiros. 

E para a empresa contar com essa gestão de marketing e relacionamento com o cliente, todos os funcionários precisam estar alinhados com essa cultura.

Uma das características do marketing de relacionamento é que a estratégia deve ser adotada desde o primeiro contato, e não somente no momento da venda. É uma relação que deve ser construída, uma espécie de amizade com o seu cliente.

Voltando a falar do Nubank, o atendimento para eles é a palavra-chave! 

Seja em seu aplicativo, ou nas redes sociais, como por exemplo Instagram e Linkedin, eles proporcionam uma experiência única ao cliente, que tem seus problemas resolvidos de maneira mais simples e prática, sem burocracia. 

Com uma linguagem adaptada, o banco já tem uma legião de fãs, que utilizam a hashtag #sounu. Em 2017, eles ganharam o 3º lugar na categoria atendimento ao cliente, no ranking Exame/IBRC (Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente).

Viu só como o marketing de relacionamento deve constar em sua estratégia de marketing digital?

Quais as ferramentas do marketing de relacionamento?

Para saber quais ferramentas ou canais utilizar em sua estratégia de marketing de relacionamento, é necessário conhecer seu público.

Programa de Fidelidade

Uma ferramenta muito conhecida quando falamos em relacionamento é o programa de fidelidade. Por exemplo, a cada 10 produtos comprados, o cliente ganha uma bonificação.

A rede Pão de Açúcar investe pesado nesse programa e bonifica os clientes com prêmios muito interessantes para o seu perfil de consumidor.

Dessa forma, ele enxerga o quanto ele se beneficia se continuar a comprar da sua empresa, já que recebe um tratamento diferenciado.

Pesquisa de marketing de relacionamento

Fazer uma  pesquisa de satisfação, também te ajuda a entender o que o seu cliente está sentindo em relação a sua empresa e mostra que você se importa com o que ele pensa. 

Mepeando os principais pontos da pesquisa é possível investir no que os clientes mais gostam, ou seja, no que eles viram de maior valor na sua marca e melhorar pontos sensíveis identificados na pesquisa.

A partir dessas informações coletadas, você pode investir em algumas estratégias como parabenizar seu cliente em datas comemorativas – como por exemplo seu aniversário e até mesmo informar ofertas de produtos que tenham a ver com o perfil do seu cliente! 

Contar com uma agência de marketing digital nesse processo pode ajudar a sua empresa a se destacar, criando estratégias personalizadas e voltadas para os seus clientes, com um estudo de caso aprofundado. 

Dessa forma, você conhecerá melhor quem são seus clientes e conseguirá segmentar e personalizar todas as suas estratégias, criando ações mais assertivas, com o monitoramento constante dos resultados e a mudança no planejamento, quando necessário.

Precisa de ajuda com o marketing de relacionamento da sua empresa? Entre em contato com a gente! Estamos prontos para te atender!