Home-office-como-render-trabalhando-em-casa-1524x1016 Home office: como render trabalhando em casa?

Com a pandemia do Covid-19 e a necessidade evitar o contato social, o home office virou uma realidade na vida de muitos trabalhadores do mundo inteiro. O que antes era algo comum para profissionais de determinadas áreas, se tornou uma novidade para quem nunca havia trabalhado de casa.

Parece ser algo simples, mas se você não seguir as recomendações corretas, pode acabar não rendendo o esperado.

Leia e saiba como trabalhar home office!

Confira também: Redes sociais que são tendência em 2020

Portanto, como manter a produtividade trabalhando home office?

Como  já dissemos e você pode estar sentindo, trabalhar de casa pode não ser tão fácil quanto se imagina. É preciso tomar cuidado para não acabar comprometendo o desempenho nas suas tarefas. Para isso, separamos mais algumas dicas que podem te ajudar. Confira:

Home-office-como-render-trabalhando-em-casa Home office: como render trabalhando em casa?

  • Sempre tenha uma garrafa de água próxima a sua mesa

Como você deve saber, é comprovado que manter o corpo hidratado é muito importante para estimular a mente e melhorar a sua produtividade. Portanto, quando for trabalhar em um local reservado de sua casa, leve uma garrafa de água e lembre-se de bebê-la de tempos em tempos.

  • Programe intervalos

Como dito anteriormente, trabalhar em excesso não é a solução, portanto, agende alguns intervalos no seu dia (de 10 a 15 minutos) para relaxar e descansar um pouco a sua mente.

Utilize a técnica pomodoro para manter a produtividade e fazer os intervalos:

Home-office-como-render-trabalhando-em-casa-3-1 Home office: como render trabalhando em casa?

  • Nunca use pijama

Sabemos que a tentação é grande, porém evite usar pijama enquanto trabalha. Isso é extremamente prejudicial, já que pode confundir as funções do trabalho com as da casa, afetando o seu desempenho. O ideal é tomar um banho e utilizar a mesma roupa que você usaria se estivesse trabalhando na empresa.

  • Crie metas

Não é porque você está fora do local de trabalho que está acostumado que as metas não devem mais ser levadas em consideração, não é mesmo? Como não tem ninguém para te acompanhar, crie as suas próprias metas e as leve a sério para aumentar a produtividade trabalhando de casa.

  • Procure se alongar durante o dia

Como, ao trabalhar home office, você fica a maior parte do tempo sentado, manter uma constância no alongamento é extremamente necessário para evitar problemas de saúde.

Segundo especialistas na área de educação física, o ideal é que você separe de 10 a 15 minutos do seu para parar, descansar e realizar exercícios de baixo impacto, priorizando os membros superiores, a coluna e o pescoço.

Além disso, é importante que as atividades sejam realizadas antes de começar a trabalhar e, depois, em um intervalo de duas a três horas após o início, evitando a ocorrência de dores e desconfortos com o passar do tempo, o que pode acabar também comprometendo o seu desempenho no trabalho.

Quais as vantagens de se fazer home office?

Home-office-como-render-trabalhando-em-casa-1-1 Home office: como render trabalhando em casa?

Como tudo na vida, o home office também possui prós e contras. É lógico que o trabalho no escritório ou na empresa, por exemplo, seria melhor, porém, como o momento atual do nosso planeta exige responsabilidade, isolamento social e capacidade de adequação, o home office é uma saída muito eficiente.

Confira as principais vantagens de trabalhar home office:

  • Flexibilidade

A flexibilidade é uma das principais vantagens do trabalho home office, afinal é possível organizar o seu horário de trabalho e realizar as suas tarefas no momento que for melhor para você.

  • Comodidade

Como não é preciso se deslocar até a empresa, utilizar transporte público ou até gastar tempo no trânsito, o home office possui a vantagem de oferecer uma maior comodidade, o que pode aumentar a sua produtividade.

  • Economia

É quase que uma opinião unânime que ninguém gostaria de estar confinado dentro de casa, porém, é possível ver a economia como uma vantagem nisso tudo. Afinal, já que você não precisa se deslocar para trabalhar, pode economizar com transporte, estacionamento, alimentação em restaurantes e outros fatores que faziam parte da sua rotina.

  • Conforto

O conforto é também uma vantagem do home office. Como você está em sua própria residência, é possível organizar o seu ambiente de trabalho da forma como desejar!

  • Qualidade de vida

Como o tempo de deslocamento e de almoço economizados, é possível que você aproveite para melhorar a sua própria qualidade de vida. Como no momento não é possível sair de casa, use o tempo de sobra para interagir com a sua família, assistir a filmes, séries e praticar exercícios que podem ser realizados em um ambiente interno, como alongamentos, por exemplo.

Quais os principais desafios de se trabalhar em casa e o que fazer para despistá-los?

Como foi dito anteriormente, trabalhar de casa também pode ser um desafio. A seguir, você verá quais são e o que deve fazer para contorná-los:

Home-office-como-render-trabalhando-em-casa-4 Home office: como render trabalhando em casa?

  • Lidar com diversas distrações

É fato que a sua casa possui diversas distrações, como vídeo-games, televisão com noticiários a todos os momentos, notícias chegando no WhatsApp e familiares entediados, que podem tirar a sua atenção e prejudicar o seu rendimento profissional. Portanto, como se concentrar e focar no trabalho em meio a tudo isso?

Bom, o melhor que você pode fazer é tentar evitar tudo isso. Para isso, separe um ambiente onde você não tenha contato com outros aparelhos eletrônicos, a não ser o seu computador de trabalho e o celular. Além disso, converse com seus familiares e peça a sua compreensão para não ficarem te chamando durante o horário reservado para o trabalho.

  • Elaborar o seu próprio ambiente de trabalho

Como dito anteriormente, montar um ambiente de trabalho sem distrações é um fator essencial para manter a sua produtividade, porém isso também pode ser um desafio. A cadeira do escritório, as tomadas embutidos e o silêncio no local, como você tinha na sua empresa, fazem falta nesse momento.

Portanto, se você não possuir um local específico para isso, escolha um lugar onde você se sente mais confortável, concentrado e apto para realizar as suas tarefas. Depois, com o que você tem, o adapte com o que você for precisar para trabalhar, lembrando-se de evitar distrações e manter o ambiente bem iluminado e organizado.

  • A alimentação também é um desafio

A mudança de rotina pode quebrar muito os seus hábitos saudáveis, ainda mais quem está começando agora no home office. Afinal, aquela bolacha no armário ou aquele lanche que está na sua geladeira são muito tentadores, não é mesmo?

Contudo, procure evitá-los. Para continuar tendo um bom rendimento, é muito importante estar descansado e bem alimentado, portanto procure produtos saudáveis e alimentos diversos para servirem como refeição no seu dia a dia.

  • Saiba que trabalhar em excesso não é uma solução!

Esse talvez seja o mais importante. Você deve se lembrar: não é porque você está em sua casa e pode trabalhar mais horas do que o necessário que você deve fazer isso. Da mesma maneira que se expor a distrações demais pode atrapalhar o seu rendimento, se distrair de menos também pode ter esse efeito.

Trabalhe somente no horário já separado para você fazer as suas tarefas, deixando o resto do dia para se descontrair com família, descansar ou se exercitar. Dessa forma, é possível manter o mesmo desempenho que você tinha na sua empresa!

E ai, como está sendo a sua experiência com o home office? Temos certeza que, com essas dicas, você conseguirá passar por esse momento trabalhando da melhor forma possível!

Para não ficar dúvidas,  saiba o que é home office!

Traduzido do inglês, a palavra home office remete a ideia de um espaço de trabalho dentro de casa, como se fosse um escritório ou um cômodo reservado para isso.

Frequentemente confundido com o trabalho remoto, é muito importante ressaltar que essa prática é diferente, já que trabalhar de forma remota pode ser realizado em outros ambiente, como em cafés e restaurantes, enquanto o home office é exclusivo para trabalhos de sua própria residência.

No passado, a expressão home office ainda não era utilizada, mas já haviam pessoas que o faziam. Nos tempos antes da Revolução Industrial, por exemplo, já existiam ferreiros e artesãos que, assim como você pode ver em filmes medievais, montavam sua oficina em sua própria casa. Por séculos foi assim.

E não precisamos voltar tanto no passado para citar exemplos. Era muito comum, por exemplo, que as costureiras realizassem o seu trabalho em casa, antes das indústrias passarem a tomar conta dessa profissão. Já nos dias de hoje, por exemplo, existem pessoas que cozinham de casa para sobreviver, o que não deixa também de ser um home office.

Porém, com o avanço das tecnologias e meios de comunicação, os profissionais que utilizam o computador como ferramenta de trabalho são os mais acostumados com essa prática, como designers gráficos, vendedores, profissionais de Marketing, programadores, etc.

E ai… como está sendo a sua experiência?

Aproveite e leia: Experiências digitais