Você já deve saber que o Youtube é o segundo maior buscador do mundo, ficando atrás apenas para o Google Search.
Porém, com a pandemia provocada pela Covid-19, e a necessidade de ficar mais tempo em casa, alguns hábitos a respeito do uso da plataforma mudaram – as pessoas passaram a consumir os vídeos do Youtube em seus aparelhos de TV! No Brasil, mais de 40 milhões de pessoas estão vendo YouTube pela televisão, segundo dados divulgados pela própria empresa no Think with Google.
Continue lendo e entenda um pouco mais sobre o assunto!
Youtube: pandemia modificou os hábitos dos consumidores
Sabemos que a vida dos indivíduos do mundo inteiro mudou desde o começo da pandemia. Foi necessário ficar mais tempo em casa e buscar outras maneiras de consumir aquilo que gostamos – seja um vídeo de atividade física, ou até mesmo receita daquele prato do restaurante do coração para fazer em casa.
Segmentos como o esportivo e o de games também registraram aumento expressivo no consumo de vídeos. Isso mostra uma tendência ao formato de vídeos mais longos, confirmada também pelo sucesso dos canais que estão produzindo conteúdo no formato de podcast, aquele onde o cenário parece um estúdio de rádio e a transmissão também é feita para diversas plataformas de áudio.
Dados internos do Youtube (2020) provam que a pandemia mudou um pouco os hábitos de consumo não só dos brasileiros, como também das pessoas ao redor do mundo.
O uso do YouTube nos aparelhos de TV teve um crescimento significativo:
- No Brasil, houve um crescimento de 120% no watchtime em TVs conectadas, e mais de 40 milhões de pessoas estão vendo YouTube nos seus aparelhos de televisão.
- Já nos Estados Unidos, esse número é ainda maior: mais de 100 milhões de pessoas assistem ao Youtube pela televisão.
E, se você estiver tentando entender o motivo desse aumento, vamos explicar!
Eventos suspensos
A suspensão de eventos esportivos em 2020 fez os fãs de esporte recorrerem a reprises de campeonatos no Youtube e as transmissões ao vivo de jogos ganhou muita força.
O tempo de exibição de vídeos de esportes — excluindo o conteúdo ao vivo — aumentou em mais de 65% em julho de 2020, quando comparado ao mesmo mês de 2019.
O Liverpool é um excelente exemplo: em apenas um mês, eles tiveram mais de 5 milhões de visualizações em vídeos com “reprise” no título!
Cuidados com a mente e com o corpo
Quem não deu uma “surtadinha” com a nova realidade, que atire a primeira pedra! rs
E, para ajudar nesse quesito, as pessoas recorreram, mais uma vez, ao Youtube! Foi registrado um aumento global médio diário de 215% em uploads no YouTube com as palavras “cuidados pessoais” no título. E a TV faz parte disso!
Para fazer exercícios de yoga e meditação, o aparelho televisivo foi utilizado, registrando um aumento de mais de 180% no tempo de exibição em TV de vídeos relacionados a essas áreas.
Aliás, com as academias fechadas, também houve um aumento na procura de vídeos para treinar em casa.
Segundo dados internos do Google (pesquisa Google Consumer Survey), 28% dos brasileiros se exercitam dentro de casa. O termo “treine em casa comigo” também teve um aumento de 55% nas visualizações no Youtube (fonte: Youtube Data Global).
“DIY” ou, em português, faça você mesmo
Com mais tempo disponível em casa, sem poder sair, por que não aprender algo novo, como uma receita de bolo?
Afinal, os tutoriais de culinária se tornaram uma das categorias mais populares no YouTube no período que estamos vivendo.
Os vídeos denominados de do it yourself ou, faça você mesmo, vêm bombando nas plataforma, principalmente assistidos em aparelhos de TV!
Se compararmos julho de 2019 a julho de 2020, o tempo de exibição em aparelhos de tv mais que dobrou!
Games online: uma ótima alternativa para passar o tempo
Bateu o tédio em casa? Os games online foram uma das soluções!
Esse também foi um dos conteúdos mais acessados no Youtube em 2020, seja com dicas de jogos ou vídeos de pessoas jogando online.
O jogo Among Us, por exemplo, foi muito procurado na plataforma. Em setembro de 2020, o tema somou 4 bilhões de views!
Youtube: como ficou a estratégia de marketing na pandemia?
Com o aumento na procura de vídeos nesse momento, espertas foram as marcas que utilizaram as estratégias corretas na plataforma para se destacar!
Muitas empresas investiram na personalização de anúncios, conectando-se de maneira mais humanizada com a sua audiência.
E como isso funcionou? Ao invés dos anúncios interromperem a exibição dos vídeos, eles serviram de completo para o conteúdo! E quem fez isso muito bem foi a Samsung, na propaganda do novo Galaxy Note10.
Eles notaram um aumento na procura de vídeos sobre “como fazer” e lançaram mão de anúncios com essa proposta de ajudar. No seu público-alvo de gamers, por exemplo, eles investiram em anúncios com dicas de jogos.
Essa proposta levou a um incrível aumento de 557% na consideração do espectador e a quase 900 mil visitas às lojas da Samsung!
Youtube: uma excelente estratégia de marketing digital
Em janeiro de 2021 o Youtube apareceu como uma das cinco mídias sociais mais utilizadas no mundo!
Com mais de dois bilhões de usuários, temos quase certeza que o seus clientes (ou potenciais clientes) consomem conteúdo na rede.
Por isso, o youtube marketing vem sendo tão comentado no mundo do marketing digital. Ele é uma excelente estratégia para consolidar uma autoridade na área, aumentar o seu engajamento, além de fortalecer o branding da sua marca, já que mais pessoas terão contato com a empresa.
Youtube: como funciona?
A rede é sucesso desde o seu lançamento em 2005 pois reúne o melhor dos dois mundos: resultado de buscas + vídeos!
E olha, sua funcionalidade é bem simples de entender: após gravar o vídeo, é necessário ter uma conta no Google para enviar o arquivo para o Youtube e disponibilizar para o público assistir. Milhares de produtores de conteúdo no mundo inteiro utilizam a rede para transmitir informações dos mais diversos temas.
E sua empresa? Já está investindo nessa plataforma que só cresce? Saiba que apesar do funcionamento ser simples, é imprescindível pensar de forma estratégica para ter sucesso com a mídia.
Conte com a gente nesse processo!