fbpx
Escolha uma Página

Você sabia que o Youtube é o segundo maior buscador do mundo, perdendo apenas para o Google Search?

Entenda tudo sobre youtube marketing no post de hoje!

blog-youtube-filtro Youtube: marketing para ter melhores resultados

Estratégia: youtube como parte do marketing do seu negócio

Apesar de sua história ter começado no ano de 2005, o Youtube ainda aparece como uma das tendências das redes sociais. Reunindo resultado de buscas + vídeo, a rede é a queridinha de um público que busca consumir cada vez mais conteúdo em vídeo.

Para se ter uma ideia, em janeiro de 2021 ele apareceu como uma das cinco redes sociais mais utilizadas no mundo, ocupando o segundo lugar no ranking. A importância do marketing digital nunca foi tão clara como atualmente. 

Marketing digital: como funciona o Youtube?

Explicando de forma resumida, o Youtube é um dos principais aplicativos de streaming da atualidade. Após gravar o vídeo, os donos de contas Google enviam os arquivos para o YouTube pelo próprio navegador, disponibilizando para os usuários assistirem. 

Diante de todos esses dados, fica claro que produzir conteúdo para o Youtube é muito importante para que seus clientes e potenciais clientes possam encontrar sua marca no meio digital, funcionando como uma excelente canal na sua estratégia de marketing digital. 

Marketing digital: youtube 

Assim como em outras redes sociais, também é totalmente possível contemplar o Youtube como estratégia no seu planejamento de marketing digital.

E, com tantos usuários – o Youtube já conta com mais de dois bilhões de usuários – é muito provável que seus clientes e potenciais clientes já utilizem o aplicativo, passando horas assistindo os mais diversos vídeos. 

Ao produzir conteúdos, por meio de vídeos, sobre o seu nicho de mercado, você constrói uma autoridade na área, aumenta o seu engajamento, além de aumentar a visibilidade da sua marca, já que mais pessoas irão te encontrar.

Além disso, os vídeos são uma excelente ferramenta para humanizar o seu conteúdo, já que te aproxima mais do seu público e cria uma maior conexão. Consumir uma informação de forma leve e descontraída torna-se muito mais fácil no formato de vídeo. 

Mas engana-se quem pensa que o Youtube é apenas uma plataforma para consumo de vídeos! Ele é considerado por muitos um negócio, além de ser uma profissão! Conhecido como youtubers, os grandes canais já movimentam muito dinheiro no país e no mundo.

É possível, além de publicar vídeos, investir em anúncios, parcerias com marcas, interagir com o seu público e muito mais!

Ou seja, se você tem um canal, mas ainda não faz marketing digital no youtube, talvez seja a hora de começar a mudar a sua estratégia. 

tirinha-ebook-sucesso-na-internet Youtube: marketing para ter melhores resultados

Youtube e marketing digital: por onde começar? 

Se você já criou seu canal no youtube mas não faz ideia de por onde começar, fica tranquilo! Trouxemos algumas dicas que serão extremamente úteis nesse processo: 

Entenda o que o seu público quer consumir e aposte nesse tipo de conteúdo

Conhecer seu público alvo e a sua persona é fundamental para entender qual o tipo de conteúdo você deve produzir em seu canal.

Se você é um cirurgião plástico, por exemplo, muito provavelmente o seu público está em busca de conteúdos que tirem suas dúvidas a respeito dos procedimentos estéticos. 

Ou, se você vende um produto, muitas pessoas gostariam de vê-lo em ação, na prática, antes de decidirem pela compra. Um vídeo demonstrativo, por exemplo, pode ajudar seu cliente em sua jornada de compra. 

Dica de ouro para saber o que seu público quer saber

Você pode utilizar ferramentas como o SemRush, o Google Trends ou o planejador de palavras-chaves do Google Ads para entender quais são as principais dúvidas do seu público e gravar vídeos que respondam essas perguntas.

Crie roteiros

Agora que você já sabe que tipo de conteúdo produzir, defina um roteiro para a gravação de cada vídeo para não se perder no meio de suas falas e esquecer de abordar algum tópico importante.

Não se esqueça também de incluir CTAs (chamada para ação) em seus vídeos, como “deixe o seu comentário” ou “se inscreva no meu canal”.

Canal youtube e marketing digital: divulgue em outras redes sociais

Divulgar os seus vídeos em outras redes sociais, colocando o link no seu blog, Instagram, Facebook e até mesmo e-mail marketing irá te ajudar a aumentar a sua audiência e conseguir mais inscritos! Além de ser uma ótima estratégia para trazer público de outras plataformas e aumentar a sua autoridade em meio aos seus próprios leads, no exemplo do email marketing.

Leia mais sobre: ferramentas de marketing digital 

Converse com o seu público

Ao publicar um vídeo, é fundamental tirar um tempinho para responder os comentários do seu público, tirando as dúvidas que estão ao seu alcance.

Essa ação, sem dúvida, irá aumentar a confiança do seu cliente na sua marca, lembrando com carinho na hora de decidir por você ou por um concorrente. 

Você também pode interagir com seus inscritos no canal na aba chamada Comunidade, fazendo perguntas sobre o tipo de conteúdo que eles mais gostam de consumir em seu canal, por exemplo.

Otimize seus vídeos

Você sabia que o SEO também está presente no Youtube?

Seja na colocação de bons títulos, na colocação de descrição em seus vídeos ou no uso de palavras-chaves sobre o tema, é importante otimizar os seus vídeos para que eles apareçam nos primeiros resultados na hora da busca.

Inbound Marketing e Youtube

Dentro de uma estratégia de Inbound Marketing o Youtube é visto como um excelente canal para a divulgação de conteúdos. Aliado a um planejamento de marketing, incluir esse canal pode trazer resultados mais rapidamente, pois o ganho de autoridade é muito maior combinando o Youtube com outros canais.

Tenha constância em suas publicações

É interessante sempre ter um dia da semana, ou mais, para postar os seus vídeos. Assim, a sua audiência já fica avisada sobre a programação!

Para isso, vale fazer um monitoramento e uma pesquisa para entender qual dia e o horário o seu público prefere assistir aos vídeos.

O marketing digital para youtube ainda não faz parte da sua estratégia? A gente pode te ajudar! Entre em contato conosco e solicite um orçamento!