fbpx
Escolha uma Página

As redes sociais, utilizadas em conjunto com as estratégias corretas, podem ser a resposta da pergunta de um milhão de dólares: como vender mais!

Acompanhe o post e descubra 5 dicas sobre o assunto!

como-vender-mais-com-filtro-blog Como vender mais: 5 dicas para usar nas redes sociais e outros canais digitais

Como vender mais pela internet: a importância do marketing digital

Os hábitos de consumo mudaram e, hoje, estar presente no ambiente digital não é mais uma escolha se você busca maneiras de entender como vender mais e melhor

Para isso, contar com estratégias de marketing no ambiente digital para o seu negócio é fundamental.

Com apenas um clique, o consumidor encontra tudo o que ele precisa na internet. Porém, caso uma empresa não esteja presente nessa busca, é muito provável que ela seja ofuscada pelos concorrentes. Para milhares de consumidores que estão migrando para as compras online, se sua empresa não está na internet, ela deixa de existir e consequentemente vender.

Além disso, com as ferramentas de marketing digital corretas, você consegue qualificar sua audiência e fazer campanhas de maneira mais assertiva, entendendo quem é seu público-alvo e sua persona, além do momento da jornada de compra que elas se encontram.

Dicas para vender: marketing empresarial

O marketing empresarial, alinhado às estratégias digitais, também é uma excelente dica para quem quer vender mais. 

Ele consiste em diversas ações que visam o crescimento do negócio, entendendo o que o seu consumidor precisa, até o produto ou serviço final. 

Fazendo um planejamento mais objetivo, você otimiza tempo e dinheiro rumo ao seu objetivo final: como vender mais na internet. Não é isso que todas as empresas buscam hoje em dia? Em um momento delicado, no qual não podemos depender do fluxo de pessoas nas ruas, ter uma boa presença digital pode garantir que sua empresa continue vendendo e cresça.

tirinha-ebook-sucesso-na-internet Como vender mais: 5 dicas para usar nas redes sociais e outros canais digitais

Como vender mais: estruture o setor de vendas

Para potencializar os seus resultados no setor comercial, uma boa medida é 

aprimorar os seus processos de vendas para escalar os seus resultados e estruturar melhor o setor de vendas.

A começar pelas ferramentas do marketing digital, definir a sua persona e criar estratégias para captar leads dentro do inbound e do outbound marketing são ações fundamentais para melhorar os números.

Antes de seguir, é importante ressaltar que os leads Inbound são aqueles que consomem os conteúdos criados dentro de sua estratégia de marketing digital e serão atraídos, nutridos e conduzidos em sua jornada de compras, enquanto os outbound são aqueles leads que nunca ouviram falar da empresa mas terão o perfil de cliente ideal e serão captados pela sua equipe de vendas por meio de outras formas de prospecção. 

Esse perfil de cliente ideal pode ser avaliado por segmento de mercado, ticket médio, faturamento, localização geográfica e até pelos problemas enfrentados pelo lead que a sua empresa tem as soluções apropriadas para resolver.

No entanto, seja pelo inbound ou outbound, é preciso construir um relacionamento que poderá ser bem nutrido pelo seu setor de vendas. 

Pensando também nesse outro processo que envolve o outbound, uma das melhores medidas para ter resultados é reestruturar os processos do seu setor de vendas.

Captação de lead Inbound

Para captação de leads para o seu setor de vendas existem diversas estratégias do inbound marketing que envolvem conteúdos que vão de encontro as dores da persona, materiais ricos, botões de Whatsapp, webinars, etc. É fundamental construir autoridade por meio desses materiais.

Captação de leads Outbound

A captação de leads Outbound pode ser realizada por meio de listas de prospecção que irão indicar quem ou quais empresas terão um perfil de cliente ideal. Por isso, é tão importante definir quem são esses clientes ideais, fazer uma busca, criar uma lista qualificada e até definir quantos leads serão abordados por dia e partir para a conexão com esses contatos.

Boas práticas de prospecção

O relatório Outbound Brasil “O que 4 milhões de interações mostram sobre os processos de vendas” revelou que o Linkedin está entre ao primeiro touchpoint para captação pelo Outbound.

Na fase de pré-venda, uma das boas práticas na hora de qualificar o lead das listas é colher o maior número de dados possível para que as conversas sejam mais personalizadas e contextualizadas, o que pode gerar um estreitamento no relacionamento. Caso seja pelo inbound, essas informações podem ser observadas pelos materiais visualizados por esse lead, como posts, orçamentos, e-books, etc. Já no Outbound podem ser as próprias informações coletadas nas redes sociais.

Telefone é interação mais efetiva

Embora as novas gerações apreciem muito mais o uso de mensagens e não sejam adeptas a fazer telefonemas, ficou comprovado que o contato via telefone se mostrou o mais efetivo para criar relacionamento com o lead e ajudar na conversão de vendas.

Além disso, entre as melhores práticas, ficou comprovado também pelo relatório que na pré-venda devem ser realizados 8 pontos de contato com esse lead, antes de desistir dele. Podem ser e-mails, telefonemas ou interações em redes sociais.

Já no momento da venda, serão necessários pelo menos 5 follow ups para concretizar o negócio. 

Tempo de resposta define chances de venda

Outro dado importante demonstrado na pesquisa The Impact Of Speed -to-call on Conversation é sobre o tempo de retorno para o lead quando ele faz o primeiro contato com a empresa. Esse alerta é importante porque os leads não buscam uma única empresa para resolver seus problemas, fazem pesquisas e querem o melhor retorno de cada empresa com a qual fez o contato.

É bastante assustador, mas a pesquisa demonstrou que quanto mais a empresa demora a responder, menos chance de conversão de venda terá, essas chances diminuem minuto a minuto até certo momento:

  • Respostas em até 1 minuto: tem 391% chances de converter;
  • Respostas em 2 minutos: chances caem para 160%;
  • Respostas em 3 minutos: chances descem a 98%;
  • Respostas em 1 hora: tem 36% de chances;
  • Respostas em 24 horas: 17% de chances;

A pesquisa Inside Sales Benchmark de 2017 revelou que, no Brasil, apenas 58% das empresas faziam uma ligação para um lead inbound em até 1hora. Então se você está lendo esse post com o objetivo de saber como vender mais, leve em consideração esses dados.

Seccionar a equipe por fases é uma estratégia para vender mais

Devido a esse longo processo e a queda das chances de conversão de vendas em um período tão curto, uma indicação é fragmentar a equipe de vendas entre pessoas que irão fazer a pré-venda e, posteriormente, passar o bastão para os vendedores, que irão fechar o negócio. 

É interessante pensar no perfil desses profissionais, por exemplo, na pré-venda, pessoas que têm experiência em telemarketing podem ser bastante adequadas ao processo. Enquanto na fase de venda é preciso buscar pessoas que apresentem um perfil consultivo, com capacidade de flexibilidade mas ao mesmo tempo firmeza nas negociações, além, claro, de uma boa comunicação.

custo-beneficio Como vender mais: 5 dicas para usar nas redes sociais e outros canais digitais

A equipe pré-venda pode realizar a pesquisa, prospecção e conexão, que envolve:

  • Fazer a ponte entre o marketing e vendas;
  • Prospectar leads outbound;
  • Agendar reuniões depois que os leads cumprirem os requisitos de clientes ideais, entender a dor do lead que a sua empresa pode resolver e saber se o lead quer resolver essa dor de forma rápida.

Já na fase de venda, é realizada a qualificação, a negociação e a assinatura de contrato. Nesta etapa, estão envolvidas ações como:

  • Realizar reuniões de diagnóstico;
  • Entender objetivos, impactos, dores, urgências, orçamentos e contornar objeções do lead;
  • Apresentar propostas para solucionar a dor;
  • Fazer a negociação;
  • Follow-ups até o fechamento.

Além disso, também é preciso pensar no pós-venda, para que esse cliente captado se sinta acolhido, bem atendido e tenha mais condições de ser retido, fazer um upsell ou cross-sell em um momento de renovação de contrato.

Como fazer mais vendas: 5 dicas para usar nas redes sociais

Umas das tendências nas redes sociais é utilizá-las como estratégia para alavancar as vendas da empresa, o social commerce é tendência no mundo todo e está ganhando cada vez mais força, mesmo porque, as próprias mídias sociais estão investindo para que as compras possam começar e terminar sem que o consumidor precise sair das redes para finalizar as compras. 

Ainda não está disponível para o Brasil, mas nos Estados Unidos o Facebook e Instagram já disponibiliza checkout dentro da plataforma para as marcas e isso em breve deve chegar no Brasil.

redes-sociais Como vender mais: 5 dicas para usar nas redes sociais e outros canais digitais

E alguns dados comprovam isso:

  • Segundo um relatório divulgado pela Hootsuite e We Are Social em 2020, mais de 4.5 bilhões de pessoas estão conectadas à internet;
  • Em pesquisa divulgada pelo Movimento Compre&Confie, o crescimento do e-commerce brasileiro foi de 56,8% em 2020, comparado com os oito primeiros meses de 2019.

Por isso, preparamos 5 dicas para você usar nas redes sociais e vender mais:

1- Crie conteúdo relevante

Entenda a dor da sua persona e crie conteúdo relevante a partir disso. Mas lembre-se: na internet existe muita informação disponível, então você precisa se diferenciar!

conteudo-relevante Como vender mais: 5 dicas para usar nas redes sociais e outros canais digitais

Para isso, entenda a jornada de compra do seu cliente e crie conteúdos para cada etapa do funil de vendas. Esteja alinhado com a sua equipe de vendas, ela te dará insights preciosos em relação as dores da sua persona e um feedback sobre os leads que estão chegando para eles.

O blog como parte da estratégia para sua empresa vender mais é uma ótima ferramenta nesse caso. Utilizando o marketing de conteúdo, você consegue promover sua marca sem falar explicitamente sobre ela, levando as informações que os seus clientes buscam. Nesse caso blog e redes sociais são canais que vão se complementar na estratégia de conteúdo.

Uma das técnicas de como vender mais nas redes sociais é observar o que o seu mercado de atuação está fazendo e anotar os pontos positivos e negativos daquela estratégia e como ela pode ser adaptada a sua realidade. Observar outros mercados também é uma boa dica.

Claro, não vale copiar! Mas utilizar como uma fonte de inspiração para se destacar ainda mais é sempre interessante.

2- Tenha uma frequência de publicação

Uma das características das redes sociais é que as pessoas estão conectadas, praticamente, 24h por dia.

Portanto, é necessário ter uma frequência na publicação, diante de todo conteúdo que é postado todos os dias.

Se você quer saber como vender mais no Instagram, por exemplo, tenha em mente que o feed será a vitrine da sua loja e você sabe como uma vitrine é importante, não sabe?

Para isso, faça um planejamento mensal com tudo o que será postado naquele mês, além das estratégias que serão utilizadas. Assim, fica mais fácil se programar com antecedência e sempre ter um conteúdo pronto para a sua audiência. 

O Instagram também possui a aba “compras” em seu aplicativo. Para utilizar, é necessário possuir um perfil comercial e o gerenciador de negócios do Facebook bem configurado.

Vinculando o perfil do Instagram ao catálogo do Marketplace ou do gerenciador de negócios, as marcas podem cadastrar e vender seus produtos diretamente na rede.

Se o seu perfil tem mais de 10 mil seguidores ou é uma conta verificada, também é possível utilizar a função “arrasta para cima” no stories e colocar o link de sua loja!

3- Utilize o marketing de relacionamento

medidor-satisfacao-blog Como vender mais: 5 dicas para usar nas redes sociais e outros canais digitais

Agora, se a sua dúvida é como vender bem e fidelizar o cliente, o marketing de relacionamento é uma excelente estratégia!

Ele engloba várias ações feitas pela marca como uma forma de criar um relacionamento com o cliente e fidelizá-lo, fazendo com que ele se torne fã da sua empresa.

Quer um exemplo? Tendo alguns dados do seu cliente, como por exemplo a data de aniversário dele, você parabenizá-lo em seu aniversário e oferecer um desconto para comprar em sua loja. Legal, né?

4- Interaja com o seu público

De nada adianta ter uma constância em suas publicações, se você não interagir com o seu público nas redes. 

Organização é a palavra-chave. Disponibilize um tempo para responder os comentários e mensagens enviadas por inbox, direct e pelo WhatsApp, caso tenha.

Aliás, uma dica: para as marcas que buscam maneiras de como vender mais pelo WhatsApp, a dica é utilizar o Whatsapp Business (conta comercial), para que você possa adicionar uma mensagem automática que responderá em breve, e sempre fornecer um link para contato em suas outras redes sociais, para que seus clientes não tenham que adicionar manualmente o número e acabem desistindo de entrar em contato. 

5- Analise as métricas

O marketing digital é incrível pois nos fornece métricas a todo instante! 

Adquirindo o hábito de analisá-las, você consegue entender o que vem dando certo e o que é necessário mudar em seu planejamento em busca do seu objetivo final. 

Você já aplica alguma dessas dicas em suas redes sociais? Se não, é hora de começar! Entre em contato conosco e conte com a nossa ajuda nesse processo!

Gostou das nossas dicas de como vender mais pela internet? Não perca mais tempo e estruture uma estratégia digital para a sua empresa. Conte conosco se precisar.