WhatsApp-business-o-que-o-aplicativo-pode-fazer-pelo-seu-negócio WhatsApp business: o que o aplicativo pode fazer pelo seu negócio

Pensando nas inúmeras possibilidades de geração de negócios a partir da ferramenta de chat mais ativa da atualidade, o WhatsApp, o aplicativo abriu espaço para as empresas com a versão WhatsApp Business.

Afinal, isso parece até lógico, pessoas conectadas ininterruptamente à internet pelo smartphone é o retrato deste tempo, e por que não aproveitar isso para gerar negócios?

Desde janeiro deste ano, pequenas e médias empresas podem aproveitar todos os recursos disponíveis no aplicativo para promover maior conexão entre os seus empreendimentos e clientes.

Por enquanto, o WhatsApp Business está disponível apenas para Android, a versão iOS ainda não tem data de lançamento. Para grandes empresas, o aplicativo está criando uma nova versão, também sem data de lançamento ainda, que vai se chamar WhatsApp Enterprise.

No mês de agosto, a companhia lançou a API do serviço, que vai permitir empresas maiores responderem seus clientes por meio do aplicativo sem custo, desde que as respostas sejam enviadas em até 24 horas.

Ao passar esse período, as empresas que quiserem enviar novas mensagens, terão que pagar. O valor ainda não foi especificado e está mais indicado para as grandes empresas.

Mas o certo é que, segundo pesquisa da Morning Consult, 80% das pequenas empresas estão usando o aplicativo para se conectar com os clientes e fechar negócios.

Como funciona o WhatsApp Business?

O aplicativo WhatsApp Business para pequenas e médias empresas é gratuito e bem fácil de usar. Em primeiro lugar, as empresas precisam baixar o aplicativo no Google Play Store, fornecer endereço, telefone e descrição do negócio. E se quiserem, site, endereço e horário de funcionamento.

Então, será realizada uma verificação pela plataforma para confirmar a existência dos dados.

Se a empresa já tem uma conta no WhatsApp, não há necessidade de baixar o aplicativo novamente, apenas incluir a conta da empresa.

É importante lembrar que é possível usar o aplicativo também no desktop ou notebook. Isso permite mais praticidade no desenvolvimento das ações pelo WhatsApp Web.

A partir disso, o aplicativo poderá ser utilizado para ações de marketing, como envio de mensagens personalizadas, promoções e novidades, além de oferecer uma alternativa aos SACs (Serviço de Atendimento ao Consumidor), com uma ação mais prática do que falar ao telefone.

A verdade é que o uso correto da ferramenta poderá até mesmo substituir o uso dos e-mails marketing, já que o aplicativo tem atingido as pessoas de forma mais direta. É quase como se disséssemos que o WhatsApp Business é uma evolução da mesma ação.

Vale pensar em campanhas exclusivas para determinados grupos, antecipação de ofertas para datas especiais, arquivos de manuais de instruções, ofertas relâmpagos para clientes especiais, e outras surpresas para os consumidores.

Outra vantagem do WhatsApp Business são as métricas que poderão ser conhecidas por meio do menu de estatísticas.

Mas existem outras vantagens!

Quais são os recursos oferecidos?

Além das métricas, o aplicativo oferece inúmeros recursos, conheça alguns:

Mensagens automáticas e rápidas

Com esse recurso, você poderá ter respostas ágeis, que podem ser configuradas de forma inteligente conforme a necessidade da empresa, textos que demonstrem valores e  compromisso com o cliente.

Outro recurso interessante é de enviar respostas automáticas, como mensagens de saudação, ou na ausência da pessoa responsável pelo atendimento, como: “Retorno assim que possível. Obrigado pela compreensão”.

Perfil comercial

Lembre-se que o preenchimento do perfil deve ser realizado com cuidado, porque é o cartão de visitas digital da empresa. Por meio dele, muitos clientes serão inspirados a saber mais sobre a empresa.

Informações adicionais são muito úteis porque os consumidores querem estar cada vez mais “armados” de dados que possam ser obtidos por meio da internet: endereço eletrônico, site, endereço físico, horário de funcionamento, telefone, etc.

Conta verificada

Essa medida impossibilita golpes, porque terceiros ficam impedidos de usar a marca.

Estatísticas de mensagens

É possível conhecer métricas simples sobre mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas. Isso vai permitir saber o que está dando certo ou se a estratégia precisa ser mudada.

Marcadores de mensagens

O recurso permite organizar contatos dos chats para encontrá-los com mais facilidade.

WhatsApp Web

Recebimento e envio das mensagens pelo computador.

Criação e administração de grupos

Funciona como já conhecemos no WhatsApp, mas no Business é possível criar clubes de compras para datas especiais, como Dia das Mães, Black Friday, Natal, etc; testes pré-venda; formas de contato, etc.

Mas tome alguns cuidados com o acesso a esse link porque se algum cliente insatisfeito entrar, poderá provocar um grande estrago.

Tipo de conta

As pessoas saberão com quem estão falando porque a conta estará listada como comercial.

Atualização de Status

Funciona como um Stories.

Sobre o Spam

Os usuários têm controle sobre o uso, podem bloquear qualquer número e denunciar o spam. A intenção é que eles só acessem o que for importante para eles.

Além disso, o aplicativo tem recursos poderosos para detectar spam.

Percebeu como a ferramenta pode incrementar muito a sua conexão com o cliente e a fidelização de sua marca? Não tenha medo de usá-la.