Escolha uma Página

3132-1524x1016 5 tendências de Marketing Digital para 2020

O ano de 2020 promete muito no mundo do Marketing Digital!

Entra ano, sai ano e a ferramenta segue se consolidando como uma das mais eficientes para atrais consumidores e ampliar o alcance de uma marca.

O sucesso das estratégias voltadas à internet atrai empresas de todos os tipos e tamanhos, o que faz com que novidades apareçam a cada ano.

Portanto, para ser bem-sucedido em 2020, é necessário saber mais do que você sabia em 2019. Afinal, todo ano há mudanças nas preferências da audiência, exigindo com que as empresas estejam alinhadas com as tendências do mercado.

Pensando nisso, separamos as 5 maiores tendências de Marketing Digital para a sua empresa em 2020. Confira!

  • Uso de chats privados para comunicação

O uso de redes sociais para interagir com os consumidores foi uma das maiores revoluções proporcionadas pelo marketing na era mais atual da transformação digital.

Elas são muito utilizadas como plataforma para atrair a atenção da audiência e, em casos mais avançados, dispõem de chats privados para servirem como canal de atendimento.

Redes sociais como Twitter, Instagram e Facebook disponibilizam essas mensagens privadas e já são muito utilizadas por empresas.

Para 2020, a tendência é que as empresas passem a utilizar também o WhatsApp, inclusive para a nutrição de leads. Além do envio das newsletters, por exemplo, as empresas podem oferecer à sua audiência a inclusão em grupos do WhatsApp ou em listas de transmissão.

  • As tecnologias artificiais vão dominar o mundo!

As tecnologias artificiais, que antes só víamos em filmes, já é uma realidade e veio para ficar. Hoje, ela já é aplicada em chatbots, atendente virtuais e possuem a capacidade de aprender com as interações dos usuários.

A tendência é que, no futuro, elas infestem praticamente todas as plataformas digitais que conhecemos.

Um exemplo que mostra a importância do investimento nessas tecnologias é o grande crescimento das buscas por voz, que em janeiro de 2018, já se somava cerca de 1 bilhão de pesquisas utilizando esse recurso.

Portanto, para 2020, é importante que as empresas utilizem o Marketing Digital para se fazerem presentes nesse tipo de pesquisa. Uma forma de fazer isso é otimizando os serviços em aplicativos como o Waze ou o Google Maps, por exemplo, permitindo que assistentes virtuais, como a Alexa, encontrem e recomendem o estabelecimento para quem faz a pesquisa nas proximidades.

  • Criação de conteúdos em áudio

Assim como as imagens, o áudio é um elemento que vem se popularizando muito no Marketing Digital nos últimos anos (vide Áudio Marketing).

A tendência para 2020 é a disponibilização de conteúdos sonoros gravados, possibilitando com que o consumidor consiga dar o play e realizar tarefas de forma simultânea.

A sua empresa pode fazer isso criando um canal de podcast ou, simplesmente, acrescentando um player com o áudio em seu site.

  • Expansão da busca visual

A busca visual é um recurso que vem sendo frequentemente utilizado por usuários, que permite que uma pesquisa se inicie a partir de uma imagem enviada, podendo ser até um printscreen.

Nesse ano, a tendência é que essas buscas só aumentem. Portanto, é fundamental manter o inventário da empresa (principalmente de e-commerces) atualizado e otimizar as estratégias de SEO, principalmente ao que se é relacionado às imagens, como a inserção de title tags, por exemplo.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Criteo, empresas que investirem nesse recurso irão, até 2021, experimentar um aumento de até 30% em sua margem de lucro.

  • Valorização da transparência da empresa

Depois dos escândalos de vazamento de dados protagonizado pelo Facebook, a desconfiança por parte dos consumidores quanto a passar informações básicas como nome, gênero e endereço de email para empresas aumentou consideravelmente, o que dificulta (e muito!) as ações bem-sucedidas de Marketing Digital.

Portanto, em 2020, para reconquistar a confiança do público, é fundamental que as empresas prezem pela transparência quanto ao uso dos dados solicitados.

Um estudo apontou que companhias produzindo conteúdo de forma honesta conseguem reter até 94% dos clientes.

Confira o que pode ser feito para passar transparência aos consumidores:

  • estabeleça os valores, a missão e a visão do seu negócio;
  • deixe claro que seu interesse não se resume aos lucros;
  • responda com honestidade aos questionamentos dos consumidores;
  • só utilize dados sob permissão de seus donos;
  • abra espaço para os feedbacks e valorize sua importância.