Orçamentos
O que é marketing digital?

O que é marketing digital?

Basicamente, quando queremos saber o que é marketing digital, a resposta mais resumida é: uma nova forma de divulgação das empresas por meio dos canais digitais para promover seus produtos ou serviços.

Mas, saber o que é marketing digital, vai muito além disso.

Vamos aproveitar aqui para termos uma ideia do que é essa forma de alavancar produtos e marcas.

O que é marketing digital?

Para explicar melhor, podemos dizer que marketing digital é um conjunto de atividades que as empresas ou pessoas utilizam virtualmente para atrair novos negócios, criar relacionamentos e até desenvolver uma identidade de marca. Resumindo, o marketing digital é o próprio marketing utilizando os canais digitais.

E por que virtualmente? Porque a maioria esmagadora das pessoas hoje está conectada praticamente o tempo todo. Ninguém vive sem internet, principalmente após a chegada da tecnologia dos smartphones e, especialmente, após a pandemia. 

Então, quando se fala no assunto, praticamente todo mundo que está no setor corporativo  vai ter uma mínima ideia do que isso seja. Diferente de bem pouco tempo atrás, quando o assunto poderia render exclamações do tipo:  “O quê? Marketing Digital? Que raios é isso?”

Hoje, praticamente não existe mais essa separação entre ON e OFF, por trás de um computador, um tablet ou um celular está uma pessoa, que é a mesma no seu dia a dia virtual ou físico.É o que chamamos de onlife, a tecnologia como extensão da nossa vida.

Pesquisas comprovam crescimento da conectividade

Segundo um relatório da plataforma AppAnnie, o Brasil é o país que passa mais tempo por dia no celular. Empatados com a Indonésia, os brasileiros passaram uma média de 5,4 horas no celular em 2021.

De acordo com a pesquisa ‘Consumo Online no Brasil’, feita pela PayPal, em parceria com a Edelman, 1 em cada 4 brasileiros quer continuar comprando on-line após a pandemia. 

E mesmo quem não gosta de comprar digitalmente, utiliza a internet para pesquisar sobre um determinado produto, serviço ou um assunto, para ter mais bases de informação.

Atualmente, as pessoas passam pelo menos 50% a mais do seu tempo on-line do que costumavam fazer 12 anos atrás.

Segundo a Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos domicílios brasileiros (TIC Domicílios) 2020, a pandemia do Coronavírus aumentou o uso da internet no Brasil. Em 2019, 71% dos domicílios tinham acesso à internet, em 2020 esse número passou para 83%. 

Assim, as mídias digitais são fontes cada vez maiores de entretenimento, interação social, notícias e compras.

Então, podemos dizer, sem sombras de dúvidas, que o país apresenta um cenário mais que favorável para uso da internet para a divulgação de todos os tipos de iniciativas pelo marketing digital.

Canais digitais

Quando dizemos que o marketing digital faz uso dos canais digitais, muita gente pode perguntar, que canais são esses? A resposta é simples: todos!

Mídias sociais como Facebook, Linkedin, Twitter ou Instagram; buscas no Google, e-mails, e os próprios sites e blogs das marcas ou das pessoas, vão ajudar a conectar ainda mais aquela marca ou serviço com um usuário.

Todos esses canais podem e devem estar dentro de uma estratégia de inbound marketing, que são táticas para ganhar o interesse do público por meio de conteúdos de qualidade e levá-los por um “funil” do momento do primeiro contato, passando por um relacionamento até o momento da compra do produto ou serviço.

Entre essas táticas estão iniciativas como utilização do SEO (search engine optimization), com buscas de palavras-chaves no Google, marketing de conteúdo, abastecimento de mídias sociais e até e-mail marketing. São diversos canais convergindo para que o cliente efetue uma compra.

Quais as vantagens de se investir em marketing digital?

Você já deve ter percebido o quanto o digital mudou a forma de se fazer marketing para melhor, tanto para empresas quanto para os seus respectivos consumidores, promovendo uma série de benefícios para a economia de ambos, como por exemplo:

Interatividade visando o aumento do público

Uma das principais razões pelas quais o marketing nos canais digitais vem cada vez sendo mais adotado que os canais tradicionais é a interatividade que ele proporciona com o público, mudando o foco do produto para a experiência do usuário em toda a jornada de compra.

Com o marketing digital, as empresas podem fazer campanhas e ações, enquanto, do outro lado, o seu público-alvo pode opinar, interagir e indicar para amigos e parentes com poucos cliques, aumentando o engajamento e a velocidade de todo o processo que no final visa vender o seu produto para o seu público alvo.

Mais oportunidades para as empresas

Seguindo a mesma linha da outra vantagem citada acima, essa diminuição das distâncias entre a empresa e o seu consumidor ajudou e muito, já que se torna possível atingir pessoas de outras cidades e países no mundo inteiro com as campanhas realizadas.

Assim, até os consumidores ganham, já que possuem mais oportunidades de conhecer as corporações e escolher a que encontram maior identificação. O mesmo vale, também, para as empresas que podem, a partir disso, criar um bom posicionamento on-line, aumentando as suas oportunidades de venda por diversos canais!

Direcionamento

Por fim, vale lembrar que o marketing digital é um excelente meio de atingir as pessoas certas na hora certa. Isso quer dizer que, a partir das ferramentas de marketing digital, é possível fazer com que as campanhas das empresas impactem o público que realmente está interessado no produto/serviço em questão e, inclusive, no momento certo em que se encontram no funil de vendas.

Esse é um grande benefício, afinal, além de economizar dinheiro com pessoas que não possuem interesse no que a empresa tem para oferecer, é possível conhecer melhor a sua persona, tornando muito fácil a forma de conquistá-la.

Canais do marketing digital

O marketing digital não se limita apenas a um canal ou segmento, afinal, existem diversos públicos-alvo diferentes que estão presentes em diferentes canais e têm interesse em diferentes segmentos. 

Portanto, o marketing digital precisa se adaptar a cada cliente e seus diferentes públicos, ajustando tom de voz, as personas e o tipo de conteúdo. 

Redes sociais

As redes sociais são muito utilizadas para atrair os clientes, apresentando a eles um conteúdo de valor e sanando suas dores. 

O grande foco é criar um relacionamento com o cliente, atraindo-o para saber mais sobre o negócio, indo para o site da marca ou empresa. 

Cada rede possui um estilo diferente e, para atingir o objetivo desejado, é preciso moldar o conteúdo de acordo com o canal em que será publicado. Um texto para Instagram é mais curto, diferente de um conteúdo publicado no Facebook, onde já é possível ter textos maiores e mais densos. 

E-mail marketing

O e-mail marketing ainda é bastante utilizado e gera ótimos resultados se feito da forma correta. 

Com o e-mail é possível nutrir leads com conteúdo de valor, mais densos do que os publicados nas redes sociais, gerando identificação e fazendo com que ele vá atrás do produto ou serviço oferecido. 

Mas para conseguir bons resultados, é preciso ter leads qualificados, que se interessam e são o público-alvo da marca/empresa. 

SEO

Os canais de busca, como o Google, são uma dos meios mais utilizados para encontrar alguém que forneça o que o usuário está precisando. 

Por isso, estar entre os primeiros resultados fará com que mais pessoas conheçam o produto/marca/empresa e isso aumentará as vendas. 

Para figurar nas primeiras posições, é preciso aplicar as técnicas de SEO aos conteúdos de blog. Essas técnicas consistem no uso de palavras-chaves e outras informações no texto para ranqueá-lo. 

Como é gratuito, a concorrência é grande, então fica melhor ranqueado quem aplicar melhor as técnicas e tiver um conteúdo mais informativo. 

Anúncios

Outro canal muito utilizado são os anúncios, tanto em mecanismos de busca, quanto nas redes sociais. 

Os anúncios podem atingir exatamente o público-alvo, com base nas suas pesquisas, mas precisam ser bem estruturados e segmentados para isso. 

Para não gastar dinheiro à toa, é preciso ter um bom conhecimento sobre o público-alvo e sobre anúncios, assim conseguirá impactar quem irá comprar o produto ou contratar o serviço. 

Marketing Digital: como rodar uma estratégia bem sucedida?

O marketing digital é uma área bastante ampla, com diversos tipos de profissionais, onde cada um tem um foco diferente. 

Uma estratégia de marketing digital bem sucedida não é fruto do trabalho de uma única pessoa, isso porque são vários pontos trabalhados para chegar no resultado final. Uma única pessoa não consegue abranger tudo. 

Entenda melhor sobre os profissionais necessários para uma empresa de marketing digital rodar uma estratégia de sucesso.

Produtor de conteúdo

A produção de conteúdo está relacionada com a criação de textos para blogs, e-mail marketing, e-books, infográficos, legendas para redes sociais, entre outros.

Esse processo também envolve muita pesquisa e checagem de dados, para não incluir informações falsas nos textos. 

Esse profissional é responsável pela criação dos conteúdos com as técnicas de SEO que irão ajudar a ranquear o texto. 

Planejamento

O time ou a pessoa de planejamento de marketing digital precisa ter bastante conhecimento sobre o que é melhor para cada cliente.

Entender em quais canais o público-alvo de cada um está irá ajudar a planejar a melhor estratégia possível.

Gerente de mídias sociais

O profissional que faz a gestão das mídias sociais de uma marca ou empresa é o responsável por posicioná-la nas redes. 

Ele irá montar o planejamento do conteúdo (que o produtor de conteúdo irá escrever) e o posicionamento da marca, sempre visando o engajamento com o público.

Analista de métricas

Não importa quais os canais que são utilizados nas estratégias de marketing, todos oferecem dados de performance. O profissional dessa área conhece as métricas e quais são mais importantes para cada canal, e irá fazer análises sobre os resultados de cada estratégia utilizada.  

Com a sua análise, é possível saber se está dando certo ou não, se é preciso mudar ou adaptar. 

Gestor de tráfego

Como dito anteriormente, os anúncios são bastante utilizados como parte de estratégias das marcas e empresas, mas é preciso ter conhecimento nessa área para atingir o público certo. 

O gestor de tráfego irá tomar conta dos anúncios feitos nas redes sociais, fazendo com que impactem as pessoas certas, gerando leads e vendas. 

Analista de SEO

O produtor de conteúdo irá escrever o texto aplicando as técnicas de SEO, mas é preciso ter uma pessoa que seja especialista nessa área para revisar os conteúdos antes de irem ao ar.

Customer Success

Customer Success está relacionado ao sucesso do cliente e atua nas agências de marketing digital. O profissional fica responsável por alguns clientes da agência e cuida de toda a parte de negociação, aprovação de conteúdo e feedback. 

É ele que envia os conteúdos para que o cliente aprove, repassa os feedbacks, apresenta as métricas ao final do mês e auxilia o time de conteúdo com informações necessárias. 

Sabendo o que significa marketing digital, como funciona e suas especificações, também fica claro porque é imprescindível um profissional de marketing digital se a empresa quer crescer por meio deste veículo.

14 comments on “O que é marketing digital?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receba
novidades

Siga-nos

Endereço

Hyde Park
Av. Cassiano Ricardo, 401 – sala 703 | Jardim Aquarius
São José dos Campos - SP

Parceiro Gold RD Station
Certificado em Inbound Marketing - RD Station
Certificados RD Station

GS2 Marketing Digital +55 (12) 99660-9367

2022- todos os direitos reservados 
menuchevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram