o-que-é-marketing-digital O que é marketing digital?

Basicamente, quando queremos saber o que é marketing digital, a resposta mais resumida é: uma nova forma de divulgação das empresas por meio dos canais digitais para promover seus produtos ou serviços.

Mas saber o que é marketing digital vai muito além disso.

Vamos aproveitar aqui para termos uma ideia do que é essa nova forma de alavancar produtos e marcas.

O que é marketing digital?

Para explicar melhor, podemos dizer que é um conjunto de atividades que as empresas, ou pessoas,  utilizam virtualmente para atrair novos negócios, criar relacionamentos e até desenvolver uma identidade de marca.

via GIPHY

E por que virtualmente? Justamente porque a maioria esmagadora das pessoas hoje está conectada praticamente o tempo todo. Ninguém vive sem internet, principalmente após a chegada da tecnologia dos smartphones.

Então, quando fala-se no assunto, praticamente todo mundo que está no setor corporativo  vai ter uma mínima ideia do que isso seja. Diferente de bem pouco tempo atrás, quando o assunto poderia render exclamações do tipo:  “O Quê? Marketing Digital? Que raios é isso?”

Hoje praticamente não existem mais essa separação entre ON e OFF, por trás de um computador, um tablet ou um celular está uma pessoa, que é a mesma no seu dia a dia virtual ou físico.

Inclusive, já há estatísticas que revelam que no Brasil 72% das pessoas estão o tempo todo na internet e 64% delas têm  preferência de fazer compras on-line.

E mesmo quem não gosta de comprar digitalmente, utiliza a internet para pesquisar sobre um determinado produto, serviço ou um assunto, para ter mais bases de informação.

Atualmente as pessoas passam pelo menos 50% a mais do seu tempo on-line do que costumavam fazer 12 anos atrás.

Assim, as mídias digitais são fontes cada vez maiores de entretenimento, interação social, notícias e compras.

Então, podemos dizer, sem sombras de dúvidas, que o país apresenta um cenário mais que favorável para uso da internet para a divulgação de todos os tipos de iniciativas pelo marketing digital.

Mas quando dizemos que o marketing digital faz uso dos canais digitais, muita gente pode perguntar, que canais são esses? A resposta é simples: todos!

Mídias sociais, como Facebook, Linkedin, Twitter ou Instagram; buscas  no Google, e-mails, e os próprios sites e blogs das marcas ou das pessoas, vão ajudar a conectar ainda mais aquela marca ou serviço com um usuário.

Todos esses canais podem e devem estar dentro de uma estratégia de Inbound Marketing, que são táticas para ganhar o interesse do público por meio de conteúdos de qualidade e leva-los através de um “funil” do momento do primeiro contato, passando por um relacionamento até o momento da compra do produto ou serviço.

Entre essas táticas estão iniciativas como utilização do SEO (Search Engine Optimization), com buscas de palavras-chaves no Google, marketing de conteúdo, abastecimento de mídias sócias e até e-mail marketing.

O que faz um analista de marketing digital?

Se você já entendeu o que é o marketing digital, a próxima pergunta pode ser o que faz um profissional de marketing digital dentro deste cenário?

Um profissional de marketing digital precisa ter repertório estruturado com bases teóricas multidisciplinares.

Precisa entender de vários aspectos do marketing digital para gerenciar processos de comunicação multiplataforma, direcionando para conteúdos de reputação on-line segmentados, como o marketing de conteúdo, elaboração de imagem da marca e até fazer análise do consumo on-line e de todos os dados que os processos anteriores vão gerar. Definindo e redefinindo as estratégias utilizadas com base em dados analíticos.

Além de reunir diversas competências e habilidades dentro do marketing digital, também precisar reunir experiências quer o credenciem como um profissional de suporte na área de negócios on-line.

Se você já sabe o que significa marketing digital, agora também fica claro porque é imprescindível um profissional de marketing digital se a empresa quer crescer por meio deste veículo.