Dados-estruturados-são-mais-que-relevante-para-o-SEO Dados estruturados são mais que relevante para o SEO

Dados estruturados são de fundamental importância para as buscadores como o Google, Bing, Yahoo, Siri ou Alexa, entenderem melhor seu conteúdo.

Isso é sempre bom lembrar: quando falamos em SEO (Search Engine Optimization) estamos falando de leituras por máquinas, e a linguagem que elas entendem são os dados.

Embora os dados estruturados existam desde sempre, com a evolução da tecnologia, o seu uso também vem crescendo. O que antes era suficiente para obter um resultado melhor no Google, agora se estende à qualidade das medidas de tráfego também.

Os dados estruturados podem estar em e-commerces, sites de receitas, resenhas, vídeos, eventos, músicas e até aplicativos. Isso porque usar rich snippets é uma das melhores práticas para aumentar a visibilidade.

O que são rich snippets?

São uma forma de dados estruturados que ajudam os proprietários de sites  a acrescentar detalhes adicionais sobre seu website e conteúdo para que os mecanismos de busca possam entender, interpretar e exibir os dados relevantes.

É como se eles fossem uma linguagem comum para descrever os sites e ajudam os mecanismos de busca a fazer um trabalho melhor de apresentação de informações importantes aos clientes em potencial.

E embora o Google tenha informado (por meio de várias fontes, entre elas, o TheSEM Post), que os rich snippets não resultam diretamente em classificações mais altas, há estudos que apontam que eles ajudam indiretamente neste aumento.

Justamente porque permitem que os mecanismos de busca compreendam melhor o conteúdo que estão rastreando.

via GIPHY

Você pode enviar dados estruturados para:

  • Google Merchant, no lugar de um feed de produtos;
  • GoodRelations RDfa e HProduct para fornecer informações sobre o produtos em sua página HTML;
  • O sistema de estruturação de dados Schema.org, que atualmente é adotado pelos três mecanismos de pesquisa (google, bing e yahoo), cujo vocabulário suporte Microdata e RDFa é  como uma sintaxe.
  • Google Jobs, para sites de emprego;

Segundo o consultor Richard Wallis, que trabalha no suporte do projeto Scherma.org, o uso dos dados estruturados estão em um terço da internet rastreada.

Mas o que significa entender melhor o seu conteúdo?

Essa compreensão é justamente o que vai fazer seu site ficar visível nos mecanismos de pesquisa.

Essa estruturação de dados  também consegue aprimorar os esquemas de análise e pesquisa no site  se você incluir, por exemplo, os benefícios da voz em seu conteúdo, como informar os chatbots.

Estruturação com o schema.org

Em um teste realizado só com estruturação de dados com o schema.org em um site, foi registrado o seguinte impacto:

  • CTR móvel teve um aumento de quase 10% em 9 meses;
  • Cliques aumentados em 43%;
  • Posição média também aumentou em 12%;

Benefícios do uso do Schema.org

  • CTR mais alto: ter rich snippets exibidos em seus  produtos nas pesquisas aumenta a taxa de cliques e atrai mais atenção para suas listagens. Principalmente se você tiver boas avaliações dos produtos;
  • Gera mais conversões: ter rich snippets pode aumentar as taxas de conversão porque se mais pessoas virem suas listagens e elas forem positivas, a probabilidade de compra aumenta. Por exemplo, uma listagem que tem avaliação 5 estrelas vai chamar mais a atenção do consumidor;
  • Mais visibilidade nas consultas por voz: com trechos em destaque o seu site aparecerá na parte superior da página, antes das listagens orgânicas;
  • Você pode ser o único resultado de uma consulta de voz: os resultados de pesquisa são extraídos dos snippets em destaque, e o Google usa esses resultados para pesquisas verbais.

Importância para o comércio eletrônico

Quando os usuários pesquisam produtos no Google ou outros mecanismos de busca, normalmente eles têm uma imensa lista de anúncios e listagens eletrônicas relevantes.

Se uma página for bem classificada para uma pesquisa de um produto específico, seu link e descrição aparecerão nos resultados retornados. Mas além de classificar bem, também é importante que alguém clique no resultado.

E é isso que os rich snippets podem ajudar a acontecer, porque apresentam informações que são relevantes para o consumidor.

No comércio eletrônico,  usar rich snippets é uma tática rápida e fácil de implementar para aumentar a visibilidade e taxas de cliques, e claro, o que todo mundo quer, aumentar a receita.

Como falamos acima, quando um usuário faz uma consulta e têm resultados que apontam uma listagem com muitas estrelas e avaliações positivas, com esse resultado visual ele vai ficar muito mais propenso a escolher aquele site.

Em uma pesquisa do Econsultancy.com, estatísticas mostram que:

  • As pessoas têm 63% mais chances de comprar se houver análises de produtos;
  • As avaliações geram um aumento médio de 18% nas vendas;
  • E até comentários ruins melhoram a conversão em 67%!

Mas existe até um benefício menor do uso do rich snippet,  que não pode ser desconsiderado: gerenciamento das marcas, com o qual você pode certificar-se e controlar como as informações do seu produto estão sendo exibidas.

Aposte nos seguintes principais snippets para o e-commerce:

  • Produto: garanta que os mecanismos de busca entendam que estão vendo uma página de produto. Um produto melhor posicionado vai garantir o usuário certo.
  • Classificações e comentários: depoimentos de terceiros estão entre as melhores maneiras de vender um produto on-line. As avaliações e classificações de um cliente real são o realmente eficazes.
  • Preços: as pessoas sempre querem saber quanto o produto custa, principalmente quando e um item vendido em vários locais.
  • Disponibilidade:  imagine o cliente, ver o produto, gostar, decidir que vai  levar e o vendedor dizer que não tem estoque. No comércio eletrônico, esse estoque já está disponível, e ajudam os compradores a tomar decisões mais rápidas.
  • PPC:  o Google Adwords oferece muitos snippets que atraem a atenção de um usuário para um conteúdo, e melhoram o desempenho para os anúncios de textos. Exibindo informação de contato com horário de funcionamento, impulsiona também as vendas, tanto no on-line, como no off-line.

Tenha certeza, adicionar os dados estruturados vale o esforço, porque você ajuda a traduzir melhor as suas informações para os mecanismos de busca, e isso os ajuda a fazer um trabalho melhor que trazem resultados benéficos para a sua marca. A recompensa será sua!