O-SEO-será-substituído-pelo-AEO-Answer-Engine-Optimization-1524x857 O SEO será substituído pelo AEO (Answer Engine Optimization)?

A evolução tecnológica desenfreada promete alteração constante dos padrões de análises dos mecanismos de buscas do Google e do Bing. A mais evidente alteração tem sido observada pelo crescimento dos mecanismos de busca por voz e isso está provocando um crescimento do AEO.

Basta pensar que no começo dos anos 2010, as pesquisas eram realizadas na maioria esmagadora pelos desktops, mas com a ascensão do smartphone na preferência dos usuários, o mundo está em nossas mãos, nos acompanhando em qualquer lugar que formos.

Com esse grande oráculo à nossa disposição, a tendência tem sido de um crescimento cada vez maior das buscas com mecanismos de voz, que tornou essa ação de pesquisar ainda mais fácil, basta perguntar.

Quando alguém faz uma pesquisa no Google, ela está querendo a solução para um problema, esse é um ponto que não pode ser esquecido por quem trabalha com marketing digital, e especialmente com conteúdos. Quem pesquisou quer uma resposta para as mais diversas questões.

E as pessoas não cansam de perguntar: “Como se faz isso”, “Como se faz aquilo”, são milhões de perguntas de “Como Emagrecer”, “Como fazer receita tal”, “Como ganhar mais dinheiro”, “Como encontrar o amor de sua vida” só para citar algumas. Parece exagero? Mas é assim que é.

É mais que urgente pensar que agora precisamos de mecanismos de respostas ao invés de apenas pesquisas, ou seja, o AEO.

Esse comportamento tem levado a muitas mudanças que nos levam a pensar: “Será que o SEO (Search Engine Optimisation – Otimização para Mecanismos de Busca) vai perder espaço para o AEO (Answer Engine Optimisation  – Otimização para Mecanismos de Resposta)?

Assim como muitos gurus já previram o fim do SEO, ou o fim do inbound marketing, o fim do desktop…. não podemos  mais ser ingênuos a fim de pensar que uma coisa vai substituir a outra. A internet não acabou com o rádio. SEO e AEO podem existir juntos, o título desse post foi um pouco sensacionalista, temos que admitir (rs).

O que é AEO?

Antes  de continuar vamos explicar: o que é AEO? É um novo conceito que mostra como os clientes avaliam seu conteúdo em relação à maneira como o Google (ou Bing) marca seu conteúdo.

Embora o psicólogo da internet Graham Jones tivesse decretado um adeus ao SEO lá atrás, em 2009, essa morte pode ser vista mais como uma transformação.  “Estamos apenas localizando as coisas que queremos encontrar após alguns gatilhos offline … Acrescente a isso o fato de que as pessoas agora estão buscando respostas para perguntas em vez de buscar informações gerais, isso significa que os mecanismos de busca tradicionais terão seu trabalho cortado nos próximos meses. ”

Embora já tenham se passado muito mais do que meses, de acordo com a previsão de Graham, o que se percebe neste novo mundo da Answer Enginee, a compreensão e a credibilidade são o que mais importa.

via GIPHY

E o que isso quer dizer dentro do Answer Enginee?

Na questão da compreensão, olhando do ponto de vista do Google, ele precisa entender quem você é e o que você oferece para considerar sua oferta como um possível candidato a ser sugerido como a melhor solução.

Já na questão da credibilidade, o Google vai olhar para a credibilidade relativa a fim de apresentar sua oferta como o melhor de várias possibilidades.

Será que neste mundo de milhões de ofertas que estão na rede, eles encontrarão o seu site ou blog? Pense bem: com a ascensão dos mecanismos de voz, a tendência é fornecer uma única  solução melhor. Isso é ser ainda melhor para atingir a posição 0.

Pelo fato de a voz ser mais detalhada e natural, a tendência é realmente uma busca por uma única resposta. Por isso, as empresas estão fazendo um uso intenso de chatbots com Inteligência Artificial, para funções cada vez mais diversas.

Embora neste ano, a mudança ainda não seja significativa a sua concorrência estará se ajustando para uma classificação na parte superior na caixa de resposta. Você precisa se movimentar também!

Algumas mudanças pra já

  1. A importância das posições #1 / posição 0 / featured snippet e answer boxes ficarão extremamente acirradas, já que só o topo vai importar na pesquisa de voz.  As empresas locais deverão investir em SEO e AEO local, só assim conseguirão bons resultados.
  2. Não entre em pânico! A pesquisa por voz não vai substituir em 100% a pesquisa por digitação dos dispositivos móveis, assim como não fez com os desktops. De qualquer forma já é bom revisar a sua estratégia.
  3. De qualquer forma, como sabemos que os resultados em SEO e AEO levam um tempo para aparecerem, agora é a hora certa para investir nessa estratégia.

Mudanças para depois de 2020

– Segundo dados do SemRush, em 2022, o primeiro lugar terá 60% de participação de mercado, e já em 2026, esse número cresce para 80%. Ou seja, os segundos e terceiros lugares nem aparecerão já que a resposta por voz dará apenas o primeiro colocado.

– Depois de 2020, a tendência é que as pesquisas sejam feitas 10% por desktops, 20% por smartphones e 70% por voz.

Como conseguir melhorar seus resultados para o AEO?

Se você quer realmente ser confiável e relevante dentro deste novo mundo, vai ter que produzir conteúdos melhores, que serão usados como ferramentas imprescindíveis para o usuário que encontrou essa resposta para a sua pergunta.

No mundo do AEO, em que a voz ganha espaço, as pessoas querem respostas objetivas e completas. Por isso, a tendência é para uma única resposta, enquanto no SEO, as pessoas clicam nas três primeiras da primeira página.

No AEO, não dá para pensar em textos produzidos com uma quantidade imensa de palavras-chaves, rica em SEO, é preciso oferecer mais.

É preciso conteúdo dinâmico, útil, interativo, amigável, ou seja, é preciso impactar com qualidade, e não necessariamente só converter e otimizar. Envolver é muito mais produtivo.

Você precisa se comunicar ativamente com o Google, de modo que ele entenda quem você é e o que você oferece.

E mais que comunicar, você tem que convencer o Google que a sua resposta à pergunta do usuário  é a melhor e a mais confiável.

Algumas dicas pra isso:

  1. Crie HTML5 semântico
  2. Faça uso do https://schema.org/
  3. Crie conteúdo de qualidade usando vocabulário apropriado
  4. Confirme e valorize as menções e links off-page no seu site
  5. Melhorar links e menções de marcas altamente pertinentes
  6. Melhorar a confirmação por terceiros
  7. Atualize seus posts que aparecem nas páginas 2 e 3
  8. Gere mídia positiva de feedback do cliente

Com algumas destas mudanças, você estará se preparando para o novo mundo do AEO, e não será pego desprevenido!