fbpx
Escolha uma Página

Que estar presente no digital hoje em dia é de suma importância, aposto que você já está cansado de saber! Porém, é necessário utilizar as estratégias corretas para se ter um bom resultado no marketing digital, e o SEO é uma delas.

No texto de hoje você entenderá de uma vez por todas o que é SEO, para que serve e sua importância no ambiente digital! 

o-que-e-SEO-GS2-Marketing-Digital-1-scaled O que é SEO?

Seo: o que é?

Quando se fala no assunto, é bem comum que a primeira coisa que se venha à cabeça seja “SEO: o que é isso?”

Se você quer saber o que é SEO, a palavra significa Search Engine Optimization. Traduzindo: otimização para mecanismos de busca – um conjunto de técnicas de otimização para sites e blogs que vão informar aos mecanismos de busca sobre o que você está falando, e tem como objetivo posicionar o site, blog ou páginas específicas entre os primeiros resultados de busca.

Ter uma forte presença digital é obrigação das marcas hoje em dia, sendo primordial o blog como parte da estratégia para sua empresa vender mais. Entretanto, não basta sair escrevendo desenfreadamente sem utilizar nenhuma estratégia!

A concorrência é grande, e se você quer se tornar autoridade no assunto e que seu conteúdo apareça nas primeiras posições de busca do Google ou de outros buscadores, utilizar o SEO – corretamente – é de suma importância. 

Técnicas de seo

Para que a utilização do SEO seja feita de maneira eficaz, existem algumas técnicas que devem ser levadas em conta, como a estrutura do site e a produção de conteúdo.

Estrutura do site

Antes de começar a produzir conteúdo, é preciso estruturar o seu site. Aqui vão algumas dicas:

  • A url do site ou da página deve ser simples e de fácil compreensão;
  • A estrutura do site deve ser dividida em h1, h2 e h3: isso nada mais é do que adicionar títulos (h1) e subtítulos (h2 e h3) ao texto, tornando a leitura mais dinâmica;
  • Entenda a “saúde” do seu site: quanto tempo sua página demora para carregar? O seu site é responsivo, ou seja, ele abre na versão mobile ou apenas no desktop? 
  • Evite ter 404 erros em seu site (links quebrados). 

Conteúdo

Com a estrutura correta, é hora de começar a produzir conteúdo. Porém, algumas boas práticas são necessárias:

  • Entenda como funciona Inbound Marketing e suas etapas;
  • Pesquise palavras-chaves relevantes para sua estratégia;
  • Produza um conteúdo relevante e útil para seu público-alvo;
  • Faça um título chamativo e não esqueça de inserir a palavra-chave principal nele;
  • Utilize linkagens internas para outros textos em seu site;
  • Algumas ferramentas de performance seo, como o SEMrush e o Google Analytics, são bastante utilizadas e podem te ajudar nesse processo.com-moldura_01a-2 O que é SEO?

Ou seja: não dá para sair escrevendo qualquer coisa! Produzir conteúdo é coisa séria e, pautado nas estratégias corretas, oferecerá um excelente retorno a sua marca. 

Seo: para que serve?

Toda vez que alguém faz uma pesquisa, os sites de buscas irão rankear os resultados e de acordo com o seu algoritmo os melhores resultados terão as primeiras colocações  de acordo com a intenção de busca de cada usuário. E é para isso que serve o SEO. 

Existem muitos fatores que vão favorecer o rankeamento do seu site ou blog, divididos em on page e off page. 

Seo on page: o que é

Como o nome já diz, os fatores on page estão presentes na própria página ou blog. Dentre eles, temos alguns principais:

  • Conteúdo de qualidade;
  • Título com a palavra-chave principal;
  • Meta descrição;
  • Heading tags;
  • Imagens;
  • URLs;

Utilizados corretamente, ajudarão você a organizar sua página, oferecer uma boa experiência de navegação ao usuário, além de rankear seu conteúdo. 

Seo off page: o que é

Já o SEO off page é exatamente ao contrário – ao invés de estarem dentro da página ou blog, estão fora. Ou seja, são links do seu site, colocados em outra página na web.

Um exemplo de utilização é a colocação de links em suas redes sociais, direcionando as pessoas para seu site.

Seo: como utilizar no seu negócio

Muitas pessoas querem saber o que é seo e como usar no seu negócio. Antes de mais nada, vale lembrar que o retorno com o uso das estratégias de SEO não acontece imediatamente. É algo que deve ser trabalhado a longo prazo, construindo a autoridade da marca. Porém, uma vez estabelecida, trará bons resultados para a empresa. 

Definido o objetivo que você quer atingir com a utilização do SEO – por exemplo: gerar mais leads ou até mesmo se tornar uma autoridade no assunto – e definida sua persona, chegou a hora de colocar a mão na massa.

Com a ajuda de algumas ferramentas, como o Google Analytics e o Google Search Console, você consegue entender melhor o seu site, quais são as páginas mais visitadas, quais canais geram mais engajamento e montar estratégias de SEO on page e off page. 

Toda essa pesquisa tornará mais fácil e assertiva a produção de conteúdo, focando exatamente na necessidade do cliente. 

O que é seo: blog

Para saber o que é um texto seo, e ter sucesso no marketing de conteúdo, é importante entender alguns fatores, como a busca de palavras-chave. 

As palavras-chave são as dúvidas que escrevemos nos sites de busca. Para chegar a esse conteúdo que você está lendo, por exemplo, é provável que muitas pessoas tenham procurado “o que é seo” no Google.

Com elas, você entende o que as pessoas querem saber sobre determinado assunto, quais são suas principais dúvidas e dores a serem solucionadas, e dessa forma pode escrever conteúdos que respondam essas dúvidas e possam solucionar problemas.

O que é seo: site

Além do uso das palavras-chave, outros estratégias de SEO também são valiosas para a otimização de sites:

  • É necessário ter um volume de postagem adequado (não vale postar um texto a cada três meses);
  • Escrever de forma clara, correta e sem cópias;
  • A palavra-chave deve constar no Title Tag  (título que fica na página de busca);
  • A Meta Description, que fica abaixo do Title Tag, deve ser atraente e motivar a pessoa a clicar, também utilizando a palavra-chave principal;
  • A URL da página deve ser fácil e direta;
  • As imagens utilizadas devem sempre conter descrição – você pode acrescentá-las na aba texto alternativo;
  • Faça uso de linkagem interna, sempre que possível e que fizer sentido. Assim, você aumenta o tempo de permanência do usuário no seu site. 

O que é seo: marketing

Mas afinal, o que é o SEO no marketing digital?

Bom, sabe quando você tem uma dúvida e já vai logo procurar no Google a resposta para aquela pergunta? A utilização do SEO é exatamente para isso: você precisa entregar a melhor resposta ao usuário, para que sua empresa rankeie nas primeiras posições.

E isso vai muito além de um bom conteúdo: é necessário oferecer uma boa boa experiência ao usuário ao entrar em seu site (questões como carregamento da página, boa leitura, entre outros aspectos).

E o melhor: se esse tráfego orgânico for bem trabalhado, ele pode gerar muitos leads e ótimas oportunidades de venda. 

Seo: importância no marketing digital

Você já sabe o que é seo em marketing digital, mas se ainda não está convencido de sua importância, esse dado com certeza fará você pensar:

Um estudo de Brian Dean, do Backlinko, relatou que apenas 0,78% dos usuários clicaram em algum link na segunda página de busca. 

Isso quer dizer que, se o seu site não aparecer nos primeiros links do ranking de buscas, dificilmente ele será acessado e, consequentemente, sua marca será esquecida. 

De nada adianta produzir conteúdo de qualidade, se você estiver falando sozinho, não é mesmo?! Por isso, é hora de começar a trabalhar as estratégias de SEO no seu site.

Ah, e precisando de ajuda, conte conosco para te ajudar! Entre em contato hoje mesmo!