google-adwords-o-que-é-e-como-lucrar-com-a-ferramenta-centro Google adwords: o que é e como você pode lucrar com a ferramenta?

Pense bem, você tem um produto ou serviço e quer comercializá-lo, mas ainda não sabe muito bem qual caminho seguir para isso.

Você pensa em mil possibilidades para ter mais visibilidade e não sabe qual a melhor opção,  o nosso conselho é: se precisa de resultado rápido invista no Google Adwords.

Por quê? Primeiro porque você precisa atrair clientes, isso é fundamental para qualquer empresa que quer manter um boa saúde financeira, a atração de novos clientes é o oxigênio de toda empresa.

Na época do marketing tradicional, as TVs, rádios, jornais ou revistas eram os principais canais para atrair o interesse das pessoas pelos produtos ou serviços lançados, por meio de anúncios.

Hoje, os anúncios em canais digitais são formas muito efetivas de aumentar a visibilidade de uma empresa e atrair novos clientes.

No Brasil, o buscador do Google representa 92% do tráfego de buscas na internet. As pessoas buscam por simplesmente todos os assuntos  e é por isso que a sua empresa deve anunciar no Google Adwords.

As pessoas procuram por inúmeros assuntos,  tão diversificados quanto a galáxia, todos os assuntos são pesquisados na internet.

Podem ser temas ligados à educação, curiosidades, músicas ou até mesmo buscar produtos ou serviços que irão atender as necessidades delas.

Com certeza temas relacionados ao seu negócio também são buscados diariamente, e por que não aproveitar isso?

Google Adwords: como funciona?

Antes de mais nada, o que é Google Adwords? Na tradução,  Ad é anúncio e words são palavras.  Mas na verdade, Google Adwords é uma ferramenta que permite que você anuncie (ou crie links patrocinados, para usar termos próprios da era digital) em várias plataformas.

Algumas dessas plataformas  nas quais seu anúncio pode aparecer são do próprio Google, como as pesquisas que você faz diariamente no buscador do google, seja para saber mais sobre um assunto ou para comprar algo pela internet.

A rede do Google é  composta pelos sites de busca do Google (Google.com.br), sites proprietários do Google, como o Google Maps, e os chamados parceiros de pesquisa..

Esses sites parceiros representam uma verdadeira rede de displays e aplicativos que disponibilizam espaços publicitários para seus anúncios. Outro canal que também permite anúncios por meio do Google Adwords é o Youtube.

Ou seja, pelo Google Adwords você tem a rede de pesquisa, aplicativos, rede de displays e o Youtube para criar seus links patrocinados. Esses canais poderão atrair visitantes qualificados para o seu site, o que vai possibilitar mais visualização e, consequentemente, mais vendas.

Na rede de pesquisa, quando alguém busca por algum assunto, vai aparecer uma página conhecida como “Resultado da Busca” a SERP do Google, que é onde o seu anúncio ou link patrocinado vai aparecer. E esses anúncios estão aparecendo cada vez mais nos resultados da busca, colocando o resultado orgânicos cada vez mais abaixo da página.

Isso significa que o espaço do Adwords, tem crescido cada vez mais no mecanismo de busca do Google, o que favorece altamente quem está disposto a anunciar lá.

Outra maneira de visualizar um anúncio pelo Google Adwords, é quando você entra em um blog parceiro do google e encontra um banner de anúncio  em algum lugar da página. Além disso, você também já deve ter visto, quando faz uma busca no Youtube, que antes de aparecer o vídeo escolhido, ou até mesmo durante a exibição, aparecem anúncios naquele espaço.

Google Adwords, o que é?

O Google Adwords  (Adwords.google.com) é um tipo de propaganda paga por clique, criada em 2000, mas que teve crescimento vertiginoso nos últimos anos.

via GIPHY

Como anunciar de forma correta?

Em cada plataforma há os tipos corretos de anúncios para serem feitos. Vamos ver cada um deles:

Rede de Pesquisas

No Google Adwords, palavras-chave determinam os anúncios que serão exibidos. Esses anúncios ficam no início e no fim da SERP (Search Engine Results), na página de resultado das pesquisas. Uma pequena legenda “Anúncio”, revela que é um link patrocinado.

Aqui o anunciante só paga quando a pessoa clica no link, e é muito útil para alcançar quem busca soluções, produtos ou serviços.

Rede de Displays

Em websites, blogs, páginas de notícias, os anúncios aqui possibilitam opções especiais para segmentação, palavra-chave, informações demográficas e remarketing.

É uma publicidade gráfica que pode ser feita por meio de banners (imagens, animações e layouts especiais), caixa de texto, anúncios personalizados no Gmail , que vão direto à caixa de mensagem dos usuários, e aplicativos para dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Youtube

Esses são os anúncios que vemos antes ou durante um vídeo buscado no Youtube. Aqui, o público pode ser selecionado local, idade, sexo e diversos outros tipos de segmentação.

Aqui o anunciante paga quando há algum tipo de interação. Ou seja, se pular antes de 30 segundos, o anunciante não paga nada.

Aplicativos

Esse tipo de anúncio é excelente para quem já está dentro das regras do Mobile First, que ajuda a promover as empresas que já tem seus sites adequados aos dispositivos móveis.

Mas como criar a primeira campanha?

Você deve se perguntar: eu preciso de curso de Google Adwords para criar uma campanha? É claro que ter um profissional especializado para os seus planos de mídia é sempre útil, mas não, não é preciso um curso de Google Adwords.

Em primeiro lugar, você precisa ter uma conta do Gmail, para fazer o seu login.

O Google Adwords é um tipo de leilão, onde os anunciantes oferecem dinheiro em troca de cliques, mas o Google também combina outros fatores para classificar a posição dos anúncios. Ou seja, o anúncio precisa ser bom.

Para isso, a base do Google é o Ad Rank, composto por Índice de Qualidade x Lance (CPC Máximo). Para o Índice de Qualidade, existe uma nota de 1 a 10, composta pela taxa de clique (CTR), relevância e taxa de destino. Junto com o lance, todos esses fatores vão determinar a localização do anúncio no Google Adwords.

Então, perceba que não sendo tão simples assim, ter um especialista em Google Adwords pode ajudar a melhorar seus resultados com mais estratégias e pagar menos por clique.

Um profissional  vai ajudar a trabalhar com o Google Adwords Keyword Planner, que é um planejador de palavras-chave, ou seja, uma ferramenta gratuita que permite a construção de novas campanhas na rede de pesquisa.

Isso é fundamental, porque conhecer as palavras-chaves corretas, ou seja, as palavras que as pessoas estão buscando na internet são determinantes para os resultados.

O Google Adwords Keyword Tool vai auxiliar na escolha de palavras-chave e grupos de anúncio, e também possibilitar a definição de um orçamento específico para os anúncios adequado às suas necessidades e possibilidades.

Outra ferramenta importante é o Google Adwords Express, que é um produto de publicidade que automatiza o gerenciamento dos anúncios on-line. Tem campo de abrangência mais restrito, é mais básica e mais simples, bastante indicada para microempreendedores ou empresas que têm mais dificuldades em usar os recursos mais avançados do Google Adwords, se você não tem experiência essa é a melhor opção para você começar.

Como entrar no Google Adwords e fazer um bom anúncio?

Como foi dito acima, é necessário ter uma conta no Gmail. Com esse login do Gmail, entre em https://adwords.google.com.

Se não tiver esse e-mail do Gmail  é só criar. Clique em comece agora, digite o email do Google que quer vincular ao Adwords e depois coloque o nome do website da sua empresa. Clique em continuar, então você vai entrar em uma tela que dará uma configuração guiada para criar sua conta no Adwords.

Então você vai preencher dados sobre a sua empresa, primeira campanha e pagamento.

Para você ter ideia de melhores resultados, pense em um anúncio que seja na medida para quem quer atingir: coloque no título exatamente a mesma palavra-chave da busca, e, de preferência, em negrito, porque gera mais resultados.

Além disso, outra opção é citar qualificadores de anúncio, para eliminar os cliques que a sua empresa não está interessada.

Preços e formas de pagamento também funcionam como um atrativo, e influenciam de forma positiva na taxa de conversão do anúncio. Isso também evita um clique desnecessário que você terá que pagar, porque quando a pessoa não encontrar o preço e as condições, automaticamente vai clicar no seu site para encontrar a informação.

Escrever todas a palavra com iniciais maiúsculas chamam atenção e geram mais cliques.

Dê uma atenção especial ao título, porque é o que mais chama a atenção para um anúncio. Sempre chame pelo público que quer atingir; vá diretamente no problema que vai solucionar e provoque o visitante com perguntas,  faça uma promessa e ofereça alguma informação relevante.

Na descrição, coloque informações que gerem interesse do seu público, como recursos e funcionalidades do que está oferecendo; apresente um benefício de forma clara e concisa; faça uma proposição sobre o seu diferencial; apresente um depoimento ou indicador de status; chame o seu cliente; coloque uma frase que afaste quem não é de seu interesse e, claro, faça uma promoção para arrematar.

Tenha consciência que as campanhas bem planejadas e executadas no Adwords irão gerar excelentes resultados na sua estratégia de marketing digital.

Nossa última dica e de máxima importância é que você leia antes de começar as políticas da anúncios do Google, existem conteúdos e práticas proibidas que você deve saber antes de começar.

cases-de-sucesso-grupos2-guia-noiva-600x148 Google adwords: o que é e como você pode lucrar com a ferramenta?