O marketing médico é fundamental posicionar nome no mercado, na construção de autoridade na especialidade e para atingir mais pacientes.
Atualmente, as pessoas estão mais antenadas e passaram a consumir muito mais informações online. Quem nunca deu um Google na hora de pesquisar uma especialidade, um médico ou algum sintoma e doença?
Por isso, já não basta mais ter somente o nome no guia médico do convênio ou ser bem indicado por pacientes. Agora é preciso estar presente e ativo na internet, mas de maneira estratégica com marketing médico.
Afinal, qual a importância do marketing médico?
A essência da profissão médica é ajudar pessoas. Ao atingir esse objetivo primordial, mais pacientes estarão em sua agenda, portanto, mais resultados financeiros.
Para que esse objetivo seja alcançado, é primordial desenvolver uma estratégia de marketing digital para médicos de forma profissional e com metas bem delineadas por meio de:
1. Produção de conteúdo relevante diferenciado e qualificado de maneira constante;
2. Posicionamento como autoridade em sua especialidade e sair na frente da concorrência;
3. Criação de um relacionamento estreito com seu público por meio de canais digitais.
Naturalmente, a formação acadêmica, o conhecimento, a experiência na área, o cuidado com a estrutura física da clínica e o atendimento de excelência são importantes.
Mas sem um plano de marketing digital, com um marketing de conteúdo para médicos eficaz, a carreira do profissional para no tempo. E não é isso que você deseja para você, não é?
Principais ações para melhorar seus resultados
Se você deseja ser um médico bem-posicionado entre a concorrência, manter a agenda cheia, com faturamento e ter autoridade no assunto, confira as principais práticas do marketing digital para médicos:
1. A primeira ação é dar uma boa olhada nas regras do Conselho Federal de Medicina (CFM). Seguir as diretrizes do conselho são fundamentais na construção de sua credibilidade e reputação.
Sugerimos a leitura do Código de Ética Médico, da Resolução CFM Nº 1.974/2011 e do Manual de Publicidade Médica. São normas que estabelecem critérios no
marketing médico para evitar autopromoção, sensacionalismo, mercantilização da profissão e abusos de propaganda.
2. Tenha uma agência de marketing médico parceira que realmente entenda do GS2 marketing, por exemplo, possui um time qualificado que desenvolve estratégias de SEO, de inbound marketing para médicos e automações que levam a clínica para outro patamar. Confira nosso case de sucesso com o Dr. Marco Túlio Cavalcanti, que hoje já possui mais de 1milhão de inscritos em seu canal do Youtube e um Instituto com diversos outros profissionais atendendo e todos com agenda cheia.
3. Construa uma estratégia para marketing médico digital que envolva a implementação de boas práticas de SEO, criação de conteúdo para blog, redes sociais e e-mail marketing, por exemplo.
Os principais canais digitais para não ficar de fora
Site
O site é um cartão de visitas, uma verdadeira vitrine da clínica médica na internet por onde o possível paciente busca informação quando precisa de atendimento médico.
Além de ter uma identidade visual clara e esteticamente agradável, o site deve ser bem desenvolvido com design responsivo, otimizado para mecanismos de busca em todas as páginas e com informações claras de contato.
Se coloque no lugar do seu paciente: é importante ter uma boa experiência de navegação, seja pelo computador ou celular.
E se houver a possibilidade de agendamento online das consultas pelo site, como um chat, melhor ainda.
Blog
O blog (dentro do site) é uma das principais maneiras de atrair pessoas. Publicar conteúdos ajuda (e muito!) a fortalecer sua autoridade na área de forma orgânica. Além de ajudar no aumento da lucratividade.
Invista em informações qualificadas e textos únicos. Ah, e lembre-se: existem regras de SEO no formato da escrita que possibilitam seu nome ser melhor ranqueado nas buscas do Google.
Por isso, se seu público-alvo é o paciente, a linguagem precisa ser acessível e simples. É possível trocar termos mais técnicos por palavras simplificadas. Afinal, seu paciente não cursou medicina, não é mesmo?
E-mail marketing
Você sabia que, segundo a McKinsey & Company, a taxa de conversão de compra pelo e-mail marketing é 40 vezes maior do que pelas redes sociais?
É um canal de comunicação que conecta diretamente a clínica e seu público, que vai de uma caixa de e-mail para outra.
Os custos são mais baixos comparados às outras ações de marketing, desperta interesse, constrói relacionamentos, é focado em um público já engajado e é de fácil mensuração.
Redes Sociais
A gente não vive mais sem as redes sociais. Tenha um perfil nas principais, como Facebook, Instagram, LinkedIn, Youtube e Twitter.
Um dos queridinhos do momento é o Instagram. Aposte em stories e reels (um formato de vídeo) que costumam engajar bastante e ajudam a levar pessoas ao consultório.
Aproveite para postar fotos e vídeos com curiosidades e informações sobre sintomas e doenças de maneira descontraída, respeitando as regras do Conselho Federal de Medicina.
E como não falar do youtube? A dica é: tenha um canal. Confira o case de sucesso a seguir.
Case médico de sucesso
Um dos cases de sucesso da agência GS2 Marketing Digital é o Dr. Marco Túlio Cavalcanti, um influente médico urologista e andrologista na linha da saúde sexual do homem e performance masculina.
Ele buscou pela agência de marketing digital para expandir sua autoridade para os meios digitais e atingir um número maior de pessoas. Veja os resultados alcançados:
- Em três meses, o canal do Dr. Marco Túlio Cavalcanti no Youtube passou de 61,8 mil seguidores para 132 mil. Hoje são mais de 1 milhão de inscritos!
- Em 12 meses, seu canal do Youtube bateu 300 mil seguidores;
- O potencial de tráfego orgânico no site aumentou mais de 600% em três meses;
- Resultado 0 (zero) na Serp do Google para termo com mais de 2.500 buscas por mês;
- Geração de mais de 1.800 leads por meio de materiais ricos sobre assuntos de interesse da persona, como disfunção erétil e prótese peniana;
- Depois de 12 meses, são gerados cerca de 900 leads por mês com os materiais ricos. Estes leads vêm organicamente dos diversos canais de aquisição (Youtube, Google Serp e Instagram).
- Em outubro de 2023 foram gerados mais 1.600 leads desses 44% fizeram a levantada de mão para marcação de consulta.
Está procurando uma agência que saiba fazer marketing médico?
Viu como trabalhar com marketing para médicos de maneira estratégica e com o parceiro certo pode te levar ao topo?
A GS2 Marketing Digital é especialista no assunto, sabe elaborar um plano de marketing eficiente e também oferece consultoria de marketing. O foco do nosso trabalho é atrair visitantes, gerar leads e nutrir um bom relacionamento com o cliente até o momento do fechamento do negócio.
Nossa estratégia de sucesso é feita com base no desenho da jornada de compra da sua persona. Contamos com as áreas mais estratégicas do marketing digital para fazer a sua empresa crescer.
Quer saber mais como podemos te ajudar a montar suas estratégias? Entre em contato com a gente e tenha a seu lado a agência especializada em marketing médico, com foco total em resultados.
Também fique por dentro sobre automação de marketing, clicando em nosso e-book