Brand marketing: pare de depender de todas as plataformas

O texto relata sobre brand marketing e como parar de depender de todas as plataformas. No decorrer dos parágrafos, é possível o que é brand marketing, seus conceitos e quais são os seus benefícios.

Brand marketing: pare de depender de todas as plataformas

Sabia que é possível fazer seus clientes se tornarem fãs da sua marca e, consequentemente, venderem por você?

Isso é apenas um dos diversos benefícios que o negócio online por meio do brand marketing traz para o seu negócio. Esse conceito conquista e fideliza consumidores por meio de um relacionamento que leva em consideração os valores da empresa.

Portanto, o brand marketing está diretamente ligado ao planejamento por trás de cada negócio. É fundamental entender o que é esse conceito e como aplicá-lo em seu negócio. Confira! 

O que é brand marketing?

Se você sabe o que é marketing digital, deve entender que dentro dele existem diversas estratégias para alcançar os mais diversos resultados. E o brand marketing é uma delas.

O conceito de brand já existe há muito tempo, e vem sendo cada vez mais importante dentro de um mesmo segmento, especialmente, diante dos concorrentes.

Sendo assim, o brand marketing é uma estratégia que alinha as ações de marketing com o planejamento estratégico do negócio, em outras palavras, é um jeito de transmitir por meio das campanhas a missão, os valores e a cultura da empresa que são usadas como base para o desenvolvimento dos seus produtos e serviços. 

Com isso, os consumidores conseguem entender o propósito da marca e, por consequência, começam um relacionamento com a mesma. A estratégia de brand pode ser utilizada tanto pelos grandes negócios, quanto pelas pequenas empresas, pois qualquer marca necessita ser reconhecida pelo mercado. 

E o que significa brand?

Em português, brand quer dizer marca. E você já parou para pensar quantos tópicos envolvem esse termo? 

Marca é muito mais que a representação figurada de um serviço ou produto, é a maneira como sua empresa é reconhecida no mercado. Uma marca engloba memórias e expectativas.

Quem não tem aquele afeto e uma história para contar a respeito de uma determinada empresa?

Ou também há os casos em que a experiência não foi tão agradável assim, formando uma lembrança negativa a respeito do produto ou serviço.

Já deu para perceber que a marca é tudo aquilo que vem à cabeça do consumidor quando pensa no seu negócio. Além de ser a personalidade e identidade da sua empresa. 

A logomarca, a paleta de cores e a identidade visual são importantes, assim como a missão e o propósito da sua marca, porém, o que fica na lembrança ao final do dia é a experiência que a empresa ofereceu para o consumidor e de que maneira isso impactou a vida dele. 

A Coca-Cola é uma das especialistas quando o assunto é brand marketing, já que criou no imaginário popular o vínculo do produto a momentos em família, como um almoço de domingo ou uma ceia de Natal. 

A Apple traz um grande exemplo do fortalecimento do seu brand, associando a marca à ideia de inovação e tecnologia todos os anos.  

Entendeu como não existe o marketing x branding? 

Os dois termos são conceitos que devem andar juntos, formando uma parceria de sucesso e trazendo excelentes resultados, quando bem aplicados. 

Dito tudo isso, para simplificar, a marca é a forma que um negócio tem de se destacar da concorrência, afinal nenhuma empresa é igual a outra. 

Marketing e branding: entenda a importância

Sempre comentamos por aqui o quão grande está a concorrência. Ou seja, o cliente tem muitas opções do que comprar, onde comprar e de quem comprar.

Mas engana-se quem pensa que o consumidor atual compra um produto ou contrata um serviço. Ele adquire a solução que o seu negócio traz para a vida dele.

Um exemplo fácil e palpável é quando alguém compra uma furadeira. Essa pessoa não adquire esse produto pensando no bem material em si, mas no buraco que precisa fazer na parede para colocar aquela fotografia ou quadro que trazem boas sensações, ou no relógio que precisa pendurar na cozinha para não se atrasar mais.

É justamente sobre isso: suas vendas devem ser pensadas na experiência que  proporcionam ao consumidor. Assim, utilizar estratégias de brand marketing é de suma importância, visando aumentar o alcance da sua marca, o reconhecimento e a confiabilidade.

E não é segredo para ninguém que clientes satisfeitos recomendam serviços e/ou produtos a familiares, amigos, conhecidos ou até mesmo nas redes sociais, atraindo potenciais consumidores de maneira orgânica, reduzindo o custo de aquisição por cliente e aumentando o seu faturamento.

As ações de brand experience marketing – marketing de experiência da marca – vão ajudar a gerar valor no seu negócio, transformando os clientes em verdadeiros fãs da marca e elevando o patamar da sua marca diante de outras empresas. 

E se você acha que não tem recursos para fazer isso, saiba que não estamos falando de nenhum super evento. Um e-mail marketing de boas-vindas, ou uma mensagem pós-compra fazem muito mais diferença no dia a dia do consumidor do que você imagina.

Ah, e não podemos esquecer da importância do online marketing branding em fazer parte da rotina dos colaboradores também. Um time inspirado, que enxerga o propósito do negócio, atrai muitos mais clientes. 

Quem vê valor não vê preço

Você já ouviu algum cliente reclamar que o seu produto ou serviço está muito caro? 

Isso acontece porque muito provavelmente ele está vendo o preço, e não o valor. O brand marketing faz total diferença nesse aspecto. 

Uma marca que entrega o que o cliente precisa, na hora que precisa, levando  transformação à vida dele, não terá problemas como esse.

É o caso, mais uma vez, da Apple. Os preços podem ser exorbitantes no Brasil, mas os consumidores continuam trocando seus aparelhos celulares ano após ano, aguardando ansiosamente as novidades da empresa.

Quem deve fazer brand marketing?

Para todas as pessoas que chegaram até aqui e continuam se questionando se devem aplicar o brand marketing em seu negócio, a resposta é sim. Todo empreendedor que está em busca de conquistar clientes fiéis e que querem parar de correr atrás de consumidores devem investir nesse planejamento.

Lembre-se que não precisa ser nenhum grande empresário com sua empresa consolidada no mercado para começar a aplicar essa estratégia em seu negócio. 

Benefícios do brand marketing

Existem diversos benefícios que o brand marketing traz para o negócio digital. A seguir, veja algumas deles: 

Existem diversos benefícios que o brand marketing traz para o negócio digital. A seguir, veja algumas deles: 
Aumento da confiança do cliente no negócio: é por meio das ações de branding que toda empresa consegue adquirir a confiança de seus leads e clientes. Isso ocorre pelo fato que as pessoas não compram mais produtos ou serviços com o objetivo de atender às suas necessidades, mas sim pela experiência da compra; 
Auxilia na fidelização dos consumidores: as ações do online brand marketing também auxiliam na fidelização dos consumidores, o que diminui o custo de obtenção do cliente, ou seja, o valor que o negócio investe para conquistar um novo cliente.
Impacto na valorização dos produtos e serviços digitais: esse benefício é voltado para a mudança que os produtos ou serviços digitais podem proporcionar para as pessoas que o consumiram. Então, qualquer empreendedor que conseguir atingir esse propósito, entenderá que seu negócio tem um valor agregado maior.
  • Aumento da confiança do cliente no negócio: é por meio das ações de branding que toda empresa consegue adquirir a confiança de seus leads e clientes. Isso ocorre pelo fato que as pessoas não compram mais produtos ou serviços com o objetivo de atender às suas necessidades, mas sim pela experiência da compra; 
  • Auxilia na fidelização dos consumidores: as ações do online brand marketing também auxiliam na fidelização dos consumidores, o que diminui o custo de obtenção do cliente, ou seja, o valor que o negócio investe para conquistar um novo cliente.
  • Impacto na valorização dos produtos e serviços digitais: esse benefício é voltado para a mudança que os produtos ou serviços digitais podem proporcionar para as pessoas que o consumiram. Então, qualquer empreendedor que conseguir atingir esse propósito, entenderá que seu negócio tem um valor agregado maior.

Leia mais:

Online brand marketing: saiba por onde começar

Depois de toda essa explicação, você está empenhado em trabalhar o brand da sua marca, mas não sabe por onde começar?

Trouxemos algumas dicas:

1- Tenha um propósito de negócio sólido e bem estruturado Entendendo que as pessoas não compram um produto/serviço e sim uma experiência ou mudança para suas vidas, é necessário ter o propósito do seu negócio muito bem definido. De que maneira ajuda os clientes? Qual a missão da empresa? O que torna o seu negócio único, diante de tantos concorrentes? Enfim, existem inúmeras perguntas que você pode fazer para chegar ao denominador em questão. O importante é ter isso bem estruturado, e passar essa informação para toda a equipe. 2- Trabalhe a cultura organizacional da empresa Os colaboradores da empresa devem estar envolvidos nas estratégias de brand marketing desenvolvidas. Além disso, eles precisam acreditar no propósito da empresa. São eles que estão em contato todos os dias com os clientes, logo terão grande parte da responsabilidade de transmitir todas essas informações aos consumidores. 3- Saiba quem é a sua persona e o seu público-alvo Para todas as estratégias de marketing, esse é um ponto crucial e inegociável. Conhecer o seu público-alvo e a sua persona fará com que você entenda o que aquele cliente espera da sua marca, quais são as dores que busca solucionar, além de toda jornada de compra - conhecida como jornada do cliente - que ele percorre desde a primeira visita, até virar definitivamente um consumidor e efetuar a compra. 4- Não esqueça da identidade visual Você sabia que a cor vermelha é a mais utilizada em empresas do ramo alimentício? A explicação é porque é considerada a cor da fome, estimulando não só o apetite, como também a urgência. Você se lembrou de alguma marca com arcos dourados? De qualquer maneira, é importante não esquecer de aspectos como logomarca, paleta de cores, fontes utilizadas, enfim, tudo o que engloba a identidade visual da marca e também transmite informações. 5- Não se esqueça do marketing de relacionamento O marketing de relacionamento são estratégias voltadas para que o cliente, ou potencial cliente, tenha uma experiência positiva com a marca. Exemplos de ações são os programas de fidelidade, e também e-mails com promoções personalizadas ou descontos em datas especiais como o aniversário do cliente. 6- Conte com uma boa agência de marketing digital Sabemos o quão difícil pode ser dar conta de todos esses pontos: design, posicionamento do negócio, reconhecimento de marca, dentre diversos outros tópicos que devem ser levados em conta na construção da marca. Por isso, nada melhor do que contar com uma agência de marketing digital nesse processo. Com profissionais especializados em produção de conteúdo com foco em SEO, mídia paga, analistas de inbound marketing, designers e tudo o que a sua marca precisa para oferecer o melhor ao seu cliente e convertê-lo em mais vendas para você. Como anda o brand marketing do seu negócio? Precisando de ajuda, entre em contato com o time da GS2 Marketing Digital!

1- Tenha um propósito de negócio sólido e bem estruturado 

Entendendo que as pessoas não compram um produto/serviço e sim uma experiência ou mudança para suas vidas, é necessário ter o propósito do seu negócio muito bem definido.

De que maneira ajuda os clientes? Qual a missão da empresa? O que torna o seu negócio único, diante de tantos concorrentes?

Enfim, existem inúmeras perguntas que você pode fazer para chegar ao denominador em questão. O importante é ter isso bem estruturado, e passar essa informação para toda a equipe.

2- Trabalhe a cultura organizacional da empresa

Os colaboradores da empresa devem estar envolvidos nas estratégias de brand marketing desenvolvidas.

Além disso, eles precisam acreditar no propósito da empresa. São eles que estão em contato todos os dias com os clientes, logo terão grande parte da responsabilidade de transmitir todas essas informações aos consumidores. 

3- Saiba quem é a sua persona e o seu público-alvo

Para todas as estratégias de marketing, esse é um ponto crucial e inegociável. Conhecer o seu público-alvo e a sua persona fará com que você entenda o que aquele cliente espera da sua marca, quais são as dores que busca solucionar, além de toda jornada de compra – conhecida como jornada do cliente – que ele percorre desde a primeira visita, até virar definitivamente um consumidor e efetuar a compra. 

4- Não esqueça da identidade visual

Você sabia que a cor vermelha é a mais utilizada em empresas do ramo alimentício?

A explicação é porque é considerada a cor da fome, estimulando não só o apetite, como também a urgência.

Você se lembrou de alguma marca com arcos dourados?

De qualquer maneira, é importante não esquecer de aspectos como logomarca, paleta de cores, fontes utilizadas, enfim, tudo o que engloba a identidade visual da marca e também transmite informações. 

5- Não se esqueça do marketing de relacionamento 

O marketing de relacionamento são estratégias voltadas para que o cliente, ou potencial cliente, tenha uma experiência positiva com a marca.

Exemplos de ações são os programas de fidelidade, e também e-mails com promoções personalizadas ou descontos em datas especiais como o aniversário do cliente. 

6- Conte com uma boa agência de marketing digital

Sabemos o quão difícil pode ser dar conta de todos esses pontos: design, posicionamento do negócio, reconhecimento de marca, dentre diversos outros tópicos que devem ser levados em conta na construção da marca.

Por isso, nada melhor do que contar com uma agência de marketing digital nesse processo. 

Com profissionais especializados em produção de conteúdo com foco em SEO, mídia paga, analistas de inbound marketing, designers e tudo o que a sua marca precisa para oferecer o melhor ao seu cliente e convertê-lo em mais vendas para você.

Como anda o brand marketing do seu negócio? Precisando de ajuda, entre em contato com o time da GS2 Marketing Digital! 

GS2 Marketing Digital 

Somos especialistas em atrair visitantes, gerar leads e nutrir um bom relacionamento com o cliente até o momento da compra.

Nossa estratégia de sucesso é feita com base no desenho da jornada de compra da sua marca. Nós reunimos dados e analisamos os nossos clientes de sucesso de diversos segmentos para chegar a uma metodologia que vai fazer aumentar as suas vendas. 

Contamos com as melhores estratégias de brand marketing para fazer o seu negócio crescer! 

Quer saber mais como a GS2 Marketing Digital pode te ajudar a estruturar seu brand?

Fale com a gente! 

ebook tudo sobre automação de marketing

Conteúdo