Ao falarmos de UX Writing, não estamos abordando apenas conteúdo, e sim uma verdadeira e genuína experiência do usuário com as palavras em textos e microtextos, por meio da interface de push, e-mails, sites, entre outros. As palavras em UX Writing são a própria experiência do usuário.
Segundo Don Norman, Diretor do Laboratório de Design da Universidade da Califórnia em San Diego e considerado o pai do termo “UX”, a experiência do usuário envolve todos os aspectos da interação e seu requisito primordial é oferecer uma experiência única e exemplar, atendendo às necessidades do usuário.
O que é UX Writing?
O UX Writing nada mais é do que um modelo de escrita estratégica aplicada em interfaces e produtos digitais, como aplicativos e sites. Seu papel é tornar a navegação simples, amigável e intuitiva. E está diretamente ligado ao design e à arquitetura da informação.
Esse modelo de escrita tem o poder de compreender como o usuário está se sentindo (e como o cliente deseja que ele se sinta), indicar ao usuário onde está e para onde vai e, o que provavelmente seja o mais importante: faz com o usuário aja (e tenha engajamento).
Simplesmente o usuário quer saber somente dos benefícios de usar uma solução e como essa solução vai resolver algum problema seu do dia a dia.
Em resumo, a diferença entre o Copywriting e o UX Writing é muito sutil, porém perceptível, de acordo com a Rock Content, especialista em marketing de conteúdo: “Enquanto o foco do copywriting é chamar atenção das pessoas e atrair leads para o negócio, o UX writing, mesmo que indiretamente facilita a conversão de leads, foca na experiência do leitor. Isso resulta no uso de termos mais simples, em um texto mais objetivo e em um desenvolvimento orientado pelo produto, não pelas vendas“.
O que faz o UX Writer?
O profissional de UX Writer resolve problemas por meio das palavras, conta a história de uma empresa, serviço ou produto, mantém as pessoas interessadas a continuarem conhecendo e usando produtos e serviços e escreve de maneira clara, concisa e objetiva.
O UX Writer é um excelente parceiro de toda a equipe de marketing, como mídias sociais, vendas, atendimento, análise de dados, gerente de produtos e desenvolvimento. Entretanto, sua principal dupla é o UX Designer.
Storytelling + resolução de problema real do usuário = sucesso no negócio
Onde podemos aplicar o UX Writing?
Em todos os pontos de contato de conteúdo com o usuário, como assistentes virtuais, bots, e-mails, notificações, landing pages, sites e aplicativos de celular.
A importância dos botões (as ações)
Em síntese, os botões de ação são um guia para o usuário, pois antecipa o que vai acontecer em seguida e oferece uma saída, uma opção.
Bem como, por exemplo, o “esqueci minha senha” aparece logo abaixo do campo “senha”.
Como o UX Writing pode ajudar seu produto ou empresa?
Relacionamento: ajuda a criar uma relação com pessoas, possibilitando experiências positivas;
Usabilidade: ajuda na melhora da usabilidade, fazendo com que as pessoas alcancem seus objetivos;
Identidade: ajuda a diferenciar sua marca, refletindo a personalidade do seu produto ou serviço.
Leia mais sobre:
As principais boas práticas de UX Writing
- Considere o conteúdo desde o início do projeto;
- Sempre leve em conta como está se sentindo o usuário;
- Diminua o esforço cognitivo para seu usuário;
- Consistência é fundamental;
- Estabeleça um diálogo com o usuário;
- Fale a língua de sua audiência;
- Testes e testes e mais testes: sempre.
A Agência GS2 Marketing
A GS2 Marketing é uma agência especialista em inbound marketing, SEO, performance, gestão de redes sociais e criação de sites. Contamos com diversos cases de sucesso ao longo dos últimos anos, confira o case de sucesso do Dr. Marco Túlio Cavalcanti.
O Inbound Marketing é quando o cliente é quem procura pela empresa e não ao contrário, o investimento é 62% menor do que o marketing convencional, trazendo resultados efetivos ao negócio.
Converse com um de nossos consultores.