25161-1524x1016 Os grandes desafios do marketing digital hoje em dia

Para elencarmos os maiores desafios do marketing digital nos dias de hoje é necessário analisar do ponto de vista do que é a transformação pela qual estamos passando. Se na Revolução Industrial a mudança veio pela forma como produzimos, hoje ela se refere à maneira que usamos a informação a nosso favor.

No meio digital, tudo é baseado em dados, porém se eles não forem contextualizados, não passam de meras informações frias e inertes. Por isso, para aplicá-los de forma que proporcione uma experiência humana encantadora, as equipes de marketing precisam saber como utilizar os dados de forma correta para realmente ajudar no crescimento das empresas.

Porém, nem tudo são flores. O marketing digital não é tão fácil como parece. Conheça algumas dificuldades enfrentadas pelos profissionais da área atualmente e como elas são resolvidas!

Confira também: Uso da internet no Brasil cresce e a sua empresa pode estar ficando para trás

Superar a saturação de informação

Atualmente, o consumidor tem contato com um conteúdo muito diverso e volumoso. Assim, ele fica saturado de tanta informação que nem sempre possui tanta relevância em sua vida. Como resultado, ele cria fortes restrições ao selecionar o que merece a sua atenção.

Por isso, é mais do que importante interagir com o público da maneira que eles preferem. Afinal, especialmente no meio digital, o consumidor tem o poder de simplesmente ignorar qualquer mensagem.

Por esse motivo, as empresas que trabalham com marketing digital são obrigadas a pensar estratégias diariamente para conseguir impactar o público-alvo de seus clientes “driblando” toda essa saturação.

Por isso, ao invés de adotar uma rota tendenciosa e focada no canal, como era feito no passado, os anunciantes precisam de mídias que funcionem independentemente do canal de transmissão e que sejam flexíveis quanto ao engajamento dos consumidores.

Isso ajudará os anunciantes a:

  • entender onde os consumidores estão;
  • fazer uma conexão real com o público e na hora certa, para criar experiências melhores para os compradores;
  • entregar mensagens mais agradáveis e persuasivas.

Fazer uma mensuração específica e contextual

Muitas agências de marketing digital trabalham focadas na mensuração geral da campanha. Contudo, o ideal é analisar qual combinação de canal, mensagem e produto está motivando com sucesso um segmento de consumidores a comprar.

Os anunciantes precisam saber não apenas como a campanha foi realizada, mas também como ela contribui para o sucesso da marca e como a campanha funciona de forma detalhada e mais específica, considerando não só uma análise sintética, mas também uma mais completa, que detalhe os resultados de forma mais específica.

Por isso, para determinar quais abordagens de marketing estão funcionando, as marcas precisam expandir suas fontes de dados para obter uma visão completa da jornada do cliente, implicando em:

  • medir como o gasto com anúncios movimenta a receita: metas de cliques, por exemplo, são insuficientes. As empresas precisam entender o impacto das ações da agência nas vendas;
  • usar os dados de forma efetiva: os dados de resultado não servem apenas para comprovar o bom trabalho da agência. Eles são fundamentais para orientar as próximas campanhas;
  • fornecer informações que façam diferença: as marcas precisam avaliar o tráfego e os picos de vendas para entender o que leva os consumidores a comprar em suas lojas.

técnicas-para-criar-a-sua-persona-2-1524x1016 Os grandes desafios do marketing digital hoje em dia

Gerar informação de valor com respeito à privacidade

Algumas iniciativas do marketing digital utilizam dados para segmentar grande volume de consumidores de forma menos intrusiva. Para isso, parte deles conta com fontes baseadas na Internet of Things e uma ampla base de dados da rede.

Porém, essas novas informações disponíveis geram sérios problemas de privacidade. Além disso, a forma como os anunciantes usam esses dados foi excessivamente automatizada e pouco personalizada.

Com os recentes escândalos de vazamentos de dados, os consumidores estão cada vez mais preocupados com a sua privacidade, tanto quanto prezam por ações mais personalizadas. Além disso, diversas iniciativas governamentais no Brasil e no mundo buscam a regulamentação do uso de dados e criam punições pesadas para aquelas empresas que não respeitam as normas impostas.

Por isso, é preciso adotar uma abordagem diferente para gerar experiências mais relevantes e obter uma melhor resposta por meio do envolvimento entre canais. Além do apoio tecnológico para garantir o máximo de segurança, é fundamental se estruturar de forma a permitir o máximo de humanização na experiência do cliente.