uso-da-internet-no-Brasil-1524x951 Uso da internet no Brasil cresce e a sua empresa pode estar ficando para trás

Segundo a pesquisa TIC Domicílios, realizada anualmente desde 2005 com o objetivo de mapear o acesso à Internet nos domicílios urbanos e rurais do Brasil, 126,9 milhões de pessoas utilizaram a rede de forma regular em 2018. De acordo com os dados revelados, o número de brasileiros que possuem acesso e utilizam a internet passou de 60% para 70% da população total em um ano.

Isso mostra que a Internet vem se tornando cada vez mais essencial e presente na vida das pessoas, o que pode ser uma grande vantagem para a sua empresa.

Quer saber por quê? Leia a matéria!

Por que sua empresa deve estar na Internet?

Ter uma presença forte no meio digital ajuda a criar possibilidades e oportunidades de novos clientes, diminuindo custos e aumentando a visibilidade de sua marca.

A Internet é um importante canal para o posicionamento de sua marca e da ampliação do acesso ao mercado para a oferta de produtos e serviços, bem como de construção de relacionamentos com o cliente, independentemente de barreiras geográficas.

Hoje em dia, a presença das empresas na Internet é inevitável e quem não se incluir, vai acabar ficando para trás. Confira mais três vantagens de se inserir no meio online:

  • Ser facilmente encontrado

As pessoas possuem o costume de utilizar a Internet como meio de pesquisas devido a maior comodidade e eficiência. Com a presença nesse meio, você só deve investir na classificação adequada de informações por relevância e a otimização de canais, baseado nas técnicas de Inbound Marketing e SEO, para que os mecanismos de busca classifiquem as pesquisas e as entreguem aos clientes.

  • Construir reputação e relacionamento

Assim que a empresa for encontrada por meio das buscas, o cliente irá escolher se deseja permanecer ou não no canal (redes sociais, site etc.). A oportunidade é única, por isso, deve ser bem aproveitada, já que é o início de um relacionamento.

Para conseguir manter o cliente em seu canal é importante que haja informações relevantes, promoções e outras estratégias de retenção que o convençam a trocar dados de cadastro para o posterior desenvolvimento de outras ações de relacionamento, como o envio de email marketing, por exemplo.

  • Otimizar processos para novos negócios

Empresas como restaurantes ou bares, por exemplo, podem disponibilizar em seu meio digital cardápios e fotos dos alimentos para que os clientes já tenham uma noção mínima do que irão encontrar no local. Porém, pense além das informações básicas, como por exemplo, uma ferramenta para pedidos que facilite a vida do cliente. Com isso, você terá o contato do cliente, sua preferência e poderá conhecer mais seu comportamento.

Essas informações são um verdadeiro tesouro e possibilitam estreitar relacionamento por e-mail, disponibilizar ofertas exclusivas, presentear o cliente em seu aniversário, entre outras ações criativas.

Dicas de ações para alavancar seus negócios através da Internet

  • Disponibilize diversas informações sobre os produtos e serviços de sua empresa;
  • Utilize ferramentas como o GoogleAds e do Facebook para criar anúncios que atraiam público;
  • Utilize ferramentas de automação de processos para, via email, distribuir dados, palestras, discursos, cartas da empresa e outras informações;
  • Divulgue novidades e lançamentos;
  • Tenha meios de comunicação com os clientes, seja por email, formulários eletrônicos, blogs ou redes sociais;
  • Tenha uma plataforma de FAQ para responder futuras dúvidas dos clientes sobre seus produtos;
  • Receber relatórios com informações e estatísticas sobre a origem das visitas e os interesses dos visitantes. Dessa maneira, é possível que você vá adequando seu conteúdo com base no seu público-alvo.

Viu como a Internet se tornou muito importante para o sucesso das empresas? O que você está fazendo para aumentar seu faturamento? Comece agora mesmo a mudar o panorama da sua companhia!