Orçamentos
Persona e público alvo: então o que são e as diferenças

Persona e público alvo: então o que são e as diferenças

A persona se refere às informações específicas e detalhadas do cliente ideal voltada para uma estratégia de marketing ou para uma venda otimizada. Já o público-alvo colabora com dados gerais e definições mais amplas

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a diferença entre persona e público-alvo, mas a resposta para esse questionamento é bem simples. A distinção entre os termos está no quão profunda é a pesquisa sobre os clientes e leads de um negócio.

Dito isso, leia em nosso texto e saiba o que é persona e público-alvo, entenda quais são as principais diferenças entre esses conceitos e como aplicá-los em sua empresa. Confira!

Vá além no entendimento de persona e público-alvo

Ainda que os conceitos sejam parecidos, é importante entender a diferença de público-alvo e persona para realizar um planejamento de marketing adequado. 

Público-alvo 

Público-alvo, também conhecido como target audience, é um conceito muito propagado e conhecido no marketing e na comunicação empresarial. Essa expressão nada mais é do que uma categorização demográfica, social, econômica e comportamental de quem a organização compreende ser o consumidor fiel da marca.

Vale ressaltar que as pessoas que fazem parte deste grupo serão os alvos das ações de marketing e vendas, ou seja, é por meio de uma série de pesquisas e questionários que são realizados durante um determinado período de tempo que são encontrados características predominantes em comum de uma turma.

Conheça as principais características que indicam quem o público-alvo podem ser:

  • Gênero;
  • Faixa etária;
  • Classe social;
  • Localização geográfica;
  • Nível de escolaridade;
  • Renda média mensal;
  • Hábitos de consumo;
  • Objetivos e necessidades. 

Entretanto, mesmo que toda marca analise esses dados, a concepção de público-alvo é muito ampla, pois ele conta com um grande grupo de pessoas e não considera os detalhes pessoais desses indivíduos, além disso podem existir condições que podem comprometer o procedimento de compra e venda. 

Portanto, em alguns casos, ter a definição do público-alvo não é o suficiente para chegar ao consumidor final. Por esse motivo, se o negócio quer ter exatidão e criar uma comunicação muito mais objetiva, é necessário trabalhar também com as personas. 

Como definir o público-alvo?

Após conhecer o significado de público-alvo, é fundamental entender como determiná-lo. Dito isso, o primeiro passo é elaborar um questionário para facilitar o procedimento para encontrar a audiência da marca. 

Hoje em dia, já existem algumas perguntas comuns e básicas que são primordiais, porém dependendo do segmento de atuação, muitas das vezes elas podem ser alteradas de acordo com as necessidades. Conheça quais são:

  • Seu negócio é voltado para empresas ou pessoas físicas?
  • Qual é a região, cidade ou estado que moram seus potenciais consumidores?
  • Qual é a faixa etária dos clientes?
  • Qual é a média salarial?
  • Qual o estado civil?
  • Com qual frequência eles consomem os produtos ou serviços?

É extremamente importante realizar a pesquisa de mercado para levantar informações a respeito do seu setor de atuação. 

Persona

Persona, também chamado de buyer persona, é o perfil do cliente ideal, aquele indivíduo perfeito para quem a sua organização pode oferecer seus produtos ou serviços, ou seja, refere-se a criação de um personagem semi fictício com base em dados e informações de clientes ou mercado. 

Geralmente, muitas empresas têm dificuldade de compreender exatamente quem é a sua persona e, por isso, pode acontecer alguma falha na hora de instruir um atendimento. 

Entretanto, mesmo que não seja uma “pessoa real”, com a definição da persona, é possível enxergar melhor quem é o consumidor padrão, dando um nome e fornecendo características representativas com base em informações de clientes verdadeiros. 

Além disso, é possível separar a persona em diferentes tipos, são eles:

Nessa imagem é descrita o conceito dos tipos de persona e quais são suas características principais

Portanto, a partir da criação do cliente ideal semi fictício, as empresas vão conseguir desenvolver ações mais estratégicas, tanto para a área de marketing, quanto para o atendimento ao consumidor. 

Benefícios da persona 

A verdade é que o principal benefício da persona é oferecer um direcionamento mais preciso para a sua empresa, pois ela fornece informações e dados poderosos para a melhoria de resultados, como:

  • Entender a dor, o problema daquele consumidor;
  • Melhor linguagem;
  • Entender quais são as redes sociais ideais para investir em anúncios;
  • Saber quais assuntos abordar; 
  • Chegar ao formato perfeito de conteúdo;
  • Obter palavras-chave relevantes ao planejamento de  marketing;
  • Conhecer quais são os melhores meios de comunicação para investir;
  • Oportunidades de upsell e cross sell;
  • Ficar por dentro dos melhores momentos para ofertar seus serviços.

Vale ressaltar que a persona pode e deve ser utilizada em todas as etapas do funil de conteúdo e vendas, e até mesmo, na prototipação de um produto ou serviço.
 

Leia mais:

Qual a diferença entre persona e público-alvo: exemplos

A diferença entre persona e público-alvo está basicamente na qualidade e quantidade de detalhes das pesquisas feitas para identificar o cliente ideal. Ao mesmo tempo que dentro de um público-alvo existem diversos perfis de consumidores, por outro lado, a persona simboliza, por meio de um personagem semifictício, um perfil que abrange as características do cliente excepcional. 

Ainda que existam diferenças entre persona e público-alvo, um e outro podem sim ser utilizados de forma conjunta e serem complementares, dependendo dos objetivos da empresa. 

Em outras palavras, o público-alvo é responsável por ajudar na hora da criação de ações e serviços mais abrangentes em uma fase mais inicial dentro de um funil de vendas. É claro, quando estamos nos referindo às situações de marketing e vendas.

Contudo, a criação de uma persona ideal facilita os grupos mais específicos, permitindo conquistar a atenção de um determinado cliente, assim fidelizando-o e tornando sua experiência de atendimento única.

Vale ressaltar também que dentro de um público-alvo existem diversas personas. Voltando ao exemplo do público-alvo de pais e  mães que procuram uma escola para seus filhos, podemos ter a persona mãe que trabalha fora e possui características e dores específicas dessa realidade, mãe que não trabalha fora, pai viúvo que conta com a ajuda dos avós na criação, mãe divorciada, entre tantas outras realidades que devem ser percorridas e analisadas as personas que serão desenhadas para o objetivo da empresa.

Além disso, o storytelling pode colaborar para um atendimento personalizado. Para quem não está familiarizado com o termo, essa é a arte de contar, desenvolver e adaptar histórias utilizando elementos específicos em eventos com começo, meio e fim, com o objetivo de transmitir uma mensagem de forma memorável ao conectar-se com o leitor no nível emocional. Com isso, seu negócio vai:

  • Ter o entendimento de como seus clientes pensam;
  • Possibilidade da criação de uma identificação com o cliente;
  • Envolvimento com a história;
  • Oportunidade de gerar mais conexão com o consumidor por meio de um forte apelo emocional. 

Veja a seguir, um exemplo de persona e público-alvo:

Persona

João Carlos, solteiro, 40 anos, mora na cidade de Salvador e é proprietário de uma transportadora de médio porte que faz logística e roteirização de cargas. Ele necessita de novas ferramentas que possam ajudar a sua empresa em meio à crise, implementando inovações com o intuito de gerar mais autoridade no mercado. 

Público-alvo

Homens, entre 20 e 40 anos, que moram na região metropolitana de Salvador e que possuem empresas relacionadas à logística e transportes. Seus negócios necessitam de melhorias em processos para aumentar os lucros. 

GS2 Marketing Digital

Somos especialistas em ajudar os nossos clientes a definirem suas personas e público-alvo, além de auxiliar na geração de leads e nutrição de um bom relacionamento com o cliente até o momento da compra.

Nossa estratégia de sucesso é feita com base no desenho da jornada de compra da sua empresa. Nós reunimos dados e analisamos os nossos clientes de sucesso de diversos segmentos para chegar a uma metodologia que vai fazer aumentar as suas vendas. 

Contamos com as melhores estratégias de marketing para fazer o seu negócio crescer! 

Quer saber mais como a GS2 Marketing Digital pode te ajudar a estruturar seu público-alvo e persona?

Fale com a gente! 

ebook tudo sobre automação de marketing

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba
novidades

Endereço

Hyde Park
Av. Cassiano Ricardo, 401 – sala 703 | Jardim Aquarius
São José dos Campos - SP

GS2 Marketing Digital +55 (12) 99660-9367

2022- todos os direitos reservados 
menuchevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram