Orçamentos
Funil de conteúdo: o que é e como fazer em cada etapa

Funil de conteúdo: o que é e como fazer em cada etapa

Entenda neste artigo como atrair novos clientes para o seu negócio usando o funil de conteúdo.

Essa técnica que auxilia no processo de geração de leads se tornou essencial para vendedores e, principalmente, no marketing digital. Conheça o passo a passo deste método. 

O que é funil de conteúdo?

Funil de conteúdo é uma ferramenta utilizada no marketing digital para ajudar na geração de novos leads, também auxilia no processo de fidelização dos consumidores. 

Está relacionado às etapas da jornada de compra do cliente, que representa todos os momentos que ele passa a partir da descoberta de um problema até a decisão por uma solução.

O funil de conteúdo será importante para conduzir o lead em sua jornada de compra, por meio de materiais relevantes para cada uma dessas etapas, que são: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra:

  • Aprendizado e descoberta: neste momento, o lead ainda nem sabe que tem um problema, e para isso, precisa ser nutrido com conteúdos que o façam aprender mais sobre o tema e estimulem essa descoberta;
  • Reconhecimento do problema: quando o lead reconhece que tem um problema, ele começa a pensar em buscar uma solução;
  • Consideração da solução: ele já começa a buscar uma solução e, nesta fase, já tem consciência que o seu produto ou serviço pode ser adequado para ele, mas quer entender mais para definir se é a solução certa;
  • Decisão de compra: neste momento ele já decidiu que a sua solução é a melhor e espera um incentivo.

As etapas do funil de marketing e vendas

O funil de vendas é baseado nas etapas do funil de conteúdo, é o processo de transformar um lead em comprador e defensor do seu produto ou serviço.

Essa técnica é dividida em três etapas (topo, meio e fundo), com o objetivo de atrair, converter e vender para novos clientes. Todas as etapas devem ser trabalhadas, estrategicamente com muito conteúdo de qualidade e call to actions (chamadas para ação) no momento certo, para alcançar melhores resultados. Veja a seguir todas as fases.  

Conheça as etapas do funil de conteúdo

Chegou o momento de entender todas as etapas do funil de vendas. São elas:

  • Topo do funil: conteúdos para atrair leads;
  • Meio do funil: conteúdos didáticos que ajudam no processo de decisão;
  • Fundo de funil: conteúdos para prender o lead e torná-lo um consumidor. 

Confira a explicação mais detalhada abaixo: 

Tofu - Topo de funil

No topo do funil, é o momento da educação do lead, ou seja, do aprendizado e da descoberta. É o momento no qual podem ser oferecidos materiais que o ajudem a descobrir que ele tem um problema.

O conteúdo para topo de funil fica na fase mais importante da metodologia aplicada - entrada do público frio - é nela que o usuário deve despertar o seu interesse em seu produto ou serviço. Muitas vezes, eles nunca ouviram nada sobre a sua marca. É o período de conscientização para futuras vendas.

Trazer o maior número de visitantes é super importante nesta etapa, os conteúdos publicados devem ser de qualidade e relevantes para que o público se identifique com a sua empresa e queira continuar a jornada.  

Nesta fase, responder às possíveis dúvidas e dores dos consumidores é sempre relevante. Com isso, eles entendem que têm problemas que precisam ser solucionados em seu negócio. Então, no conteúdo para topo de funil valem materiais como posts de blog e vídeos educativos, posts em redes sociais, e-books, infográficos, etc.

Mofu - Meio de Funil

Neste momento, na fase da consideração da solução, estão os conteúdos que vão ajudar o cliente a tomar uma decisão.

Aqui eles, em parte, estão interessados e familiarizados com os conteúdos oferecidos, também já sabem identificar seus possíveis problemas. 

Nesta fase é importante aprofundar esse relacionamento, demonstrando que sua empresa tem para oferecer as soluções ideias que o cliente está buscando. Para efetivar esses possíveis compradores, os conteúdos devem ser voltados para essas problemáticas. 

Vale ressaltar que nesta parte o público ainda não está 100% decidido em comprar ou adquirir os produtos e serviços oferecidos. 

Por isso, valem os posts mais aprofundados, posts sobre o produto ou serviço, e-mails marketing, e-books, materiais comparativos, etc.

Bofu - Fundo de Funil

O conteúdo fundo de funil é a etapa final de todo o processo, é etapa de conversão dos leads, a hora de transformar o lead em cliente. 

Por isso, os materiais oferecidos têm que ter as características certas para fidelizar o consumidor, sendo objetivo e mostrando que sua empresa é a melhor opção para o que ele está procurando, como cases de sucesso, prova social (depoimentos) e reviews. Nessa etapa o consumidor estará comparando a sua solução com a de outros concorrentes e poderá optar por outro, por isso é importante ter atenção à estratégia de conversão.

O público alvo já está quente e decidido do que fazer, só falta o empurrãozinho final para acontecer. É necessário envolver e incentivar o cliente para a ação de compra final.

Funil de conteúdo para o Instagram 

É importante ressaltar que todas as etapas citadas acima são usadas para as redes sociais, incluindo o Instagram. Então, para ter sucesso neste processo de funil de conteúdo, basta seguir todos os períodos já estabelecidos. 

Lembre-se:  é engajando, identificando os problemas e convertendo os leads que se faz um excelente negócio. 

Aprenda a fechar mais vendas usando técnicas de copywriting

Quer melhorar seu engajamento nas redes sociais. Leia também:

Conteúdo para funil de vendas

O início do funil de vendas sempre será a atração de entrada do consumidor para a sua empresa. Já, o final é a etapa de conversão desses possíveis clientes. 

É por isto que todas as fases precisam ser orientadas dentro do funil. Com conteúdos assertivos e didáticos, assim entendendo melhor o perfil do seu consumidor. 

No entanto, a jornada não acaba com a primeira compra, o cliente precisa ser retido, então o pós-venda também é muito importante, porque sempre custa mais barato reter um cliente do que conquistar um novo. Outro aspecto importante é fazer com que esse clientes fique tão satisfeito com a sua solução que queira te indicar para amigos e conhecidos.

Funil de conteúdo efetivo é com é com GS2 Marketing Digital 

Aplicar um funil de conteúdo em seu negócio é a melhor forma de ter grandes resultados em vendas. Além de ter a otimização de gestão, proporciona melhores oportunidades com os leads, previsibilidade de resultados e o desenvolvimento do seu produto ou serviço.  

A GS2 é uma agência de marketing digital, especializada em inbound marketing, com foco em resultados. 

Utilizamos as melhores ferramentas de marketing digital para produzir conteúdos assertivos para os nossos clientes, com ações criativas e notáveis. 

Essa seriedade e inteligência em marketing digital proporciona reconhecimento de muito dos nossos clientes, para qual nos transformamos em uma máquina de geração de leads em funcionamento. 

Leia mais também sobre a importância do marketing de conteúdo em sites e-commerce e tenha ótimos resultados! 

Quer conhecer mais sobre como a GS2 Marketing pode te ajudar?

Clique aqui e entre em contato conosco! 

Confira um material exclusivo sobre como estruturar a sua empresa para ter êxito no marketing digital,  baixe nosso material exclusivo: 

ebook Como estruturara a sua empresa para ter sucesso no Marketing Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba
novidades

Endereço

Hyde Park
Av. Cassiano Ricardo, 401 – sala 703 | Jardim Aquarius
São José dos Campos - SP

GS2 Marketing Digital +55 (12) 99660-9367

2022- todos os direitos reservados 
menuchevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram