Orçamentos
Pinterest para levar tráfego para o seu site

Pinterest para levar tráfego para o seu site

Todo mundo que trabalha com marketing digital já percebeu que o alcance orgânico das redes sociais diminuiu muito. Mas tem uma plataforma que tem sido uma luz no fim do túnel para a geração de tráfego orgânico e dessa vez não estamos falando do Linkedin, estamos falando do Pinterest.

Segundo dados apontados pela própria rede social, divulgados em julho de 2020, o Pinterest superou a marca de 400 milhões de usuários ativos por mês, o que demonstra o alcance que a plataforma pode ter. 

Mas, como usar o Pinterest para aumentar o tráfego do seu site? Leia o texto abaixo e confira. 

Antes de tudo, o que é e como funciona o Pinterest?

Criada em 2010, para ser uma rede de compartilhamento de ideias inovadoras, a “rede social dos pins”, como o Pinterest também é conhecido, tem como forte as imagens em segmentos como moda, turismo, gastronomia, arquitetura e decoração, beleza, etc.

Porém, há muito mais que isso. Há pins sobre educação, negócios, tecnologia e até sobre games. Além disso, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Pinterest não é uma rede que só chama a atenção das mulheres. A própria empresa divulgou que 50% das novas assinaturas a cada ano vem dos homens.

Além disso, pela combinação de um algoritmo de mecanismo de pesquisa Smart Feed (muda constantemente), com funcionalidade de seguir, curtir e comentar, o Pinterest se tornou uma mistura de mecanismo de busca com tudo o que oferecem as redes sociais.

O público do Pinterest usa a rede para dar força aos seus sonhos, hobbies e até mesmo “planejar” suas vidas. Por exemplo, se querem viajar, ficam de olho nas imagens belíssimas dos destinos mais bombados, ou se querem realizar um jantar entre amigos, correm para buscar receitas com imagens de passo a passo ou do resultado final de um prato.

Mas além das fotos, dentro do Pinterest é possível incluir infográficos, tutoriais e outros conteúdos em formato de imagem divulgados no seu blog ou site.

Como usar o Pinterest para gerar tráfego? 

Agora que você já sabe como funciona o site Pinterest, deve estar se perguntando: mas, como ele pode gerar tráfego? Bom, basicamente, as imagens que são publicadas na rede são associadas com o link de origem, ou seja, quando a pessoa clica, é direcionada diretamente para um site ou um blog. 

Dessa forma, se você souber trabalhar bem essa integração, pode aumentar incrivelmente a página na Internet de sua empresa com publicações no Pinterest. 

Para comprovar esse potencial, um levantamento feito pela E-commerce Brasil no início do ano passado mostrou que 83% dos usuários compram algo depois de ter visto no Pinterest.

Como usar o Pinterest para gerar tráfego?  Agora que você já sabe como funciona o site Pinterest, deve estar se perguntando: mas, como ele pode gerar tráfego? Bom, basicamente, as imagens que são publicadas na rede são associadas com o link de origem, ou seja, quando a pessoa clica, é direcionada diretamente para um site ou um blog.  Dessa forma, se você souber trabalhar bem essa integração, pode aumentar incrivelmente a página na Internet de sua empresa com publicações no Pinterest.  Para comprovar esse potencial, um levantamento feito pela E-commerce Brasil no início do ano passado mostrou que 83% dos usuários compram algo depois de ter visto no Pinterest.

Como fazer para aproveitar esse potencial?

Quem quiser aproveitar as chances reais de aumentar o tráfego com o Pinterest pode focar em algumas atitudes.

Em primeiro lugar, é necessário otimizar o seu perfil, com palavras-chave que deem a chance do usuário encontrar a marca, assim como é feito com outras redes sociais. Além disso, a foto deve ser a mesma que usa em outras redes sociais, para que o usuário que vem de outras plataformas também a reconheça.

Outro ponto importante é ter objetivo e foco, ou seja, se a sua empresa fala do segmento de noivas, você deve criar pins relacionados a esse tema, se fala de beleza, aposte nos tutoriais em formato de imagem, por exemplo. 

Não existem padrões para as imagens Pinterest. Porém, deve-se tomar muito cuidado para que não se fuja do assunto, já que, caso isso aconteça, pode prejudicar o encontro com o público-alvo e, consequentemente, futuras vendas no site. 

Quem resolveu investir no Pinterest e tomou essas medidas simples, já pode comprovar o aumento no tráfego.Mas, há mais “segredinhos”. Entre eles, é que você pode salvar os seus posts em pastas. 

Por exemplo, você pode criar uma pasta “Dicas de maquiagem para o Réveillon". Dessa forma, se o usuário gostar do seu post, ele pode salvar em uma pasta pessoal.Toda vez que ele faz isso, o conteúdo é exibido também para os seguidores dele, aumentando o alcance do público e criando a possibilidade de um efeito exponencial.

Mas lembre-se que as palavras-chaves também precisam estar nestas pastas e nas descrições delas.Você também pode ter a quantidade de pastas que quiser, desde que não ultrapasse o limite de 500 pastas para cada conta.

As pastas precisam ser bem específicas, ou seja, ter em seu nome itens que remetam ao nicho de mercado da empresa. Se for uma empresa de decoração de festas, por exemplo, use os nomes das decorações nas pastas. Confira exemplos:

  • Decoração de festa infantil;
  • Decoração de festa de 15 anos;
  • Decoração da Marvel para festa;
  • Decoração da Barbie para festa.

Ter entre 100 a 200 pins por pasta representa um bom número. Importante mesmo é ter posts que sejam bem úteis e segmentados.

Outra boa dica para aumentar seu tráfego, é salvar pins em pastas colaborativas, que têm dezenas de milhares de seguidores. Assim, seu conteúdo vai ser exibido instantaneamente para novos seguidores que são interessados no seu segmento.

Além disso, para potencializar as chances de geração de tráfego,  não esqueça:

  • Redirecione os usuários do Pinter para o seu blog ou site;
  • Adicione imagens otimizadas para SEO;
  • Faça postagens regulares;
  • Use a função que possibilita saber seus conteúdos mais pinados;
  • Incorpore o botão salvar no seu blog;
  • Siga marcas e pessoas influentes no mercado

E então, que tal dar uma chance ao Pinterest? Com certeza, a sua marca vai ganhar muito com isso. Se você deseja aplicar estratégias de marketing nessa plataforma, entre em contato conosco e saiba como!

Leia também:

ebook como estruturar a sua empresa para ter sucesso com o marketing digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receba
novidades

Endereço

Hyde Park
Av. Cassiano Ricardo, 401 – sala 703 | Jardim Aquarius
São José dos Campos - SP

GS2 Marketing Digital +55 (12) 99660-9367

2022- todos os direitos reservados 
menuchevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram