Pinterest-para-levar-tráfego-para-o-seu-site-4 Pinterest para levar tráfego para o seu site

Todo mundo que trabalha com marketing digital já percebeu que o alcance orgânico das redes sociais diminuiu muito. Mas tem uma plataforma que tem sido uma luz no fim do túnel para a geração de tráfego orgânico e dessa vez não estamos falando do Linkedin, estamos falando do Pinterest.

Segundo dados apontados pela própria rede social, divulgados em setembro de 2018, o Pinterest cresceu 75% na quantidade de posts de usuários só no ano passado.

Hoje a plataforma já soma um número de mais de 250 milhões de usuários, e já está na cola do Twitter, que tem 335 milhões de usuários.

Essa é uma estatística que vai na contramão do que boa parte das redes sociais vem apresentando, que estão sofrendo números abaixo da expectativa.

Estatística que merece atenção

No relatório apresentado pelo Pinterest, foi possível averiguar que essa é uma comunidade global composta por 80% dos usuários de fora dos Estados Unidos.

E quem vai dispensar uma estatística dessas? Quem não quis aproveitar todo o potencial  do Facebook quando a rede gerava tráfego adoidado de forma gratuita? E o Face agora nem mesmo prioriza o feed de notícias. O que é pago é o que ganha destaque.

Com essa realidade inquestionável, agora é a vez de aproveitar o potencial do Pinterest e isso é bem mais simples do que apostar em estratégias mais elaboradas e trabalhosas que utilizam inteligência artificial, por exemplo. Você pode começar a utilizar o Pinterest em sua estratégia hoje mesmo.

Essa é uma conclusão também dos especialistas em internet, entre eles Edney Souza, que todos conhecem como Interney.

Em pesquisa realizada por ele, para a Digital House, divulgada no Social Media Week, o Pinterest foi apontada como uma rede social que é tendência para 2019.

Na pesquisa, foi apresentado que para os setores em que a imagem seja o forte, como turismo, moda, decoração, o Pinterest tem se mostrado um canal importantíssimo.

E isso podemos comprovar. Com um dos nossos clientes, o Guia Noiva, a geração de tráfego com o Pinterest é muito maior que o Facebook e isso já acontece há alguns anos.

O guianoivaonline.com.br  recebe mais de 6 mil visitantes por mês originários do Pinterest, o que representa um tráfego muito maior que qualquer outra rede social.

Pinterest-para-levar-tráfego-para-o-seu-site-6 Pinterest para levar tráfego para o seu site

Como funciona o Pinterest?

Criado em 2010, para ser uma rede de compartilhamento de ideias inovadoras, a rede social dos pins, tem como forte as imagens em segmentos como moda, turismo, gastronomia, arquitetura e decoração,  beleza, etc.

Mas há muito mais que isso. Há pins sobre educação, negócio, tecnologia ou games e uma crescenta gama de infográficos para segmentos de negócios. Por isso, quem pensa que o Pinterest é uma rede que só chama a atenção das mulheres está muito enganado.

A própria empresa divulgou que 40% das novas assinaturas vem dos homens.

Além disso, pela combinação de algoritmo de mecanismo de pesquisa Smart Feed (que muda constantemente) com funcionalidade de seguir, curtir e comentar, o Pinterest se tornou uma mistura de mecanismo de busca com rede social.

Por essas características, hoje é uma rede conhecida por ser  realmente uma fonte de inspiração no mundo todo. Segundo a própria plataforma, atualmente estão salvas lá mais de 175 bilhões de ideias. Só com os projetos DIY houve um crescimento de 35%.

O público do Pinterest usa a rede para dar força aos seus sonhos, hobbies e até mesmo “planejar” suas vidas. Por exemplo, se quer viajar, ficam de olho nas imagens belíssimas dos destinos mais bombados, ou se querem realizar um jantar entre amigos, correm para buscar receitas com imagens de passo a passo ou do resultado final de um prato.

Mas além das fotos, dentro do Pinterest é possível incluir infográficos, tutoriais e outros conteúdos em formato de imagem divulgados no seu blog ou site.

E como isso pode gerar tráfego? Justamente porque os posts com essas imagens, estão associados link de origem. Ao clicar, você vai diretamente para o site ou um blog. Com isso, o tráfego de um site pode crescer incrivelmente quando tem pin (post) publicado no Pinter.

Para comprovar esse potencial, confira dados apresentados pela própria rede, no ano passado, ou seja, antes de todo esse crescimento registrado do ano passado para cá:

  • 87% dos usuários compraram algo depois de ter visto no Pinterest;
  • 93% dos usuários usaram o Pinterest para planejar compras.

Como fazer para aproveitar esse potencial?

Quem quiser aproveitar as chances reais de aumentar o tráfego com o Pinterest pode focar em algumas atitudes.

Em primeiro lugar, você precisa otimizar o seu perfil, com palavras-chave que deem a chance do seu usuário encontrar a sua marca, assim como fez com outras redes sociais.

Além disso, a foto deve ser a mesma que usa em outras redes sociais, para que o seu usuário de outras redes também reconheça.

Tenha objetivo e foco, ou seja, se a sua empresa fala do segmento de noivas, você deve criar pins deste tema, se fala de beleza aposte nos tutoriais em formato de imagem.

Claro que pode ser variações sobre esse tema, mas nada que fuja do assunto só porque leu que os pins de outro segmento garantem muita visualização.

Quem resolveu investir no Pinterest e tomou essas medidas simples, já pode comprovar o aumento no tráfego.

Mas há mais “segredinhos”. Entre eles, é que você pode salvar os seus posts em pastas. Por exemplo, você pode criar uma pasta “Dicas de maquiagem para o reveillon”. Se o usuário gostar do seu post, ele pode salvar em uma pasta pessoal.

Toda vez que um usuário salva um post, aquele conteúdo é exibido também para os seguidores dele, alcançando um público maior e criando a possibilidade de um efeito exponencial.

Mas lembre-se que as palavras-chaves também precisam estar nestas pastas e nas descrições delas.

Você também pode ter a quantidade de pastas que quiser. E acreditamos que você não chegará neste número, queremos alertar que o Pinterest tem um limite de 500 pastas para cada conta.

As pastas precisam ser bem específicas. Lembra quando falamos acima do nosso cliente do setor de casamentos? Então, para um caso semelhante é possível criar pastas como:

  • Casamento no Campo
  • Decoração de Casamento de dia
  • Vestidos de Noiva
  • Penteados para noivas
  • Etc.

Ter entre 100 a 200 pins por pasta representa um bom número. Importante mesmo é ter posts que sejam bem úteis e segmentados.

Outra boa dica para aumentar seu tráfego, é salvar pins em pastas colaborativas, que têm dezenas de milhares de seguidores. Assim seu conteúdo vai ser exibido instantaneamente para novos seguidores que são interessados no seu segmento.

Além disso, para potencializar as chances de geração de tráfego,  não esqueça:

  • Redirecione os usuários do Pinter para o seu blog ou site;
  • Adicione imagens otimizadas para SEO;
  • Faça postagens regulares;
  • Use a função que possibilita saber seus conteúdos mais pinados;
  • Incorpore o botão salvar no seu blog;
  • Siga marcas e pessoas influentes no mercado

E então, que tal dar uma chance ao Pinterest? Com certeza, a sua marca vai ganhar muito com isso.