Orçamentos
Tendências de venda: veja o que irá bombar neste ano!

Tendências de venda: veja o que irá bombar neste ano!

Quem trabalha com vendas sabe que o mercado pode ser instável. A pandemia foi um bom exemplo de reviravolta sofrida na economia. Por isso, é sempre importante estar por dentro das tendências de venda, para garantir a fidelização dos clientes e se destacar entre a concorrência. 

Confira o texto abaixo para entender sobre as tendências de vendas na internet. 

Tendências de vendas: confira 5 dicas

Mundo híbrido

Em 2020, quando o mundo assistia às lojas e empresas fechando as portas físicas, a internet se abriu para que migrassem para o digital. Tudo que antes era feito presencialmente, passou a ser pela internet, desde reuniões, feiras, eventos, até aulas de escola e faculdade. 

Muitos negócios não estavam preparados para essa mudança e precisaram se adaptar rápido, para que não ficassem para trás. Depois de um período de adaptação e incertezas, se percebeu que a internet poderia diminuir custos, otimizar processos e tornar o dia a dia mais produtivo. 

Essa onda digital já era esperada, mas a pandemia acelerou esse processo. Portanto, uma das tendências de vendas em 2022 são as vendas online e um mundo híbrido. A maioria dos negócios que surgirem daqui para frente já virão com uma presença digital trabalhada. 

ebook quer aprender como gerar leads sem dor de cabeçã

CRM

O uso de dados é muito importante para quem trabalha na internet. É por meio da análise deles que você pode ter insights e entender como melhorar suas vendas, como atrair clientes e melhorar a relação com eles. 

O CRM (Customer Relationship Management) pode fornecer parte desses dados tão importantes para os negócios digitais. 

Ferramentas de CRM integradas à plataformas de marketing são muito utilizadas pelo marketing e pelas vendas, porque registram cada interação do cliente, levando em conta preferências e histórico do consumidor, ajudam na fidelização dos clientes e geram oportunidades de negócios. 

Por meio dessas ferramentas, é possível saber quantas vezes o consumidor visitou o site, que conteúdos consumiu, etc. Os contatos feitos pela equipe de vendas com os clientes, seja por e-mail, ligação ou WhatsApp, ficam salvos no CRM. 

O vendedor também pode incluir notas sobre a negociação. Tudo isso pode ser avaliado e utilizado em treinamentos ou em reuniões 1x1, o que só estimula a melhora da relação entre vendedor e cliente. 

Segundo a Salesforce, softwares de CRM chegam a aumentar até 29% das vendas, então é possível concluir que o CRM com certeza está entre as tendências de vendas para esse ano.

Inteligência Artificial

A inteligência artificial é uma inteligência similar à humana, apresentada por mecanismos ou softwares. Tem sido cada vez mais utilizada no auxílio de processos comerciais e para reunir dados que podem ser utilizados em estratégias de marketing e vendas

Segundo a Salesforce, a IA é a principal área de crescimento para equipes de vendas e um crescimento de 139% na sua adoção está previsto para os próximos três anos. 

O uso das IAs nos negócios pode ser muito vantajoso. Pode ser utilizada em bots para resolver problemas de suporte ao cliente, para definir preços dinâmicos, fazer análises preditivas, criar experiências atraentes para os clientes, principalmente, na sugestão automática de produtos com base nas preferências deles. 

Experiência do Cliente

A experiência que o cliente tem durante a compra no seu site é fundamental para que ele seja fidelizado e acabe divulgando a marca. Isso vem se tornando um ponto muito importante durante os últimos anos e, com certeza, é uma das tendências de vendas para esse. 

Quanto mais o cliente se sentir especial e ter uma experiência personalizada, melhor. Por isso, investir em sistemas que irão rastrear a atividade do consumidor e personalizar a recomendação de produtos a ele é fundamental. 

De acordo com dados da Globenewswire, 49% dos compradores compraram um produto que não pretendiam comprar depois de receber uma recomendação personalizada de uma marca. 

Unir marketing e vendas

Segundo uma pesquisa da ReachForce e Marketo, as equipes de vendas ignoram 80% dos leads de marketing. Esse é um número muito alto e o número de vendas perdidas com esse comportamento também é altíssimo.

Nesse ano, as duas equipes precisam trabalhar juntas, assim podendo conhecer o seu cliente e oferecer serviços melhores, fidelizando-os cada vez mais. Se ambos os times conseguirem alinhar suas metas e juntar esforços, poderão aumentar a produtividade e atingir melhores KPIs.   

Leia mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receba
novidades

Endereço

Hyde Park
Av. Cassiano Ricardo, 401 – sala 703 | Jardim Aquarius
São José dos Campos - SP

GS2 Marketing Digital +55 (12) 99660-9367

2022- todos os direitos reservados 
menuchevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram