fbpx
Escolha uma Página

A transformação digital que já vinha acontecendo e acelerou ainda mais no último ano deixou claro que as empresas precisam investir no digital marketing para não ficarem para trás. 

Porém, de nada adianta esse investimento sem as estratégias de marketing corretas, que ajudarão a atrair clientes e vender mais. Conheça 4 dicas! 

estrategias-de-marketing-blog-filtro Estratégias de marketing: 4 dicas para atrair clientes e vender mais

Estratégia de marketing: o que é?

Você já parou para pensar o que significa a palavra marketing?

Segundo Philip Kotler, teórico norte-americano renomado da área, “marketing é a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo com rendibilidade.”

Com base nessa explicação, o que é estratégia de marketing?

As estratégias de marketing são um conjunto de ações voltadas a atingir o objetivo do marketing, que vai além de criar, comunicar e proporcionar valor para clientes, parceiros e consumidores, mas também vender mais e trazer uma imagem positiva para a empresa.

Por isso, quando se pensa em um planejamento estratégico de marketing, é de suma importância reconhecer que uma das etapas para a elaboração da estratégia de marketing é a definição de um objetivo que você deseja atingir naquele mês ou ano, para não sair tomando diversas ações que, no fim, não terão efetividade alguma.

Dentre alguns objetivos de marketing muito comuns, estão:

  • Reconhecimento de marca;
  • Aumento das vendas;
  • Fidelização de clientes;
  • Criar uma autoridade no nicho de mercado da empresa;
  • Engajar colaboradores, entre outros objetivos.

Estratégias de marketing digital: quais são as vantagens?

Uma pesquisa realizada em 2021 pela GWI (Global Web Index) mostrou que o brasileiro passa mais tempo nas mídias sociais do que em qualquer outro meio – como a TV e o rádio.

Em média, são 5:16 horas online por dia! Ou seja, a vantagem de investir em estratégias de marketing é justamente essa: estar presente onde seus clientes, ou potenciais clientes estão. 

Se a empresa não está no digital, é muito provável que ela caia no esquecimento em meio a tantos concorrentes.

Fazer uso de decisões estratégicas de marketing farão com que você conheça seu público e as ações sejam muito mais assertivas, já que você entenderá também quais canais ele consome e o tipo de conteúdo que ele espera. 

Sem um planejamento estratégico de marketing, isso não é possível, já que não adianta sair produzindo conteúdo “adoidado”, se a empresa faz isso no achismo, sem entender seu objetivo e sua persona, sem um cronograma feito baseado em uma estratégia estruturada.

Isso resultará apenas em perda de dinheiro e tempo, e isso nenhuma marca busca, não é mesmo?

Agora que você já entendeu como as estratégias de marketing influenciam sua vida, chegou a hora de conhecer alguns tipos de estratégias de marketing. Continue lendo!

Estratégia de marketing: exemplos

Agora que você já sabe o conceito de estratégia de marketing, separamos algumas dicas para você descobrir quais as estratégias de marketing você pode utilizar para dar o pontapé inicial.

Porém, antes de adentrar nesse assunto, separamos alguns tópicos importantes sobre como fazer planejamento estratégico de marketing efetivo já que, sem ele, as estratégias costumam não funcionar:

Planejamento estratégico de marketing: como fazer?

  • Defina seus objetivos: como já dissemos acima, é muito importante você entender quais são os seus objetivos, antes de definir as estratégias. Para isso, é importante também estudar o seu nicho de mercado para entender o que esperar para os próximos meses e ano;
  • Conheça seu público-alvo e sua persona: conheça com quem a sua marca irá dialogar! Isso te dará mais informações sobre os seus clientes e possíveis clientes, fazendo com que as ações sejam muito mais assertivas;
  • Entenda a jornada de compra da sua persona: agora que você já conhece a sua persona, precisa saber o caminho que ele percorre até o momento de compra, quais os canais, quais os touchpoints ela terá com a sua marca nesse período. E o mais importante, quais são as suas dores em cada ponto desse caminho.
  • Defina quais canais serão utilizados: agora que você já sabe quem é a sua persona e sua jornada de compra,  fica mais fácil definir quais canais serão utilizados para estabelecer essa comunicação. Isso será essencial para que você utilize as mídias corretas e não fique “falando sozinho”;
  • Otimize seu conteúdo: antes de começar a produzir, que tal entender um pouco mais sobre as técnicas de SEO para colocá-las em prática? Com isso, você vai descobrir o que o seu público anda pesquisando sobre o seu nicho de mercado e conseguirá rankear seus conteúdos na primeira página de pesquisa, fazendo com que mais pessoas te conheçam! Mas além disso, o conteúdo está presente nas suas mídias sociais também e com todas as informações acima é hora de estrutura um cronograma de conteúdos para as mídias sociais também.

As principais estratégias de marketing nos dias atuais: conheça 5

Com o planejamento definido, chegou a hora de conhecer 4 dicas de estratégias de marketing que farão você atrair clientes e vender mais:

  • Estratégia de inbound marketing 

A estratégia de branding e inbound marketing  é uma aposta para atrair potenciais clientes. 

Fortalecendo o branding da sua marca, os novos leads atraídos entenderão, facilmente, o valor que a empresa tem, e que vai muito além da venda do produto ou serviço – é necessário garantir uma experiência inesquecível para aquele que pode virar seu cliente ao final do funil de vendas. 

Nessa estratégia, o conteúdo é o pilar fundamental, já que você entregará exatamente o que o navegante precisa, no momento que ele precisa. Tudo isso graças ao marketing de conteúdo!

  • Estratégia de marketing de conteúdo 

O marketing de conteúdo será responsável pela criação e distribuição dos conteúdos, com o objetivo de sanar a dor da sua persona em cada momento da jornada de compra. 

Ele também será o responsável para que sua empresa se torne autoridade no assunto, pois o objetivo aqui não é falar apenas de seu produto ou serviço, mas também de dúvidas sobre o seu nicho de mercado.

Para isso, você pode produzir textos no blog, e-books, podcasts, vídeos, conteúdo nas redes sociais (envolvendo estratégias de marketing no Instagram).

Tudo vai depender do que a sua persona precisa e quer consumir. 

A estratégia de marketing de conteúdo é pilar fundamental na estratégia de inbound marketing. Consegue entender como as estratégias convergem entre si?

  • Estratégias de marketing de relacionamento 

O marketing de relacionamento será o responsável pela retenção e fidelização do cliente, ou seja, com que aquele cliente se torne fã da marca!

Aqui, a experiência oferecida ao usuário será crucial: você pode oferecer vantagens e ofertas que combinem com o perfil daquele cliente, fazer um programa de fidelidade, enfim, são muitas as opções!

  • Estratégias de marketing global 

O marketing global são estratégias que podem ser aplicadas em diferentes países, com o objetivo de internacionalização da marca.

Com a internet, isso ficou muito mais fácil, já que não existe mais a barreira geográfica. Porém, será preciso conhecer também a persona desses outros locais que você deseja abranger, o mercado local, além de produzir conteúdo na língua daquele país. 

Independentemente das estratégias escolhidas, é muito interessante usar as  ferramentas de marketing digital disponíveis no mercado ao seu favor, como a RD Station, MLabs, SemRush e muitas outras.

Elas te ajudarão a planejar, otimizar o conteúdo e fazer uma análise de dados completa, a fim de mensurar resultados e retornos de ações e estratégias de marketing.

Precisa de ajuda para definir as estratégias de marketing da sua empresa? Entre em contato com a gente!