Orçamentos
Planejamento 2021: como planejar depois da pandemia?

Planejamento 2021: como planejar depois da pandemia?

Nós sabemos que 2020 foi um ano bem diferente do que estávamos imaginando. E apesar de 2021 ainda ser marcado por incertezas, o planejamento para o próximo ano não pode ficar de lado.

Não dá para prever exatamente o que acontecerá, mas é possível definir metas e objetivos para sua empresa e fazer um planejamento estratégico para que elas aconteçam, mesmo diante de imprevistos.

Quer saber como fazer o planejamento 2021? Acompanhe o texto! 

Planejamento 2021: por onde começar? Fazer um planejamento estratégico pode parecer difícil, mas conhecendo sua marca e o que você espera para o próximo ano irá te ajudar. Elencamos alguns pontos que você deve estar atento: Analise a concorrência! O que os concorrentes do seu setor estão fazendo? De que maneira eles se posicionam? O que você pode tirar de aprendizado com isso? - observando sempre o que deu certo e o que falhou.  Pense no seu diferencial! Após analisar os seus concorrentes, é hora de pensar no seu diferencial e de que maneira você pode usá-lo para atribuir valor a sua marca e se destacar em meio a “multidão”. Defina seus objetivos! É aquela velha história: “para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”. Então, tenha bem definido em mente: o que você quer alcançar no próximo ano? Isso irá nortear todo o seu planejamento. Defina estratégias! Com o objetivo bem definido, chegou a hora de pensar em maneiras de alcançá-los e, para isso, você vai precisar definir estratégias! Se o seu objetivo é reconhecimento de marca no meio digital, por exemplo, você provavelmente vai precisar da ajuda de um profissional de marketing, que saberá como montar um planejamento de redes sociais, uma boa estratégia de inbound marketing, conteúdos e linkar tudo isso com o objetivo do seu negócio. Acompanhar os resultados também é muito importante! Essa etapa demandará um pouco mais de tempo, já que é necessário colocar o planejamento em prática e observar se ele funcionará. Porém, é importante você saber, antes de tudo, de que forma acompanhará essas métricas para, se necessário, mudar suas estratégias em busca do resultado.

Planejamento: por que ele é importante para minha marca?

Fazer o planejamento 2021 é de suma importância para você definir aonde quer chegar com a sua marca. Quais serão as estratégias utilizadas? O que você precisa fazer para atingir o seu objetivo final? Tudo isso deve constar em seu planejamento estratégico. 

Para ajudar as empresas nessa missão, a Deloitte desenvolveu uma pesquisa chamada: “2021 Global Marketing Trends: Find your focus”. Como resultado, é possível enxergar que os hábitos dos consumidores mudaram, e eles estão cada vez mais exigentes. 

Não se trata mais apenas do produto ou serviço. Seu cliente quer experiência! Ter um propósito de existência bem definido, humanizar as relações, ser ágil e passar confiança são algumas tendências que os consumidores esperam das marcas para o próximo ano.

Outro ponto a ser mencionado é que o digital continuará em alta. Isso traz diversos benefícios para as empresas, como a agilidade nos processos, melhora no relacionamento com os clientes e a otimização de produtos e serviços. Então, fazer um planejamento de redes sociais também será muito importante. 

Planejamento: por que ele é importante para minha marca? Fazer um planejamento anual é de suma importância para você definir aonde quer chegar com a sua marca. Quais serão as estratégias utilizadas? O que você precisa fazer para atingir o seu objetivo final? Tudo isso deve constar em seu planejamento estratégico. Para ajudar as empresas nessa missão, a Deloitte desenvolveu uma pesquisa chamada: “2021 Global Marketing Trends: Find your focus”. Como resultado, é possível enxergar que os hábitos dos consumidores mudaram, e eles estão cada vez mais exigentes. Não se trata mais apenas do produto ou serviço. Seu cliente quer experiência! Ter um propósito de existência bem definido, humanizar as relações, ser ágil e passar confiança são algumas tendências que os consumidores esperam das marcas para o próximo ano. Outro ponto a ser mencionado é que o digital continuará em alta. Isso traz diversos benefícios para as empresas, como a agilidade nos processos, melhora no relacionamento com os clientes e a otimização de produtos e serviços. Então, fazer um planejamento de redes sociais também será muito importante.

Planejamento 2021: por onde começar?

Fazer um planejamento estratégico pode parecer difícil, mas conhecendo sua marca e o que você espera para o próximo ano irá te ajudar. Elencamos alguns pontos que você deve estar atento:

Analise a concorrência!

O que os concorrentes do seu setor estão fazendo? De que maneira eles se posicionam? O que você pode tirar de aprendizado com isso? - observando sempre o que deu certo e o que falhou. 

Pense no seu diferencial!

Após analisar os seus concorrentes, é hora de pensar no seu diferencial e de que maneira você pode usá-lo para atribuir valor a sua marca e se destacar em meio a “multidão”.

Defina seus objetivos!

É aquela velha história: “para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”. Então, tenha bem definido em mente: o que você quer alcançar no próximo ano? Isso irá nortear todo o seu planejamento.

Defina estratégias!

Com o objetivo bem definido, chegou a hora de pensar em maneiras de alcançá-los e, para isso, você vai precisar definir estratégias! Se o seu objetivo é reconhecimento de marca no meio digital, por exemplo, você provavelmente vai precisar da ajuda de um profissional de marketing, que saberá como montar um planejamento de redes sociais, uma boa estratégia de inbound marketing, conteúdos e linkar tudo isso com o objetivo do seu negócio.

Acompanhar os resultados também é muito importante!

Essa etapa demandará um pouco mais de tempo, já que é necessário colocar o planejamento em prática e observar se ele funcionará. Porém, é importante você saber, antes de tudo, de que forma acompanhará essas métricas para, se necessário, mudar suas estratégias em busca do resultado.

Acompanhar os resultados também é muito importante! Essa etapa demandará um pouco mais de tempo, já que é necessário colocar o planejamento em prática e observar se ele funcionará. Porém, é importante você saber, antes de tudo, de que forma acompanhará essas métricas para, se necessário, mudar suas estratégias em busca do resultado.

Planejamento de conteúdo para redes sociais: como fazer?

Com as transformações digitais, ficará difícil sustentar uma marca a longo prazo se ela não estiver presente na rede. O planejamento das redes sociais deve andar lado a lado do planejamento estratégico da sua empresa. Saiba como montar um cronograma de marketing digital:

Pesquise seu mercado de atuação

Para começar, pesquise o seu mercado de atuação. Houve crescimento ou queda do setor por conta da pandemia? Como está a economia do país? O que é esperado para 2021, na sua área? Isso tudo ajudará você a se planejar, mesmo diante das incertezas do próximo ano. 

Esteja por dentro dos assuntos do momento 

Quais são os assuntos do momento? O que as pessoas estão falando e o que elas querem consumir? Como esses assuntos têm influência e impactam o seu setor?

Faça uma pesquisa com seu público-alvo

Nada melhor do que ir direto a fonte da informação! Para saber o que o seu público quer consumir e o que ele espera para o próximo ano, que tal fazer uma pesquisa com eles? 

Tendo consciência das prioridades dos seus clientes (ou potenciais clientes), você conseguirá planejar um conteúdo muito mais assertivo. 

Defina um cronograma

Para não se descabelar ao longo dos meses e se perder completamente em seu planejamento, defina um cronograma de conteúdos e quem ficará responsável por cada etapa. Assim, suas redes sociais ficarão sempre nutridas, já que a frequência é um ponto fundamental para o sucesso digital.

Estude, sempre

O mundo digital muda a todo momento. É importante estar atualizado nas tendências, e para isso é necessário estudar! Hoje em dia é possível encontrar diversos conteúdos de qualidade na internet, feitos por profissionais especializados na área. Aproveite!

Planejamento multi canal

Nós sabemos que as redes sociais são muito importante para as marcas, e sempre fazemos citações específicas sobre o tema pois o assunto faz “brilhar” os olhos de empresários e empreendedores. Mas você precisa saber que um planejamento de marketing deve ir além das redes sociais, utilizá-las de maneira estratégica e como parte de um planejamento maior é o caminho do sucesso.

O consumidor deve ser impactado pela sua marca em diferentes momentos e em diferentes canais. Pense sobre isso e continue acompanhando nossos conteúdos, entenda mais sobre como inbound marketing pode levar a sua empresa a um outro patamar na internet. 

Precisa de ajuda para elaborar o seu planejamento de 2021? Nós podemos te ajudar! Entre em contato e saiba como!

One comment on “Planejamento 2021: como planejar depois da pandemia?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por dentro da
@grupos2mktdigital

Receba
novidades

Siga-nos
Parceiro Gold RD Station
Certificado em Inbound Marketing - RD Station
Certificados RD Station

GS2 Marketing Digital +55 (12) 99660-9367

2021- todos os direitos reservados 
menuchevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram