Orçamentos
O que é Inbound Marketing e como funcionam as suas etapas?

O que é Inbound Marketing e como funcionam as suas etapas?

O que é Inbound Marketing e como funcionam às suas etapas?

As transformações digitais pelas quais o mundo está passando constantemente estão promovendo mudanças radicais no comportamento dos consumidores. Se antes o Marketing se baseava em mostrar que certos produtos e serviços eram importantes para a vida das pessoas e a maioria das pessoas não se preocupavam com a qualidade das soluções vendidas, hoje, os tempos mudaram e o Inbound Marketing chegou para proporcionar uma nova “ferramenta” de conquista para as empresas.

A partir dessa estratégia, corporações do mundo todo estão conseguindo ótimos resultados, aumentando o seu número de vendas e clientes. Leia o texto abaixo e entenda como funciona!

Confira também: Marketing em tempos de pandemia

Antes de tudo, o que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é um conjunto de estratégias virtuais que têm o objetivo de atrair potenciais clientes voluntariamente e transformá-los em leads, baseado no relacionamento e educação do consumidor.

Mas o que é lead?Nada mais é do que um termo que determina uma pessoa que está interessada em ter mais informações sobre os produtos ou serviços de uma empresa. Ou seja, ele ainda não é um cliente, mas poderá vir a ser. Uma pessoa se torna lead assim que deixa alguns dados de contato, como email, para a empresa poder começar um “relacionamento”.

Também conhecida como marketing de atração, essa estratégia possui foco em oferecer conteúdo relevante e útil em canais na internet, além de também agregar valor em todas as etapas da jornada de compra do seu cliente, neste mundo de total transformação digital.

ebook quer aprender como gerar leads sem dor de cabeça

Mas, se a minha empresa vende produtos e serviços, por qual motivo preciso me preocupar em disponibilizar “conteúdos relevantes” na internet?

Para responder essa pergunta, vamos utilizar números. Não há nada melhor que eles para ter argumentos precisos, não é mesmo?

Bom, vamos pensar que, para que uma empresa tenha saúde financeira, são necessários clientes que consumam.

Hoje, por conta de o mundo estar na “mão” das pessoas, através dos smartphones, tablets e computadores, é muito comum que possíveis consumidores realizem pesquisas antes de realizar uma compra, procurando por detalhes e funcionalidades de um produto ou serviço.

Sendo assim,cerca de 67% do processo de compra já está definido antes mesmo do cliente chegar a uma loja física ou e-commerce. Ou seja, o marketing domina a jornada de compra.

Mas isso já não é feito como antes, através de propagandas invasivas e, muitas vezes, indesejadas em TVs, revistas, etc. No Inbound Marketing,tudo é realizado dentro de um contexto de atração, que oferece algo ao consumidor em troca da sua compra, como conhecimento e informação.

Dessa forma, apesar de muitas pessoas pensarem que não, o Inbound Marketing possui suas vantagens em relação ao Marketing Tradicional, confira:

  • É 62% mais barato que o Outbound Marketing (tradicional);
  • Com o Inbound marketing, as empresas que possuem blogs conseguem 97% mais links direcionados às suas plataformas;
  • A média de ROI (Retorno por investimento) é de admiráveis 275%;

Não é preciso pensar muito para entender que é mais do que vantajoso atribuir as estratégias do Inbound Marketing às plataformas de sua empresa, não é?

Mas, se ainda precisa de mais um número, saiba que 92% dos profissionais de marketing americanos colocam essa ferramenta como imprescindível para esse mundo onde virtual e real estão “juntos e misturados”!

Por isso, empresas inovadoras modernas utilizam o Inbound Marketing agressivamente para aumentar a visibilidade de seu negócio, diminuir o custo para conquistar clientes,  atrair novos clientes, gerar  conteúdos que façam diferença no processo de compras e, de certa forma, otimizar o processo de vendas.

funil de vendas ampulheta

O Inbound é muito mais permissivo, comunicativo e atrativo!

A atração para o seu produto ou serviço através do Inbound é realizada a partir de três pilares: SEO (Search Engine Optimization), que é o melhor posicionamento através de palavras-chaves nas buscas do Google, Marketing de Conteúdo e Redes Sociais.

Mas tudo é feito por meio de uma sequência determinada de etapas, que visam atrair, converter, relacionar, vender e analisar. Por exemplo, na etapa de atrair, a ideia é gerar mais visualizações para um site, com geração de leads.  Só assim o processo de vendas terá sucesso.

Então, você precisa criar meios de atrair o seu lead ou futuro cliente até você, como um blog, que está atrelado a ideia do Marketing de Conteúdo.

Ou seja, ofereça o que o seu público alvo quer: conteúdos de qualidade, que possam oferecer informações e conhecimentos que o ajudem a suprir necessidades ou resolver algum problema.

É importante ter em mente que o blog não será responsável direto pela venda, mas ajudará a ter um relacionamento sólido com a persona da empresa.

Já a etapa de conversão, nada mais é do que um complemento da anterior. Por exemplo, é neste momento que ele aceita passar seus dados em troca de uma recompensa ou benefícios, como ofertas diretas relacionadas à compra, além de testes gratuitos, pedidos de orçamento ou oferecer e-books e outras ferramentas de educar e resolver problemas do cliente.

Enquanto isso, na etapa de relacionamento, é necessário investir para atrair clientes em potencial por meio de estratégias como e-mail marketing e até newsletters, com o objetivo de estreitar as relações com quem está do outro lado da tela.

Todo esse trabalho leva à etapa da venda, que é a mais aguardada pelas empresas.

Vender hoje precisa de um caráter consultivo, no qual todas as informações sobre produtos e serviços devem ser entregues ao cliente, antes do fechamento da venda, tudo baseado no perfil e interesses do lead.

Depois de tudo isso, entra em ação a etapa de análise, onde se prevê que todas essas ações possam ser medidas e tenham seu retorno baseado em fatos. Ou seja, cada ação em sites, posts e campanhas devem ser mensuradas por meio de sua interação com o público-alvo.

Se todas essas etapas forem seguidas corretamente, o aumento na quantidade de vendas e oportunidades é eminente. Que tal começar a pensar no Inbound Marketing para as suas novas estratégias?

Leia também: Abordagens ajudam clientes e marcas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receba
novidades

Endereço

Hyde Park
Av. Cassiano Ricardo, 401 – sala 703 | Jardim Aquarius
São José dos Campos - SP

GS2 Marketing Digital +55 (12) 99660-9367

2022- todos os direitos reservados 
menuchevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram