Orçamentos
Produção de conteúdo é pilar fundamental para a geração de leads

Produção de conteúdo é pilar fundamental para a geração de leads

Estar presente nas plataformas online nunca foi tão importante quanto hoje. E, para sua marca ter visibilidade e se tornar relevante para os clientes, ela precisa investir na produção de conteúdo de qualidade!

Quer entender o processo de produção de conteúdo digital e sua importância para geração de leads? Acompanhe o texto que preparamos especialmente sobre o assunto!

Produção de conteúdo: o que é? O marketing de conteúdo, tem como objetivo a produção conteúdos de qualidade para seu público-alvo e persona. Esse conteúdo irá atraí-lo e auxiliá-lo em todo processo de compra, de forma natural e, o melhor, espontânea!  Com isso, sua marca se torna autoridade naquele assunto. Quando alguém que consome seu conteúdo quiser procurar uma informação ou comprar algum produto ou serviço, ele irá procurar a sua marca, pois o conteúdo foi o pilar fundamental na criação de um vínculo de empatia e confiança.

Produção de conteúdo: o que é?

O marketing de conteúdo, tem como objetivo a produção conteúdos de qualidade para seu público-alvo e persona. Esse conteúdo irá atraí-lo e auxiliá-lo em todo processo de compra, de forma natural e, o melhor, espontânea! 

Com isso, sua marca se torna autoridade naquele assunto. Quando alguém que consome seu conteúdo quiser procurar uma informação ou comprar algum produto ou serviço, ele irá procurar a sua marca, pois o conteúdo foi o pilar fundamental na criação de um vínculo de empatia e confiança.

Produção de conteúdo: no que ele influencia?

A produção de conteúdo irá influenciar diversas etapas de um funil de vendas e da jornada de compra do cliente.

O conteúdo pode ter diversos formatos e estar distribuído nos mais variados canais, como a produção de conteúdo para as redes sociais, por exemplo. Esse conteúdo exigirá um formato diferente da produção de conteúdo para blog mas podem ou não ter o objetivo de envolver a sua persona na mesma etapa da jornada de compra.

A produção de conteúdo irá influenciar diversas etapas de um funil de vendas e da jornada de compra do cliente. O conteúdo pode ter diversos formatos e estar distribuído nos mais variados canais, como a produção de conteúdo para as redes sociais, por exemplo. Esse conteúdo exigirá um formato diferente da produção de conteúdo para blog mas podem ou não ter o objetivo de envolver a sua persona na mesma etapa da jornada de compra.

Vamos iniciar a geração de leads com a produção de conteúdo

Um formato de conteúdo muito eficaz para iniciar a geração de leads é o ebook. Através de uma landing page construída para a oferta desse material é possível pedir alguns dados da pessoa (que se tornará um lead, assim que deixar algum dado para você), muito relevantes para sua empresa ao longo do processo de vendas. 

Outros formas de materiais ricos, que é como chamamos os materiais que podem gerar leads, são muito eficazes para esse propósito, como a elaboração de quizzes, sorteios, e até mesmo a oferta de um cupom, free trial do seu produto, entre outros.

Produção de conteúdo para a nutrição de leads

Após essa etapa, vem a nutrição desses leads, para que eles não abandonem ou esqueça a sua marca. Quanto mais conteúdos esse lead consumir, maior o interesse na empresa. O objetivo nessa etapa é fazer com ele ele “ande” no funil de vendas e se aproxime cada vez mais do momento da compra.

Os formatos e canais de distribuição do conteúdo nessa etapa são inúmeros, blog posts, produção de conteúdo para o instagam, produção de conteúdo em formato de infográfico para o Pinterest. A produção de conteúdo para as mídias sociais, como citamos o exemplo do Pinterest, deve levar em consideração o melhor formato para cada canal. 

Vale ressaltar também, que na etapa de nutrição de leads, a utilização do email é também muito válida. 

Após essa etapa, vem a nutrição desses leads, para que eles não abandonem ou esqueça a sua marca. Quanto mais conteúdos esse lead consumir, maior o interesse na empresa. O objetivo nessa etapa é fazer com ele ele “ande” no funil de vendas e se aproxime cada vez mais do momento da compra. Os formatos e canais de distribuição do conteúdo nessa etapa são inúmeros, blog posts, produção de conteúdo para o instagam, produção de conteúdo em formato de infográfico para o Pinterest. A produção de conteúdo para as mídias sociais, como citamos o exemplo do Pinterest, deve levar em consideração o melhor formato para cada canal. Vale ressaltar também, que na etapa de nutrição de leads, a utilização do email é também muito válida.

Produção de conteúdo para tornar o lead numa oportunidade

E, para entender se esse lead é uma oportunidade e pode virar uma possível venda, a produção de conteúdos também é utilizada! Com materiais produzidos para cada etapa do funil, os leads podem receber nesse momento, materiais que confirmem a autoridade e excelência da sua empresa, através de cases de sucesso, depoimentos de outros clientes, entre outros conteúdos e materiais.

Você pode produzir e-books, lives, templates… enfim, há uma infinidade de formatos para sua empresa se aventurar, o importante aqui são os temas abordados que vão favorecer o momento de compra. O que não vale é deixar de produzir!

Produção de conteúdo na internet = mais leads! 

Em 2017, a RockContent realizou uma pesquisa com 3.650 participantes de diversas indústrias e áreas de atuação do Brasil. Nessa pesquisa, foi constatado que empresas que adotam o marketing de conteúdo geram 3,2x mais leads! E, quanto mais leads qualificados, maiores são as chances de venda! Não temos dúvida que esse número será ainda maior em 2021 já que, por conta da pandemia, as empresas se viram “obrigadas” a estar presentes no digital e as pessoas, por estarem em casa e terem mais tempo livre, passaram a consumir mais conteúdo! Então, quem não está presente, com certeza não será lembrado! E ninguém quer ser esquecido, não é mesmo? Separamos algumas dicas para você começar a produzir conteúdo hoje mesmo!

Em 2017, a RockContent realizou uma pesquisa com 3.650 participantes de diversas indústrias e áreas de atuação do Brasil. Nessa pesquisa, foi constatado que empresas que adotam o marketing de conteúdo geram 3,2x mais leads! E, quanto mais leads qualificados, maiores são as chances de venda!

Não temos dúvida que esse número será ainda maior em 2021 já que, por conta da pandemia, as empresas se viram “obrigadas” a estar presentes no digital e as pessoas, por estarem em casa e terem mais tempo livre, passaram a consumir mais conteúdo!

Então, quem não está presente, com certeza não será lembrado! E ninguém quer ser esquecido, não é mesmo? Separamos algumas dicas para você começar a produzir conteúdo hoje mesmo!

Conheça seu público-alvo, cria a sua persona

Não adianta produzir conteúdo para web, sem saber para quem está criando. Entender e conhecer o seu público é o primeiro passo.

Entenda o que sua persona precisa

Sabendo quem é a sua persona, fica mais fácil entender o que ela precisa, não é mesmo? 

Se você é uma nutricionista, por exemplo, e sua persona está em busca de uma alimentação mais saudável, que tal produzir um e-book com dicas de algumas receitas fitness? Esse é só o começo de muitas ideias que podem ser aplicadas! O importante é mapear “as dores” da sua persona e produzir conteúdos que solucionem essas “dores” e problemas da persona.

Atente-se para a forma como você está oferecendo este conteúdo

Se o seu público alvo não gosta muito de assistir lives, de nada adianta fazer um especial de lives durante a semana, né?  Aqui, vale repensar qual o canal mais adequado para oferecer esse conteúdo. 

Por outro lado, se o público alvo adorar lives, essa é uma excelente maneira de interagir com ele e de conhecer cada vez mais a sua persona, por meio dos feedback que esse canal possibilita.

Faça testes

Os chamados testes A/B são muito importantes para entender o que a sua audiência gosta mais. Nele, o tráfego de uma página x é dividido em duas versões: a atual e a com modificações.  

A página que tiver melhor performance, de acordo com o seu objetivo, é a de “ganhadora”. Essa é uma ótima maneira de ir melhorando as estratégias de produção de conteúdo utilizadas! 

Agência de produção de conteúdo

Agora que você já entendeu a importância do conteúdo para geração de leads e sabe por onde começar, que tal colocar a mão na massa? Conte com a GS2 Marketing para te ajudar nesse processo! 

Uma agência de produção de conteúdo poderá mapear os melhores temas, formatos e canais para cada etapa da jornada do cliente, criando assim uma estratégia focada em resultados reais, pois existem diversas ferramentas para a produção de conteúdo, mas somente uma estratégia eficaz é capaz de transformar conteúdo em lucro para a sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por dentro da
@grupos2mktdigital

Receba
novidades

Siga-nos
Parceiro Gold RD Station
Certificado em Inbound Marketing - RD Station
Certificados RD Station

GS2 Marketing Digital +55 (12) 99660-9367

2021- todos os direitos reservados 
menuchevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram