Orçamentos
Conheça 5 vantagens do marketing digital

Conheça 5 vantagens do marketing digital

Não é novidade nenhuma que o termo marketing digital está entre os mais falados e pesquisados atualmente.

Porém, você sabe realmente quais são as vantagens do marketing digital?

Continue lendo e conheça 5 delas.

O que é marketing digital?

Antes de entender mais a fundo as principais vantagens do marketing digital, é importante saber do que se trata o termo.

De forma resumida, o marketing digital é uma nova forma de divulgação das empresas por meio dos canais digitais, seja para promoção de produtos ou serviços.

Afinal, o marketing já existia muitos antes das redes sociais, mas essas ferramentas tornaram todo o processo mais simples, acessível e claro, alcançando um número de pessoas - ou potenciais clientes - muito maior.

Com a ajuda de ações e estratégias no ambiente digital, as marcas conseguem, além de atrair novos clientes, criar um relacionamento com aqueles que já são consumidores.

E isso é extremamente importante, uma vez que os consumidores, no geral, estão mais conectados e têm acesso a inúmeros concorrentes, escolhendo aqueles que oferecem a melhor experiência de compra para eles.

É isso mesmo que você leu: não se trata mais apenas do produto ou serviço. O cliente quer experiência! 

Quer um exemplo bem próximo da realidade?

A Netflix, por exemplo, dá show nas estratégias de marketing digital e relacionamento com o cliente. E, apesar da marca já ter diversos concorrentes na área, como o streaming da Amazon, da Disney e da Globo, eles continuam com o primeiro lugar no pódio do streaming mais assinado do mundo, com mais de 200 milhões de usuários.

Nas redes sociais, a marca criou uma identidade tão única que é até possível esquecer que você não está falando com alguém propriamente dito - além de postagens voltadas para o seu público-alvo e a sua persona, a empresa está constantemente interagindo e ouvindo o que os clientes querem consumir, oferecendo muito mais que um serviço, e sim uma experiência.

Mas olha, isso tudo é apenas uma pequena parcela do marketing digital, viu? 

Se você sabe como funciona o Inbound Marketing, sabe também que vai muito além do Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter, uma vez que também temos outras plataformas como o Youtube, buscas no Google, e-mail marketing, sites e blogs.

Enfim, basta entender o que o seu público-alvo deseja consumir e atrelar a imaginação às suas estratégias, sempre estudando as métricas e observando o que vem dando certo e aquilo que não vem dando tão certo assim. 

Ainda não está convencido que o marketing digital é um tema que só tende a crescer? Acompanhe os dados!

Marketing digital: dados não mentem

Se antes da pandemia o marketing digital já estava em exponencial crescimento no Brasil e no mundo, com a necessidade de isolamento social, isso só se reforçou.

O e-commerce brasileiro, por exemplo, teve um crescimento de 40% nas vendas de 2020 a 2021, de acordo com o relatório E-commerce no Brasil (abril/2021) da Conversion.

Outra pesquisa, dessa vez da NZN Intelligence (2019) mostrou que 74% dos consumidores preferem a modalidade online em relação às compras realizadas em lojas físicas. Sim, isso antes da pandemia.

Mas por que estamos abordando esse assunto?

Com milhares de marcas no mundo, fica claro que só se destacaram e não caíram no esquecimento da população aquelas que pensaram em estratégias para serem vistas.

Seja com campanhas, ações que geram interação e conteúdos focados na dor da persona. As empresas que cresceram foram as que souberam usar o marketing digital ao seu favor, com constância e resultados. 

E isso para diversos setores: desde supermercados, que tiveram que se reinventar e investir no marketing digital para supermercados, até mesmo para escolas, que viram na educação EAD uma nova maneira de atrair novos clientes, sendo necessário utilizar o marketing educacional para isso. 

Os dados não mentem: o iFood, por exemplo, empresa que está constantemente apostando em novas estratégias de marketing digital, teve um crescimento de 42,4% na pesquisa realizada pela Conversion.

Ou seja, se a sua empresa ainda não investe nessa modalidade, é hora de estudar um pouco mais e começar a pensar no caso. 

ebook como estruturar a sua empresa para ter sucesso com o marketing digital

5 vantagens do marketing digital: conheça algumas

Para você entender de vez quais são as principais vantagens do marketing digital, trouxemos 5 delas, confira:

1- Traz mais visibilidade para as empresas

Uma marca presente na internet tem seu alcance aumentado drasticamente. 

Imagine que você tem um negócio local, por exemplo, e as únicas pessoas que sabem da empresa são aquelas que passam pelo bairro e veem a loja.

No digital, isso é muito diferente. Sua marca estará exposta para pessoas do Brasil e do mundo todo, sendo uma chance para criar um bom posicionamento online e gerar novas oportunidades de negócios.

2- Traz mais informações dos clientes

Outro ponto muito interessante na internet é que a maioria das pesquisas que fazemos são monitoradas por ferramentas de marketing digital que geram dados a respeito das preferências dos consumidores e do que eles desejam consumir.

E se você tem uma marca, saiba que é possível acompanhar isso, o que será muito valioso na hora de criar estratégias para a produção de conteúdo, promoções e anúncios.

3- A criação de estratégias é muito mais assertiva

As vantagens do marketing digital não param!

Sabendo quem são seus clientes e o que eles querem consumir, é possível criar conteúdo para as pessoas certas na hora certa, no momento que aquele cliente se encontra no funil de vendas.

Dessa forma, você não tenta uma venda forçada para um cliente que ainda não está preparado e acaba perdendo um consumidor em potencial. 

4- Se necessário, é possível fazer ajustes em tempo real

Você está acompanhando as métricas, e viu que aquela estratégia não está saindo tão bem quanto você imaginou?

Não tem problema! Com o marketing digital, é possível mudá-la a qualquer momento, pensando em uma ação muito mais assertiva com base nos dados daquela que não deu tão certo assim. 

Diferente da TV e do rádio, por exemplo, em que os dados e as métricas não são tão palpáveis assim, e você só entenderá os resultados ao final daquela campanha. 

5- A fidelização dos clientes é muito mais fácil

Como comentamos nos tópicos acima, fidelizar o cliente é muito importante para se ter sucesso diante de tantos concorrentes.

E com o marketing digital, é muito mais fácil fazer isso. Um exemplo é o uso de campanhas de e-mail marketing e anúncios de remarketing.

Agora que você já sabe quais as vantagens do marketing digital, que tal começar a investir nas estratégias?

Entre em contato conosco e experimente o potencial do marketing digital para sua marca!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por dentro da
@grupos2mktdigital

Receba
novidades

Siga-nos
Parceiro Gold RD Station
Certificado em Inbound Marketing - RD Station
Certificados RD Station

GS2 Marketing Digital +55 (12) 99660-9367

2021- todos os direitos reservados 
menuchevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram