Escolha uma Página

O digital, que um dia foi uma grande promessa para o futuro do marketing, hoje já é uma realidade indiscutível, e para facilitar o dia a dia das empresas, muitas ferramentas de marketing digital estão disponíveis no mercado. 

Mas você sabe como utilizá-las para auxiliar na estratégia do seu negócio? Leia o texto que preparamos sobre o assunto!

ferramentas-de-marketing-digital-GS2-MKT-scaled Ferramentas de marketing digital para turbinar sua estratégia

Ferramentas de marketing digital: o que são e para que servem?

Hoje, mais do que nunca, as empresas sabem da importância do marketing para o seu negócio. Com isso, entram em cena as ferramentas para marketing digital, que são de suma importância se você busca um auxílio para organizar informações e tarefas.

Mas o que são ferramentas de marketing digital? Elas automatizam processos que normalmente demandam muito tempo quando feitos manualmente, abrindo espaço para que você coloque o foco em outras tarefas e turbine suas estratégias no marketing digital. 

Diversas pesquisas de mercado mostram que todas as tarefas que podem ser automatizadas, dependerão cada vez menos da intervenção humana e as habilidades mais criativas, de relacionamento entre outras, ficarão a cargo dos seres humanos. Isso demonstra a importância das ferramentas de marketing digital como um pilar muito importante dentro do seu planejamento.

Ou seja, elas facilitam não só a sua vida, como também a busca em atingir os objetivos da sua empresa, alavancando o seu negócio.

Principais ferramentas de marketing digital

Se você quer saber quais são as melhores ferramentas de marketing digital, saiba que isso depende muito de suas necessidades e objetivos. Porém, existem algumas ferramentas de gestão de marketing digital que são mais amplamente utilizadas no mercado, e que valem a pena conferir.

E o melhor: a maioria delas é bem intuitivas e fáceis de implementar.

Ferramentas de marketing digital gratuitas

Existem algumas ferramentas de marketing digital grátis na internet, mas é importante ter em mente que em uma estratégia mais robusta pode ser necessário adquirir ferramentas pagas. Mas se você fizer as contas, com certeza valerá a pena. Confira algumas:

  • WordPress: o WordPress é um sistema de gestão de conteúdo. É possível criar blogs, sites, e-commerces e muito mais.
  • Google Analytics: com ele, é possível acompanhar métricas e indicadores de campanhas, já que ela se integra com redes sociais, sites, blogs e até mesmo outras ferramentas de marketing. A instalação do Google Analytics é fundamental para acompanhar as métricas do seu site.
  • SEMRush: o SEMRush é uma ferramenta para SEO, com um funcionamento completo na versão paga. Porém, ele também oferece uma versão gratuita, sendo possível fazer a pesquisa de palavras-chave e também uma ótima 
  • MailChimp: o MailChimp é uma ferramenta de automação para e-mail marketing. Ele funciona tanto na versão paga, quanto gratuita. A versão gratuita tem algumas limitações.
  • Canva: se você precisa de uma ferramenta de design, o Canva pode te ajudar. Nele, é possível criar designs do zero, ou até mesmo modelos previamente prontos, em diversos tamanhos e formatos. Ele possui a versão gratuita e a versão paga. Mas a versão gratuita já poderá te ajudar muito na criação de criativos diversos.
  • Trello: post-its digitais? Quase isso! O trello é perfeito se você precisa de um local para organizar suas tarefas e pendências! Como os outros, ele também possui a versão paga, mas é possível utilizar alguns recursos da versão grátis. 

Ferramentas de automação de marketing digital

As ferramentas de automação de marketing digital auxiliam no disparo de campanhas, monitoramento de métricas e resultados, criação e disparo de e-mail marketing e landing pages, além de auxiliarem em toda complexidade do funil de vendas. 

Existem no mercado ferramentas de automação de marketing digital gratuitas, como o MailChimp. Mas se você quer investir no assunto, confira duas que são sucesso no mercado:

  • RD Station (versão exclusivamente paga): Referência quando o assunto é ferramenta de automação, possui serviços como: captação de leads, conversões, vendas, entre outros.  Através da plataforma é possível fazer disparo de emails, criação de landing pages e todo o gerenciamento dos seus leads. A ferramenta começa com uma versão light bem acessível para que você possa implementar a plataforma desde o inícios da sua estratégia de marketing.
  • HubSpot (versão exclusivamente paga): Se você quer um enfoque especial em vendas, essa ferramenta também é muito conhecida no mercado – é possível organizar leads e fazer uma base de dados de clientes e possíveis clientes.

Marketing digital: ferramentas de busca 

As ferramentas para SEO ajudam na estratégia de tráfego orgânico e são fundamentais para esse objetivo.  Além do SEMRush, já listado acima, também existem outros como o  Google KeyWord Tool.

Vale dar uma pesquisada no assunto e identificar aquele que melhor atende a necessidade e objetivo da sua empresa!

Ferramentas de marketing de conteúdo 

Se você já sabe como funciona o Inbound Marketing, deve saber que o marketing de conteúdo é primordial nessa estratégia. E claro, também existem excelentes ferramentas para isso:

  • Harvest (versão paga e versão gratuita): Além de ajudar na organização, também contabiliza quanto tempo determinado projeto demandou, melhorando a produtividade da equipe. 
  • Headline Analyzer (versão exclusivamente paga): Se você precisa de uma ajudinha com os títulos dos seus textos, essa ferramenta pode te ajudar, sempre pensando no usuário que irá ler e nas estratégias de SEO.

Ferramentas para gestão de redes sociais

Otimizar o tempo, evitar desperdícios e construir estratégias mais assertivas se tornou realidade com o uso das ferramentas de marketing digital. E é claro que as redes sociais não ficariam de fora disso.

Hoje, é possível realizar o agendamento prévio de posts, onde o conteúdo será divulgado, o melhor horário, além de acompanhar métricas das postagens. 

Um exemplo de ferramenta muito famoso é o MLabs. Apesar de pago, ele é bastante acessível, sendo possível gerenciar Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, Pinterest, YouTube, Google Analytics e Google Meu Negócio.

Com tantas opções de ferramentas no mercado, produzir um conteúdo de qualidade, alinhado às expectativas do consumidor, ficou muito melhor. Você automatiza a parte do processo que é possível e tem mais tempo para  criar uma estratégia incrível!

Se você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto, ou precisa de uma ajudinha com o marketing digital da sua empresa, entre em contato com a gente! Ficaremos felizes em te ajudar.