Orçamentos
Black Friday: saiba quando é e as ações antecipadas para vender muito!

Black Friday: saiba quando é e as ações antecipadas para vender muito!

Ainda não preparou a sua ação de Black Friday para este ano? Então, é melhor começar a planejar as suas estratégias agora mesmo. 

Saiba que ações de marketing antecipadas podem ser o seu diferencial na Black Friday deste ano. Portanto, leia o artigo, e veja ações que você pode fazer hoje mesmo para vender muito em uma das datas comerciais mais importantes do ano.

Black Friday 2021: vendas de bilhões

Em 2021, só o setor de e-commerce foi responsável por 5,4 bilhões de faturamento nas vendas da Black Friday. O resultado foi quase 6% maior do que no ano anterior. 

Dentre os produtos mais vendidos, os artigos de moda e acessórios, beleza e perfumaria, telefonia, eletroportáteis e eletrodomésticos foram os que receberam mais pedidos.

Quando é a Black Friday 2022?

Este ano a Black Friday acontece na última sexta-feira do mês, dia 25 de novembro. A data é uma das maiores oportunidades para bater as metas das equipes de vendas.

Black Friday 2022: perspectivas do comércio

De acordo com uma pesquisa realizada pela Globo, 34% dos entrevistados pretendem comprar roupas e calçados na Black Friday deste ano. Já 32%, pretendem gastar com alimentação e bebidas, enquanto 26% vão investir em educação. 

E então, como aproveitar toda essa excitação de consumo provocada por essa oportunidade de vender mais? Investindo em ações de marketing antecipadas.

Agora que você já sabe quando começa a Black Friday, veja ações que pode realizar para aproveitar essa onda favorável para as vendas.

Ofertas Black Friday: como começar?

Quem disse que você precisa esperar o dia da Black Friday para começar a vender? Pesquisas revelam que as campanhas de marketing realizadas com 30 dias de antecedência geram mais engajamento no público.

Portanto, já comece com algumas ações que vão ajudar a potencializar seus resultados. 

Avalie os resultados da edição anterior

Antes de planejar as suas ações de marketing para Black Friday, analise os resultados do ano anterior. Para isso, faça as seguintes perguntas:

  • O que deu certo e deve ser repetido?
  • O que não deu certo? 
  • O que pode ser melhorado? 
  • Os leads estão segmentados?
  • Qual foi a taxa de conversão das landing pages?
  • O call to action das landing pages era atrativo?
  • Qual foi a performance dos seus e-mails marketing?
  • Quais canais geraram melhores resultados? 

Avalie a navegabilidade do seu site

Se você tem uma loja virtual e todas as suas ações serão feitas de forma online, verifique se o seu site é https.

Vale lembrar que, desde 2017, o Google dá preferência para sites que tenham o certificado SSL/TLS, que garante mais segurança ao usuário.

Além disso, tem a questão da navegabilidade, que é o desempenho do usuário ao buscar informações dentro de uma página. O seu site vai suportar o tráfego da Black Friday para proporcionar a melhor experiência para o seu consumidor?

Se você hesitou para responder, pode ser interessante aumentar o plano de hospedagem do seu site pelo período da Black Friday. Assim, não corre o risco de perder uma venda pela demora no carregamento da página.

Garanta um estoque adequado

Já se você tem uma loja física, precisa assegurar que terá estoque suficiente para atender à demanda da data.

Você já sabe quais produtos serão colocados em promoção e qual desconto será concedido? Nada de ofertas “tudo pela metade do dobro”, hein! Os consumidores de hoje pesquisam muito antes de comprar e não será difícil encontrar o preço real de um produto.

Tenha recursos humanos necessários para atender a demanda

A sua equipe é suficiente para atender à demanda de Black Friday e foi devidamente treinada para negociar nesse período? Em alguns casos, pode ser necessária uma contratação extra. 

Planeje o conteúdo durante a Black Friday

Para garantir que suas ações sejam efetivas, é preciso construir uma audiência com antecedência. O que isso significa? Você deve criar desejo nas pessoas pelas promoções. 

Para isso, invista em bons conteúdos, como teasers e posts nas redes sociais, antecipando a ação. Você pode fazer um teaser em vídeo com um compilado das promoções que estão por vir e deixar a sua audiência ansiosa para comprar.

Crie Landing Pages personalizadas

Se você já tem uma landing page rodando, considere fazer outra específica para a Black Friday. Com comunicação visual diferente, que desperte a atenção e o desejo na sua persona.

Mas, para ser efetiva, ela precisa ser feita com antecedência, de preferência antes do dia da Black Friday e trazer ofertas e iscas e exclusivas.

Veja o que você pode fazer na sua landing page para deixá-la mais atrativa: 

  • Ofereça descontos antecipados em produtos favoritados pelo consumidor;
  • Crie Thank You Pages que, além de suprir as expectativas do lead, permite que ele continue navegando no site; 
  • Cheque se a sua lista de e-mails está nutrida; 
  • Atraia mais leads antes da Black Friday, oferecendo algum material rico. 

Leia mais sobre:

Invista em canais com melhor desempenho e faça um cronograma 

Depois de definir quais produtos e serviços entrarão em oferta, é preciso encontrar os canais onde estas ações serão divulgadas: Google Ads, redes sociais ou e-mails. 

A partir daí, defina um cronograma de publicações dos conteúdos, sem esquecer de considerar o prazo de criação e aprovação. O planejamento aqui é fundamental.

Você pode investir em:

  • Imagens promocionais;
  • Banners de retargeting;
  • Vídeos;
  • Animações;
  • Call to action para site;
  • Enviar e-mails de aquecimento em alguma lista VIP com cadastro em Landing page;
  • Enviar mensagens em grupos de Whatsapp/Telegram;
  • Reels e IGTV: os vídeos do Instagram geram 30% mais engajamento do que outros formatos;
  • Anúncios no Instagram e Facebook antes do dia da Black Friday;
  • Mensagens tipo: “ Save The Date” para lembrar o seu lead que a data está chegando. 

Crie descontos verdadeiros

Para engajar os leads, os descontos devem ser realmente atrativos. A famosa “Black Fraude” já é bem conhecida pelos consumidores e para não sofrer rejeição do consumidor, proporcione descontos reais.

Ofereça opções de pagamento variadas

Nada de dificultar a vida do consumidor na Black Friday, a ideia é ajudá-lo a fechar a venda, então facilite o pagamento.

Oferecer opções de pagamento no PIX ou parcelamento no cartão de crédito e boleto bancário são mais do que necessárias para fechar a venda e garantir a satisfação do cliente.

Faça ofertas antecipadas

Muitas marcas aproveitam a semana ou mesmo o mês para criar ações promocionais, como Black Week ou Black Month

Assim, é possível antecipar a campanha de Black Friday em dias ou semanas para atrair garantir a venda antes de seus concorrentes. 

Crie uma campanha de e-mail para o dia da Black Friday

Agende seus e-mails marketing para o dia da Black Friday. Para chamar mais atenção nos e-mails, aproveite o apelo cromático e invista em cores fortes e impactantes. Não esqueça de escolher os melhores horários para enviar o seu e-mail.

Use pop-up de saída no site

Os pop-ups de saída podem ser muito úteis para fazer uma oferta imperdível, daquelas que o consumidor não quer perder de jeito nenhum. Se o desconto realmente valer a pena, dificilmente o cliente vai resistir.

Faça anúncios de retargeting

Como nem todas as pessoas realizam a compra na primeira vez que entram em contato com um material promocional, é importante fazer anúncios de retargeting. 

Essa ação pode ser interessante tanto para quem deixou um produto no carrinho como para quem demonstrou interesse ao visitar uma página. 

Planeje-se

Com tempo e planejamento é possível fazer ações de marketing efetivas e vender muito na Black Friday. Para isso, faça um checklist com todas as ações que precisa realizar durante o período e boas vendas. 

Mas se você não sabe por onde começar a planejar as suas ações de Black Friday, conte com uma consultoria de marketing digital que é especialista em gerar vendas para seus clientes.

Conheça a GS2 Marketing

Somos uma agência de marketing digital, especializada em inbound marketing, com foco em resultados. 

Com ações criativas e inusitadas, utilizamos todos os canais digitais disponíveis para produzir um diferencial factível para os nossos clientes com mais performance, promovendo o acompanhamento e resultados diferenciados.

Essa seriedade e inteligência em marketing digital proporciona reconhecimento de muitos dos nossos clientes, para o qual nos transformamos em uma máquina de geração de leads em funcionamento. 

Nossa estratégia de sucesso é feita com base no desenho da jornada de compra da sua persona. Nós reunimos dados e analisamos os nossos clientes de sucesso de diversos segmentos para chegar a uma metodologia que vai fazer aumentar as suas vendas. 

Nossa agência conta com as áreas mais estratégicas do marketing digital para fazer o seu negócio crescer e te ajudar a vender mais!

Quer saber mais como a GS2 Marketing pode te ajudar a vender mais na Black Friday?  

Fale com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba
novidades

Endereço

Hyde Park
Av. Cassiano Ricardo, 401 – sala 703 | Jardim Aquarius
São José dos Campos - SP

GS2 Marketing Digital +55 (12) 99660-9367

2022- todos os direitos reservados 
menuchevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram