Orçamentos
Calendário postagem: dicas para melhorar o engajamento

Calendário postagem: dicas para melhorar o engajamento

Ter constâncias nas redes sociais é um ponto muito importante para criar conexão, aumentar o interesse e até mesmo trazer credibilidade para a marca. Portanto, criar um calendário postagem pode ser a solução para ajudar a melhorar o engajamento das suas redes. 

Apenas algumas publicações isoladas não farão diferença no engajamento e nem irão conquistar o público-alvo. Para chegar ao ponto do usuário engajar com o conteúdo, é preciso ter uma constância nas publicações, para que, aos poucos, os usuários se identifiquem com a marca e com o conteúdo apresentado. 

No texto abaixo, trouxemos algumas dicas de como criar esse calendário postagem e fazer com que os usuários se engajem com a sua marca. Acompanhe!

Como utilizar o calendário de postagem para melhorar o engajamento?

Depois de entender a necessidade de publicar conteúdo novo frequentemente nas redes sociais, é o momento de criar o seu calendário de postagem, definindo pontos importantes, que ajudarão com a melhora do engajamento. 

Veja abaixo como criar um calendário postagem e ter maior sucesso nas redes sociais:

Defina em quais redes irá publicar

Primeiro de tudo, é preciso definir os canais de publicação do seu conteúdo. Só porque existem várias redes sociais, não quer dizer que seja necessário estar presente em todas. Tudo depende da presença do público-alvo. O seu público está presente no Pinterest? Se sim, faça conteúdos para essa rede. 

O Google Analytics, Instagram Analytics e o Facebook Insights são ótimos para fornecer dados sobre o público-alvo. 

Pesquise os temas em alta no seu segmento

Seus conteúdos precisam estar alinhados com o que o público está procurando. Fazer uma pesquisa de temas mais engajados e conferir o que os seus concorrentes andam criando são ótimas formas para saber qual deve ser a sua linha de criação de conteúdo. 

Não adianta só criar conteúdo, é preciso que esse material criado tenha valor para quem for destinado. É preciso resolver uma dor do seu cliente, só assim ele irá se identificar com a marca e se engajar. 

Defina a frequência de publicação em cada rede

Não adianta publicar 3 vezes no Instagram em uma semana e na seguinte publicar apenas uma. É preciso criar uma frequência, para que o público sempre seja impactado com o seu conteúdo. 

Essa frequência não pode ser escolhida do nada. Para definir os dias e horários de publicação, é preciso saber quais os momentos em que o seu público-alvo está ativo nas redes. 

Quem está começando a fazer publicações, precisa realizar testes, publicando em dias e horários diferentes durante um tempo e depois analisar os dados das próprias redes. Quais foram os dias que renderam mais engajamento? 

Com esses dados, é possível definir os dias e horários de publicação em cada rede. 

Crie conteúdos para cada rede

Para melhorar o seu engajamento, é preciso criar conteúdos estratégicos para cada rede, nada de publicar o mesmo em diferentes locais. O público de uma rede não é o mesmo da outra, portanto, o formato também não pode ser igual. 

Por exemplo, no Facebook, textos maiores são ‘permitidos’, já que a rede é conhecida pelos ‘textões’. O usuário não irá abandonar o post só por ele ser um pouco maior do que o convencional. Já no Instagram, se publicar um texto grande, nos padrões do Facebook, não terá nenhum retorno. Os usuários do Instagram estão atrás de conteúdos mais dinâmicos e menores.

Portanto, é preciso criar um calendário postagem para Instagram, outro para o Facebook, Twitter etc. Cada um contendo as informações acima, voltadas para a rede escolhida. 

Leia mais:

ebook quer aprender como gerar leads sem dor de cabeçã

Calendário postagem: importância

Ter um calendário de postagem para redes sociais é essencial para crescer e conquistar presença no digital. Quem não posta ou não tem frequência para realizar postagens, perde espaço para a concorrência que estiver com um calendário definido. 

Pensando como usuário, se você está precisando de algo, seja um produto ou uma solução, o seu primeiro passo é procurar na internet o que pode te ajudar. Ao encontrar uma empresa que possui a solução, com certeza, irá olhar as redes sociais da mesma, para entender melhor. Mas, se ao entrar em uma rede, a última publicação tenha acontecido há algum tempo, é provável que fique um pouco decepcionado, certo?

É isso que pode acontecer com o seu público-alvo quando não se tem uma frequência de publicação. 

Quando se fala em número de postagens, não existe um padrão, pois depende de cada segmento, público e jornada do cliente

O princípio de pareto define que, em diversos eventos, 80% dos efeitos vêm de 20% das causas. Aplicando o princípio ao marketing de conteúdo, fica definido que 80% das publicações devem ser de conteúdo que irão agregar valor e informar o cliente, e os 20% restantes são voltados para vendas.

Conclusão

Ter uma frequência de publicação definida é muito importante para fazer com que os clientes se engajem com o seu conteúdo. 

Ter um calendário de postagem, com data, horário, rede e conteúdo do post definidos ajuda a conquistar essa identificação do público-alvo, e traz autoridade para a sua marca. 

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba
novidades

Endereço

Hyde Park
Av. Cassiano Ricardo, 401 – sala 703 | Jardim Aquarius
São José dos Campos - SP

GS2 Marketing Digital +55 (12) 99660-9367

2022- todos os direitos reservados 
menuchevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram