Orçamentos
Branding e Inbound Marketing: uma marca forte vende mais

Branding e Inbound Marketing: uma marca forte vende mais

Se você já se aventurou nos conceitos do mundo do marketing, com certeza já ouviu falar sobre branding

Porém, você sabe a importância desse conceito para uma marca e a ligação que a palavra tem com o inbound marketing? 

Acompanhe o texto sobre o assunto!

Branding: o que é?

Antes de qualquer coisa, é importante entender o que é branding. E, se você já sabe a importância do marketing digital atualmente, com certeza busca maneiras de se destacar em meio a tantas marcas no mercado. 

E olha só: nada como contar com um bom branding para isso acontecer!

Branding: tradução

Ao pé da letra, a palavra branding quer dizer marca. Porém, o que isso quer dizer?

O conceito engloba todo o conjunto de ações que vão gerar valor à marca, como seu posicionamento, o que a marca acredita, e a experiência que a empresa proporcionará ao cliente - ou seja, tudo o que o consumidor 5.0 quer. 

Com as transformações digitais que ocorreram nos últimos anos, houve uma mudança no comportamento do consumidor, que não se contenta mais apenas com o produto ou serviço, mas sim com a experiência. 

Isso porque existem muitas marcas no mercado, produtos e serviços muito similares. E o que vai fazer com que aquele cliente escolha a sua marca, e não a do concorrente, é a geração de valor desde o primeiro contato com a sua empresa, até o momento final, em que ele decide fechar a compra.

Branding: significado

Agora que você já sabe a definição de branding, está na hora de conhecer o seu significado. 

Para isso, faça a seguinte tarefa: quando você pensa na coca-cola, no logo da marca, o que te vem à mente? Você consegue enxergar os valores da empresa? Quais são as suas percepções?

Muito provavelmente, sua resposta se refere a momentos com a família, datas especiais, comemorações, ou até mesmo aquele almoço de domingo. Tudo carregado de um valor sentimental enorme. 

E é aí que o branding atua, fazendo a gestão da marca. Ele se encarrega de todas as informações que estão na mente dos consumidores ao se relacionarem com determinada empresa. 

Afinal, a marca nada mais é do que uma percepção e o resultado das experiências de seus clientes.

Qual a importância do branding?

Sabemos que cada pessoa pode ter a sua percepção sobre determinado assunto, gerando uma dúvida sobre a importância do branding, diante dessa questão. 

Todavia, de maneira coletiva, é sim possível formar percepções sobre um produto ou serviço e assegurar com que as pessoas entendam o que você quer passar.

E vale ressaltar que, mesmo que a empresa não esteja fazendo uma estratégia de branding propriamente dita, o branding já está sendo feito, pois os consumidores estão tendo percepções da marca a todo momento.

Por isso, diante da ampla concorrência, é primordial possuir diferenciais e garantir com que as pessoas saibam disso, fazendo com que elas não foquem apenas em seu preço, mas sim no seu valor.

Quando uma marca sabe o seu valor, e expõe verdadeiramente aquilo que ela acredita, é comum que o preço perca todo aquele peso na hora da decisão de compra, já que o cliente se sente seguro e sabe que receberá exatamente aquilo que precisa. 

Não tenha dúvida: uma marca forte, que garante uma experiência positiva ao consumidor, vende mais.

Branding e inbound marketing: qual a ligação? 

Apesar do conceito de branding ter surgido antes do marketing digital, nunca foi tão importante aplicar o termo no ambiente digital. 

Se antes os canais ficavam restritos a tv, ao jornal e ao rádio, hoje existe uma infinidade de opções que a marca pode utilizar, de maneira personalizada, para se relacionar com o seu cliente ideal. 

Além de uma criação de uma identidade visual própria, que vai desde as cores utilizadas, até o logo da marca, é importante criar formas de se destacar na web.

E, se você sabe como funciona o Inbound Marketing, e que o conteúdo é pilar fundamental dessa estratégia,  já deve ter percebido que sua utilização é primordial para a construção de uma autoridade no seu nicho de atuação. Concorda que uma boa produção de conteúdo é a melhor forma de passar os valores da sua marca para o consumidor?

Se entende como Inbound Marketing o conjunto de estratégias virtuais que têm o objetivo de atrair potenciais clientes voluntariamente e transformá-los em leads, baseado no relacionamento e educação do consumidor.

A marca irá oferecer conteúdos relevantes e de qualidade, nos canais onde seu cliente ideal está, além de também agregar valor em todas as etapas da jornada de compra do seu cliente - desde o primeiro contato com a marca, até ele se tornar verdadeiramente um cliente. 

Isso recebe o nome de pontos de contato - ou touchpoints - e serão os responsáveis por criar o conjunto de percepções que o cliente tem da sua marca.

Uma vez que você aplica o conceito da maneira correta, satisfazendo a necessidade do seu cliente, a consequência será o aumento na quantidade de vendas e oportunidades.

Aqui, a automação de marketing será fundamental para te ajudar nessa jornada, te auxiliando no processo de captação de leads qualificados, bem como identificando as oportunidades de venda, dentre outros aspectos. Você ganha com a possibilidade de escalar os processos sem perder de vista a mensagem que a marca quer transmitir.

Personal branding: se destaque em seu nicho de atuação!

Engana-se quem pensa que o branding é somente utilizado para grandes marcas. 

Imagine que você é um médico:

  • O que te torna único, diante a tantos outros médicos que existem em sua cidade?
  • Como você determina esse posicionamento para as outras pessoas?
  • Quem você gostaria de atingir com isso?

O branding pessoal irá te auxiliar na gestão da sua marca pessoal. Em meio a tantos profissionais, é você criar uma experiência no momento da venda ou prestação de serviço, fazendo com que aquele cliente queira voltar sempre. 

Além disso, é criar valor no seu serviço, já que caro se torna aquilo que não tem valor.

E, mais uma vez, o marketing digital tem um papel fundamental nessa jornada. Com ele, é possível saber quem é seu cliente ideal, quais as suas dores, e de que maneira seu serviço ou produto supre as necessidades daquele cliente.

Para isso, separamos algumas dicas:

Defina o seu posicionamento

De que maneira você quer ser percebido e se diferenciar no mercado? É importante definir essa questão e, claro, sustentar a longo prazo. O marketing não é uma corrida de velocidade e sim uma maratona, consistência é muito importante.

Atualize sua identidade

A sua identidade visual deve seguir o seu posicionamento. Aqui, vale estudar a psicologia das cores e ver o que mais se assemelha ao seu posicionamento. 

Defina a sua persona 

Saber exatamente quem é seu cliente ideal te ajudará a entender o conteúdo que eles querem consumir, bem como a linguagem adequada para falar com eles.

Faça uma análise dos seus concorrentes

Saiba quem são seus concorrentes e entenda os seus diferenciais diante deles. O que você entrega, que eles não entregam? Garanta a experiência perfeita ao seu cliente!

Defina quais canais serão utilizados

Sabendo quem é a sua persona, você precisa descobrir onde ela está nas redes sociais. Ou seja, quais canais ela utiliza?

Sabendo disso, você também conseguirá definir quais os tipos de conteúdo aquele cliente gosta de consumir.

Faça um planejamento (e siga-o!)

Faça um planejamento e tenha constância em suas publicações. Defina quais temas serão abordados naquele mês, com base no que a sua persona gostaria de consumir. 

Saiba como entender se sua estratégia está dando certo

Saber acompanhar as métricas é fundamental para reverter a situação o mais rápido possível diante de resultados negativos.

Branding: estratégia deve ser pensada a longo prazo

É importante lembrar que o processo de construir um relacionamento com o cliente leva tempo e não acontece da noite para o dia. 

Tenha em mente que o branding deve ser trabalhado por toda a vida da marca ou da carreira pessoal. Por isso, requer planejamento e constância. 

A construção pode ser mais trabalhosa, mas uma vez que esses processos são estabelecidos, é mais fácil conduzir ao longo do tempo. 

Você ainda não trabalha o branding da sua empresa? Não perca tempo! Precisando de ajuda, entre em contato com a GS2 Marketing Digital. 

ebook como estruturar a sua empresa para ter sucesso com o marketing digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por dentro da
@grupos2mktdigital

Receba
novidades

Siga-nos
Parceiro Gold RD Station
Certificado em Inbound Marketing - RD Station
Certificados RD Station

GS2 Marketing Digital +55 (12) 99660-9367

2021- todos os direitos reservados 
menuchevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram