Escolha uma Página

5-beneficios-da-Automacao-de-Marketing-3 5 benefícios da Automação de Marketing

A automação de Marketing pode ser uma grande aliada para empresas que investem em Marketing Digital, já que proporciona muito mais agilidade nos processos de qualificação dos leads, além de tornar as ações mais escaláveis.

Com foco em uma maior eficiência, também ajuda que as empresas reduzam seus custos e tempo gasto nas tarefas. 

Leia o texto abaixo e entenda a importância da automação de Marketing para implementar Marketing Digital em uma empresa!

Mas afinal, o que é automação de Marketing?

Muitas pessoas pensam que qualquer ação automatizada, como seguir de volta no Instagram ou agendar posts em redes sociais, é considerada uma automação de Marketing, porém, essas ações não correspondem ao real significado do conceito de automação de Marketing Digital

Por meio de tecnologias, a automação auxilia que as empresas tenham mais entendimento e ação personalizada em relação às pessoas que interagem com os seus canais digitais, tendo o email como uma das principais ferramenta para isso, mas não só. 

A automação permite que a empresa ofereça a informação que os clientes necessitam em cada fase do funil de vendas de forma automatizada, reduzindo trabalhos manuais e aumentando a eficiência das ações.

Para isso, pode usar mecanismos automatizados de disparos de emails específicos, postagem em redes sociais, avaliação do nível de qualificação dos leads, ações para contatá-los e mensuração de dados.

Com todas as ações permitidas em uma automação de marketing, é possível gerenciar o engajamento proporcionado e criar estratégias mais direcionadas para conversão de clientes.

Quais são os principais benefícios de se ter a automação acoplada às suas estratégias de Marketing Digital?

A automação de Marketing Digital é uma excelente escolha para integrar as estratégias de Marketing Digital de qualquer empresa, já que consegue proporcionar uma série de vantagens. Confira as principais:

1- Auxilia no processo de captação de leads qualificados

Para o Marketing Digital, os dados são pedras preciosas e o site da empresa  pode ser a porta de entrada para coletá-los, porque é por meio dele que as pessoas poderão conhecer o trabalho de cada organização.

Por isso, é importante criar mecanismos para que os visitantes forneçam dados necessários para que a empresa mantenha contato com eles em outros canais digitais. E é aí que a automação de Marketing trabalha.

Através da ferramenta, é possível criar pop-ups com formulários que serão acionados quando o visitante demonstrar interesse pelo conteúdo e os produtos/serviços dispostos ali, seja navegando até o final da página web ou clicando em mais de um item do menu do site. Tudo de forma automatizada e no momento ideal para a captação daquele lead.

2- Ajuda na integração dos canais de comunicação da empresa

Todo mundo que investe em Marketing Digital sabe a importância de se manter presente em múltiplos canais de comunicação utilizados pela persona da empresa, visando ter mais oportunidades de atingir o público. 

Portanto, a partir da automação de Marketing, é possível fazer a integração de todos os dados obtidos nesses diferentes canais, ou seja, se alguém preencheu um formulário no site, os dados dessa pessoa podem ser encaminhados diretamente para o Facebook, Instagram ou outra rede social, fazendo que a empresa possa trabalhar esse lead também em outra mídia.

3- Auxilia a empresa a ter uma comunicação personalizada 

Através da automação é possível segmentar as personas por interesses bem específicos, oferecendo conteúdo muito personalizado e dessa forma mantendo um engajamento alto para que ela caminhe no funil de vendas.

Como a automação de Marketing auxilia na análise de desempenho dos esforços, por meio de seus relatórios emitidos mês a mês, é possível analisar o engajamento do público, seja nos posts do blog, redes sociais ou até no email marketing, e passar a produzir materiais com base no que possui maior taxa de cliques, por exemplo.

Isso auxilia que a corporação não perca tempo com conteúdos irrelevantes e que não causam impacto positivo no seu público-alvo.

4- Ajuda a identificar as oportunidades de venda

Com os dados coletados nos canais digitais pela automação de Marketing, é possível analisar o comportamento do público e utilizar essas informações para identificar aqueles que estão mais próximos de se tornarem cliente.

Com o processo de produção de conteúdos adequados, a venda fica fica mais próxima dos clientes porque eles já terão muitas dúvidas sanadas a partir de cada material de nutrição e podem partir para um processo de tomada de decisão mais efetivo. Assim, a equipe de vendas não precisará fazer o tradicional e longo processo de convencimento do cliente, ele já chega muito mais preparado para a compra.

5- Provoca redução do Custo de Aquisição de Cliente (CAC)

De forma resumida, o Custo de Aquisição de Cliente (CAC) é o valor médio que é investido para conquista um novo consumidor, sendo calculado a partir da soma do total investido envolvendo as equipes de Marketing e Vendas pelo número de novos clientes no mês.

Como a automação de Marketing auxilia a empresa a produzir de acordo com o interesse do público, é possível diminuir o custo com projetos e esforços que não rendem novas conversões para a organização, aumentando muito o custo-benefício do investimento em Marketing Digital para o negócio.

5-beneficios-da-Automacao-de-Marketing-1 5 benefícios da Automação de Marketing

Mas, como funcionam as ferramentas de automação de Marketing?

Para entender como funciona uma ferramenta de automação de Marketing, é necessário ter em mente que, para oferecer o melhor atendimento possível às expectativas dos clientes, é essencial lidar com eles de forma personalizada, o que pode ser complicado, principalmente para empresas menores.

E é exatamente nesse processo que a automação de Marketing trabalhará, coletando dados, fazendo armazenamento e cruzando informações importantes para cada cliente ou lead, fazendo com que o processo de personalização seja muito mais fácil e assertivo.

Por fim, conheça algumas formas de implementar a automação de Marketing no seu negócio!

Agora que você já sabe o que é automação de Marketing e as suas principais vantagens, confira algumas estratégias e ferramentas que podem ser implementadas para garantir esse recurso nos processos da sua empresa:

1- Automação de Email Marketing

O Email Marketing é uma estratégia de Marketing Digital que se baseia na comunicação da empresa e seus consumidores por meio do email, uma das redes mais utilizadas no universo digital. Com essa ação, é possível criar um relacionamento com o lead, nutrindo-o com conteúdos relevantes do seu blog (aprenda como criar um blog de sucesso!), promoções e newsletters, a fim de fazer com que ele avance na jornada do cliente e se torne um fiel consumidor da marca em questão.

Essa estratégia já foi vista como invasiva, porém, nos dias de hoje, com a evolução do Marketing de Conteúdo e dos próprios profissionais de Marketing Digital, o email se tornou uma das maneiras de se comunicar com os potenciais consumidores da forma mais pessoal e humana possível. Com a automação de Email Marketing, é possível otimizar ainda mais os resultados dos esforços nesse canal digital, melhorando a performance de vendas.

2- Automação de Vendas

Sabia que existem muitas vendas que acabam sendo perdidos pelo simples fato da abordagem ter sido realizada no momento errado? Bom, se a resposta for positiva, saiba que um simples sistema de automação pode ser a solução para esse problema. O CRM, que é a plataforma de automação de vendas, permite uma personalização completa de todo o caminho percorrido pelo lead com o time de vendas, através das seguintes ações:

  • Acompanhamento das pontuações do lead e as suas interações com a empresa;
  • Identificação do momento certo para que a equipe de vendas comece a enviar propostas de negócio;
  • Disponibilização do histórico de interações de cada contato, com opções para envio de mensagens personalizadas para cada um;
  • Acompanhamento das principais necessidades dos clientes em potencial.

3- Automação de Redes sociais

As mídias sociais são essenciais para qualquer estratégia de Marketing Digital, já que representam pontos de encontro virtuais com maior chance da empresa encontrar e impactar a sua persona. Porém, geri-las pode ser um grande desafio para as empresas, pois exige constância para marcar a presença e manter a imagem consistente.

Por isso, implementar a automação de Marketing para redes sociais é muito importante, tornando possível que a empresa possa fazer publicações, analisar resultados e programar posts em um só lugar, diminuindo consideravelmente o trabalho e o tempo para administrá-las.

5-beneficios-da-Automacao-de-Marketing-2 5 benefícios da Automação de Marketing

4- Automação da Geração de Leads

Muitas empresas acabam optando pela compra de listas de leads prontas, o que não é nada recomendado e vai contra a LGPD, já que é muito provável que a grande maioria não demonstre interesse no que sua empresa tem para oferecer, além de também ser muito provável que suas tentativas de enviar email acabem caindo no spam.

Por isso, é muito importante investir na automação de Marketing com o objetivo de gerar leads, através da disponibilização de landing pages, conteúdos exclusivos e até formulários em seu site.

Sua empresa já utiliza a automação de Marketing em algum de seus processos? Se ainda não, comece o quanto antes e veja como os seus resultados ficarão ainda mais melhores!