fbpx
Escolha uma Página

Sua marca é do segmento da educação e está em busca de dicas para atrair mais leads?

Então, acompanhe o post que preparamos especialmente sobre marketing educacional

gs2-marketing-educacional_01a Marketing educacional: 5 dicas para atrair leads

Marketing educacional: o que é?

Simplificadamente, o conceito de marketing educacional abrange ações com o objetivo de captar e fidelizar clientes, fortalecer o branding da instituição, além de auxiliar em uma comunicação efetiva com o público – sejam eles pais e responsáveis, estudantes ou professores. 

Marketing digital educacional: mas por que minha escola deve investir?

Investir em estratégias de marketing educacional é fundamental para se destacar em meio a tantos concorrentes, já que esse segmento não para de crescer, seja na modalidade presencial ou online.

Então, é preciso inovar para não ficar para trás, diante de tantas instituições de ensino! E olha, muitas delas já estão se movimentando no ambiente digital. Podemos dizer até que algumas estão fazendo um excelente trabalho de marketing digital para a educação.

Não estamos dizendo que o marketing offline deva ser deixado de lado. Mas é importante lembrar que os tempos mudaram, e hoje grande parte da população está presente no digital, dessa forma, podemos afirmar, com certeza, que a sua persona está em muitos dos mais diversos canais digitais. 

E se antes era possível apenas alcançar pessoas do bairro ou de bairros próximos, com o marketing digital as barreiras físicas caíram e se a sua instituição possui cursos no formato EAD, isso é um “prato cheio”. Mas se a sua instituição é uma escola de ensino fundamental e médio, mesmo o seu público sendo de uma região específica, com o marketing no ambiente digital é possível atingir esse público de maneira muito mais efetiva.

Dentre outros benefícios, podemos citar o auxílio na construção da autoridade da marca, sendo possível se comunicar com o público certo na hora certa – melhorando o relacionamento com os clientes, além de ter um excelente custo-benefício e a possibilidade de analisar dados com uma alta precisão.

Marketing educacional em ação: conheça 5 dicas para atrair mais leads

Um dos maiores focos do marketing educacional é como manter e conquistar mais estudantes.

Por isso, separamos 5 dicas para você atrair mais leads:

1- Conheça a sua persona

Toda empresa tem a sua persona, que nada mais é do que o cliente ideal.

É importante conhecê-lo para alcançar bons resultados, uma vez que com ela definida você consegue pensar em estratégias que serão realmente assertivas para aquele público que você busca atrair. 

Você pode desenhar a persona selecionando características dos melhores clientes que você tem nesse momento, ou seja, idade, sexo, bairro ou cidade em que mora, renda, características psicológicas, quais problemas essa pessoa enfrenta no dia a dia que o seu serviço soluciona, quais canais digitais ela está presente, que tipo de conteúdo gosta de consumir, etc.

2- Entenda a “dor” do seu público e desenhe a jornada de compra

Qual o maior problema que o seu cliente busca solucionar?

Uma escola com mais qualidade, que realmente se importa com os seus estudantes? 

Ou uma instituição com grandes índices de aprovação no vestibular, com um modelo de ensino nunca visto?

Seja qual for a “dor” da sua persona, é necessário entendê-la para oferecer maneiras de solucioná-la. 

Algumas ferramentas de marketing digital podem te ajudar nesse processo, como o Semrush, que te ajuda a entender o que os seus clientes em potencial estão buscando sobre a área de atuação da sua empresa, com uma busca de palavras-chave!

Para a definição da jornada de compra você vai levar em consideração essas dores, desde o momento que a persona descobre que tem um problema, o processo de aprendizagem dela em relação a essa dor, passando pela vontade dela de encontrar uma solução, até você se tornar uma solução.

Veja abaixo um gráfico que mostra uma das formas de desenhar essa jornada, pois existem diversas maneiras, das mais simples até as mais elaboradas, que podem ser utilizadas quando temos mais dados para serem conectados nesse processo.

O gráfico abaixo demonstra uma jornada mais simples e abrangente, você pode acrescentar em cada uma das fases abaixo os canais ideias, temas de conteúdos, formatos de conteúdos e até tempo de permanência da persona em cada uma das etapas.

3- Invista no marketing de conteúdo

Uma vez que você conhece a dor da sua persona, investir no marketing de conteúdo educacional é fundamental para conquistar leads, sendo essa uma das estratégias de inbound no marketing educacional.

Isso porque a venda é uma consequência do bom relacionamento com aquele visitante. Então, deixe claro que a sua instituição está ali para apoiá-lo, criando conteúdos de qualidade sobre os temas que ele pesquisa, os formatos podem ser os mais variados, como e-books, textos no blog, postagens em redes sociais, dentre outros.

O importante é que com o mapeamento ideal das dores da sua persona, os temas dos conteúdos sejam relevantes em cada um dos momentos da jornada de compra.

4- Entenda o funil de vendas

Entender como funciona o funil de vendas, desde o topo do funil até o fundo do funil é imprescindível quando o assunto é marketing estratégico para instituições educacionais.

Afinal, o funil representa toda a jornada de compra que o lead percorre, desde o primeiro contato com a marca, até efetivamente efetuar a compra.

Ele tem como objetivo auxiliar o lead, sanando dúvidas, apresentando soluções para suas dores e sempre mostrando os diferenciais da empresa.

O funil de vendas é a visão que o time de vendas têm da jornada de compra do cliente.

5- Invista no marketing de relacionamento 

Sabe aquele atendimento impecável, que faz com que o visitante se torne cliente e até mesmo fã da marca?

O marketing de relacionamento faz parte dessa equação!

Um dos principais objetivos é fazer com que o potencial cliente tenha uma experiência positiva com a marca. 

Para isso, é necessário prestar um atendimento diferente de tudo que ele já viu, oferecendo ajuda, conteúdo de qualidade e esclarecendo dúvidas em todos os contatos dela com a instituição.

GS2-Jornada-de-compra-Marketing-educacional-scaled Marketing educacional: 5 dicas para atrair leads

Agência de marketing educacional: por que contar com uma?

Se você está em busca de marketing educacional e ferramentas de gestão para instituições de ensino, contar com especialistas no assunto te ajuda a se destacar entre os concorrentes e, claro, vender mais!

A verdade é que o digital muda a todo instante, então é necessário ficar antenado para utilizar as estratégias corretas para o negócio. Nesse ponto uma agência especializada está em constante atualização e possui um time completo, com gerentes de projetos, analistas de inbound marketing, mídia paga, marketing de conteúdos  e outras especialidades imprescindíveis para  a elaboração de uma estratégia de marketing educacional com ações e ferramentas que realmente funcionem.

Como anda o marketing educacional da sua instituição?