Orçamentos
Empresas de marketing digital: o foco deve ser em vendas

Empresas de marketing digital: o foco deve ser em vendas

Há quem pense que empresas de marketing digital servem apenas para cuidar das redes sociais da empresa, interagir com clientes e fazer posts. 

De fato, para algumas empresas, uma boa estratégia de Instagram pode ser suficiente para trazer engajamento para a marca.

O que não podemos esquecer é que, independentemente da estratégia, o objetivo de uma empresa de marketing digital deve ser aumentar as vendas. 

É para isso que elas existem: conectar o desejo do cliente com a solução que o seu produto oferece, por meio de estratégias de atração e relacionamento.

Quer saber quais são os atributos de uma boa empresa de marketing digital e não errar na hora de escolher a sua?

Acompanhe o nosso artigo e veja:

  • O que faz uma empresa de marketing digital?
  • Quais são as áreas estratégicas de uma empresa de marketing digital?
  • O que avaliar na hora de escolher uma empresa de marketing digital para cuidar da sua empresa?

ebook quer aprender como gerar leads sem dor de cabeçã

O que fazem as empresas de marketing digital?

As empresas de marketing digital serão responsáveis por divulgar a sua empresa, marca ou serviços no ambiente digital. Ou seja, tornar o seu negócio visível para milhares de usuários na internet.  

E engana-se quem pensa que o serviço prestado pelas agências de marketing digital é apenas operacional.

O planejamento das ações de marketing digital e a constante mensuração dos resultados é o que, de fato, traz resultados para os clientes.

Por isso mesmo, uma empresa de marketing digital conta com áreas estratégicas responsáveis por cada etapa do relacionamento com o cliente. Vamos conhecê-las?

As empresas de marketing digital no Brasil costumam ter as seguintes áreas:

Inbound Marketing

Esta área é responsável por atrair potenciais clientes por meio de estratégias de marketing digital. 

Diferentemente do marketing tradicional, no Inbound Marketing a empresa não vai atrás de clientes, mas explora canais já existentes para ser encontrada, como: mecanismos de busca, blogs e redes sociais.

O leitor, quando pesquisa um assunto do seu interesse na internet, é impactado pelo conteúdo criado pela equipe de Inbound Marketing, como um e-book, por exemplo.

A partir daí, a persona é conduzida por um fluxo de nutrição de leads, e começa a receber conteúdos específicos para cada momento da sua jornada de compra, como: artigos em blog, newsletters, e-books, vídeos, podcasts, redes sociais e webinars.

O objetivo é criar um relacionamento confiável com o lead por meio de oferta de conteúdo relevante e mostrar que para aquele problema que ele enfrenta, a sua empresa tem a solução ideal. 

Produção de conteúdo

A área de produção de conteúdo é uma das mais estratégicas de uma empresa de marketing digital. 

É o conteúdo que atrai os clientes em potencial para os vários canais em que a empresa está, como: site, blog ou redes sociais. 

Ele também é cuidadosamente produzido de acordo com a jornada de compra do cliente e faz parte de uma estratégia de nutrição de leads, por exemplo.

Os profissionais que trabalham nesta área devem ser especialistas em conteúdo e conhecer muito bem o cliente com o qual está trabalhando. Além de fazer uma pesquisa detalhada sobre a persona.

Design

Se o conteúdo é parte estratégica, o design é aquele que vai dar vida e cor a tudo o que é produzido pela área de conteúdo. Tornar aquele texto corrido sem graça, uma leitura agradável para a persona.

A partir da utilização de técnicas de estética, os designers decidem qual o melhor formato, cor e layout para determinado conteúdo. 

Nesse caso, conhecer o cliente e criar uma identidade visual bonita ajuda não só o conteúdo a ficar mais atrativo, mas confere profissionalismo à agência.

SEO (Search Engine Optimization)

De que adianta o seu time de conteúdo criar um ótimo conteúdo, se ele não é encontrado nos mecanismos de busca?

Você sabia que existe uma área específica nas empresas de marketing digital só para cuidar disso?

A área utiliza estratégias de palavras-chave e técnicas que tornam o texto relevante ao ponto de ranquear nas primeiras posições dos resultados de busca.

Isso aumenta o tráfego orgânico no site da empresa e a chance de atrair esse cliente em potencial para um fluxo de conteúdo é ainda maior.

Tráfego pago ou gestão de anúncios online

Ao contrário do tráfego orgânico, essa ação visa um resultado mais rápido e pode ser realizada por meio de compra de audiência no Google, Facebook Ads, Instagram Ads, LinkedIn Ads, Youtube, redes de display, entre outros.

São os famosos anúncios patrocinados. Além de ser uma forma otimizada de atrair o público alvo, a empresa consegue adquirir dados muito importantes sobre o comportamento dos seus clientes e melhorar suas campanhas a partir disso. 

Essa área das empresas de marketing digital é composta, geralmente, por gestores de tráfego e especialistas em marketing digital. Sua função é produzir campanhas pagas nas redes sociais, Google e Youtube, com o intuito de atrair leads qualificados para a empresa.

Gestão de redes sociais

Pesquisas apontam que 94% das empresas estão nas redes sociais e 85% indicam a visibilidade da marca como principal motivo para estabelecer relacionamentos com seus consumidores por meio dessas mídias.

No entanto, fazer uma boa gestão de mídia social não se resume apenas a publicar conteúdos. É preciso escolher as redes mais relevantes para o público da empresa, conhecer a audiência, ser consistente e produzir materiais relevantes.

Portanto, o profissional que faz a gestão das redes sociais precisa entender muito de conteúdo e do cliente, bem como as necessidades dos público com o qual a empresa está se relacionando. 

Além disso, solucionar as dúvidas dos usuários gentilmente para não comprometer a imagem da empresa nas redes sociais.

Criação de sites

Qual a primeira coisa que os consumidores fazem quando querem saber mais sobre uma empresa? Vão até a internet e buscam pelo site ou páginas e redes sociais para saber mais sobre a empresa, certo?

O site é o cartão de visitas de toda empresa na internet, e por isso mesmo precisa ter um layout moderno, informações acessíveis, além de ser responsivo e proporcionar uma boa experiência ao usuário.

Quem se encarrega da criação e otimização de sites nas empresas de marketing digital é o web designer. 

Customer Success

O CS é o profissional que trabalha com o sucesso do cliente. Sua função é garantir que os clientes alcancem o sucesso, no caso das empresas de marketing, através da criação de um plano de marketing e das ações que desdobrarão desse planejamento.

O CS trabalha diretamente com o cliente, criando um plano de ação para cada estratégia definida. Ele também é responsável por analisar a performance dessas ações e identificar quando é melhor mudar a estratégia.

Um customer success precisa entender muito sobre o nicho do cliente e como a solução da empresa de marketing digital pode ajudar esse cliente a ter sucesso. Ser proativo no que diz respeito a levar soluções que ajudem o cliente a atingir o sucesso.

Leia mais sobre Marketing de relacionamento 

Agora que você já conhece as áreas mais estratégicas das empresas de marketing digital, veja as nossas dicas escolher uma agência.

O que avaliar na hora de escolher empresas de marketing digital?

Se você está buscando por nomes de empresas de marketing digital, precisa fazer essas perguntas:

Os profissionais são especialistas na sua área de atuação?

Um time de profissionais capacitados e lideranças focadas no objetivo do cliente é outro fator importante na hora de escolher uma empresa de marketing digital.

Quando o profissional é especialista em sua área, ele tem um olhar estratégico ao desempenhar a sua função. O gestor de redes sociais, por exemplo, nunca irá postar um conteúdo sabendo que aquilo pode comprometer a imagem do cliente.

O trabalho então, se torna menos operacional e mais estratégico à medida que os profissionais se tornam especialistas naquilo que fazem.

Independentemente da área que estes profissionais atuem, o objetivo em comum é sempre o mesmo: gerar receita e aumentar as vendas dos clientes. 

E é por isso que a próxima pergunta é decisiva na hora de contratar a sua empresa de marketing digital:

As empresas de Marketing digital investe em treinamento e constante atualização do time?

O marketing digital é relativamente novo, e por mais que as empresas de marketing digital já tenham um modus operandi, é imprescindível se atualizar.

Por isso, ao escolher uma agência de marketing digital, analise as ferramentas de marketing digital e os métodos usados. 

Como tudo muda o tempo todo nessa área, é importante que a agência tenha um calendário efetivo de treinamentos e esteja sempre atualizada com as novas transformações do mercado digital.

Qual a expertise das empresas de Marketing digital?

Só se torna especialista quem vivencia diariamente as problemáticas do negócio. E por mais que a empresa de marketing digital invista em treinamentos e constante atualização do time, é preciso colocar a mão na massa.

Por isso, avalie a experiência no que faz. Ela já conta com uma carteira de clientes sólida? Há quantos anos está no mercado? É possível avaliar os resultados da agência por meio de cases de sucesso

Todas essas perguntas são essenciais para saber se o serviço que você está contratando vai trazer resultados para o seu negócio.

E de novo, se na hora de escolher a sua empresa de marketing digital o objetivo da parceria não for aumentar as suas vendas, parta para outra.

Mas se você não quer perder muito tempo procurando e precisa de uma empresa de marketing digital em SP, conheça a GS2 Marketing Digital.

Marketing digital estratégico para a sua empresa vender mais

Nossa estratégia de sucesso é feita com base no desenho da jornada de compra da sua persona. 

Nós reunimos dados e analisamos os nossos clientes de sucesso de diversos segmentos para chegar a uma metodologia que vai fazer aumentar as suas vendas. 

Nossa agência conta com as áreas mais estratégicas do marketing digital para fazer o seu negócio crescer! Conheça alguns de nossos clientes

A GS2 em números

Somos especialistas em consultoria de marketing digital para empresas. São mais de 894 campanhas de e-mails disparadas, 136.324 conversões de leads realizadas e 917 automações ativadas somente no ano de 2021. 

Quer ver as suas vendas crescerem? Conte com a GS2 Marketing Digital. Acesse nosso site e converse com o nosso time!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receba
novidades

Endereço

Hyde Park
Av. Cassiano Ricardo, 401 – sala 703 | Jardim Aquarius
São José dos Campos - SP

GS2 Marketing Digital +55 (12) 99660-9367

2022- todos os direitos reservados 
menuchevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram