Escolha uma Página

Marketingem-tempos-de-pandemia-é-hora-de-continuar-1524x870 Marketing em tempos de pandemia: é hora de continuar!

A pandemia do novo coronavírus nos pegou de surpresa. Ninguém esperava, por isso é normal e compreensível que a maioria dos gestores foque os seus esforços em ações para resguardar a saúde financeira de suas empresas. Porém, é muito importante ter em mente que a comunicação da corporação deve ser uma prioridade estratégica para enfrentar a crise.

Isso quer dizer que, embora o equilíbrio das contas seja muito importante nesse momento, não é hora de parar de investir em Marketing, e sim intensificar os seus processos e garantir que a sua marca não caia no ostracismo.

Leia e entenda como o Marketing Digital pode ser importante durante a pandemia!

Confira também: Pandemia acelera a transformação digital nas empresas

 O mais importante é se fazer presente!

Como diz aquele famoso ditado popular, quem não é visto não é lembrado, portanto, é muito importante entender que isso deve ser a prioridade número um durante a pandemia. Marcas que forem esquecidas durante a crise possuem menos chances de garantirem a preferência do cliente quando tudo voltar ao normal.

Segundo um estudo recente da Kantar, empresa britânica de Pesquisa de Mercado, corporações que se mantiverem firmes e aumentarem o investimento na comunicação possuem mais chances de crescerem quando a crise passar. Portanto, diante dos acontecimentos, investir em estratégias que façam com que a sua empresa seja notada é essencial.

Porém, mudanças são necessárias

Se você já investia em Marketing e já possuía as estratégias bem definidas, saiba que é hora de repensar a comunicação e ajustá-la de acordo com os grandes desafios impostos pela crise. Abigail McWilliams, coeditora do Oxford Handbook os Corporate, explica: “Em momentos como este, quando os clientes estão altamente sensíveis com tudo que está acontecendo no mundo, a responsabilidade social corporativa é um investimento estratégico para a empresa.”

Marketingem-tempos-de-pandemia Marketing em tempos de pandemia: é hora de continuar!

Isso quer dizer que, se não é possível ter um alto consumo financeiro das pessoas, pode-se estar ao lado delas de outras formas e estreitar relacionamentos, o que pode ser muito útil no futuro. Para isso, se mostrar sociavelmente relevante, responsável e com ideais bem definidos pode ser a chave.

De acordo com outro estudo realizado pela Kantar, cerca de 88% dos brasileiros espera que as marcas sejam úteis em seu novo cotidiano e que sirvam de exemplo para guiar mudanças nos hábitos de consumo e, além disso, permaneçam otimistas e demonstrem como a crise pode ser superada.

Marketingem-tempos-de-pandemia2 Marketing em tempos de pandemia: é hora de continuar!

Portanto, ignorar o atual momento, insistir em mensagens promocionais exageradas e mostrar-se insensível quanto ao sofrimento das outras pessoas são atitudes que não devem fazer parte da sua nova estratégia de comunicação.

Fortaleça a sua marca!

A crise vai passar, isso é fato, porém o dano causado pode ser irreversível. Nesse momento, criar ou manter marcas fortes através de uma identidade bem estruturada pode ser tão importante quanto se preocupar unicamente com a situação financeira da empresa.

Isso porque, é certo que quem sobressair sobre os concorrentes nesse momento possui maiores chances de prosperar no futuro!

Marketingem-tempos-de-pandemia3 Marketing em tempos de pandemia: é hora de continuar!

Pensando em tudo isso, é hora de se fazer o seguinte questionamento: como a sua empresa está lidando com o atual momento?

De que maneira a sua empresa tem contribuído no esforço coletivo para se colocar a frente das dificuldades causadas pela crise? Quais soluções ela oferece para ajudar pessoas a enfrentar o novo cotidiano?

Leia também: Home office – como render trabalhando em casa?