Pandemia-acelera-a-transformação-digital-nas-empresas-1524x1017 Pandemia acelera a transformação digital nas empresas

A pandemia do novo coronavírus está provocando diversas mudanças na forma como vivemos, incluindo uma transformação digital não planejada. Isso pode ser percebido, por exemplo, com a quantidade de pessoas que não estavam acostumadas a trabalhar home office e estão tendo que aprender, a fim de manter o isolamento social e evitar a disseminação da doença.

Mas espera aí, o que o home office tem a ver com a transformação digital, se ele já é uma prática antiga?

Bom, a resposta é TUDO! Vamos pensar: se a grande maioria das pessoas passou a precisar trabalhar de casa, são necessárias ferramentas para isso, certo? E esses recursos precisam ser digitais, não é mesmo?

Bom, é por causa disso que as empresas que ainda não estavam “acordadas” para o mundo digital precisaram passar por transformações e sair da sua zona de conforto, a fim de colocar a tecnologia como aliada nesses tempos tão difíceis.

Essas mudanças não possuem relação exclusiva com o trabalho remoto

As modificações necessárias não possuem relação somente com as adaptações a um novo ambiente de trabalho, mas também com as formas como as corporações se comunicam e disponibilizam o seu produto e/ou serviço aos seus consumidores.

Leia: Negócios em crise – o entretenimento como aliado em meio à pandemia do novo coronavírus

Chegou a hora de tirar do papel aqueles planos antigos de inserção no mundo digital e se jogar de cabeça, aproveitando todos os tipos de canais e recursos possíveis para criar novos meios de continuar no mercado. As relações estão mudando e, quem não acompanhar, vai acabar ficando para trás.

A inovação já era prevista

Apesar do susto e da dificuldade que algumas empresas estão tendo para transformar os seus processos em digitais, todos já sabíamos que esse seria o futuro. A questão é que, ao encarar a urgência da modernização, as corporações que estavam adiando esses processos não tiveram mais para onde fugir.

Pandemia-acelera-a-transformação-digital-nas-empresas2 Pandemia acelera a transformação digital nas empresas

O famigerado “fim dos escritórios”, por exemplo, já vinha sido debatido no mundo inteiro há alguns anos, mesmo que, em uma grande lista de países, em que o Brasil está incluso, há certa resistência em aceitar a ideia de que é possível que os funcionários trabalhem até melhor em sua própria casa, isto é, desde que estejam inseridos no contexto da transformação digital, tendo acesso a todas as ferramentas e recursos necessários, como também a motivação e a capacitação para continuarem crescendo profissionalmente em um ambiente diferente e longe dos colegas de trabalho.

A pandemia será temporária, mas a transformação digital não

Pensar que a transformação digital é algo que merece atenção somente nos meses de isolamento é uma grande ilusão. Quando toda essa crise passar, será uma surpresa para muitas pessoas o quanto as relações de trabalho e com o próprio consumidor serão mais dinâmicas e, como consequência, como os processos e o trabalho ganharão ao se abrirem, de uma vez por todas, para essas modificações.

Pandemia-acelera-a-transformação-digital-nas-empresas3 Pandemia acelera a transformação digital nas empresas

Portanto, o ideal e a dica que damos é aproveitar e enxergar o isolamento obrigatório com um mindset positivo, a fim de descobrir oportunidades de ouro para elevar o seu negócio a um outro patamar, tirando proveito de tudo que esse período vai nos ensinar!