Escolha uma Página

Como-uma-agência-de-Marketing-Digital-pode-ajudar-na-transformação-do-seu-negócio-na-quarentena-1524x857 Como uma agência de Marketing Digital pode ajudar na transformação digital do seu negócio

Se antes você ainda tinha dúvidas se o meio digital realmente seria importante para o crescimento da sua empresa, agora, com todas as dificuldades criadas pela pandemia do novo coronavírus, deve ter percebido o quanto a inserção nas tecnologias digitais de comunicação são essenciais para o sucesso.

Talvez você precise de mais planejamento, adaptar a comunicação com o seu cliente, alocar orçamento ou até promover uma alteração no seu horário e funcionamento que vai exigir uma maior atuação digital para que seu público-alvo seja atingido de forma eficaz.

Porém, se inserir nos meios de comunicação digital não é algo que se faça sem conhecimento técnico. Para ter melhores resultados, sem dúvida, será necessária a expertise de uma agência de Marketing Digital para chegar aos seus objetivos.

Leia e saiba como uma agência de Marketing Digital pode ajudar seu negócio durante a pandemia!

Antes de tudo, o que consiste o Marketing Digital?

O Marketing é uma estratégia empresarial para oferecer produtos ou serviços para atender às necessidades e preferências dos consumidores por meio de diversos canais.

O marketing digital vai promover esses mesmos produtos ou marcas pelos meios digitais e tem se tornado uma das principais ferramentas que as empresas possuem para se comunicar com o seu público-alvo de forma direta, personalizada e no momento certo.

Como-uma-agência-de-Marketing-Digital-pode-ajudar-na-transformação-do-seu-negócio-na-quarentena Como uma agência de Marketing Digital pode ajudar na transformação digital do seu negócio

Esse conceito do marketing digital pode parecer muito claro, mas, ao mesmo tempo, muito subjetivo, gerando diversas dúvidas na maioria das pessoas, como: “Qualquer ação da minha empresa na internet pode ser caracterizada como Marketing Digital?”

É importante saber que ações isoladas, sem qualquer conexão, não constituem um planejamento de marketing. É preciso analisar perfil, os objetivos, público-alvo da empresa e cenário para traçar estratégias que garantam resultados eficientes.

Hoje sabemos que o digital está ditando regras nas corporações: as pessoas passaram a trabalhar em home office, o delivery nunca esteve tão em alta e os e-commerces tiveram um verdadeiro boom.

É preciso pensar em novas iniciativas que vão atingir as pessoas que estão em casa para transformá-los em clientes em potenciais e como adaptar o seu marketing para alcançar esse objetivo.

Por isso, é claro que a estratégia que serviu para o período pré-pandemia talvez já não seja mais eficaz, serão necessárias mudanças e adaptações.

“Já tenho um site para o meu negócio e, de vez em quando, faço uma postagem na minha página no Facebook e outra no Instagram… Isso quer dizer que a minha empresa já está preparada e a pandemia não será um problema?”

No atual momento, não é só isso que vai gerar os resultados para uma empresa. Na realidade, agora é a hora das empresas fortalecerem ou começarem a montar estratégias digitais para continuar gerando resultados e evitar que a sua marca caia no ostracismo, mesmo com o estabelecimento fechado. As portas físicas podem estar fechadas, mas as janelas virtuais estão mais abertas do que nunca.

Podem ser necessárias mudanças em seu modelo de negócio com foco quase que total nas ações on-line, o que pode exigir um pouco de investimento e a contratação de uma empresa especializada no assunto.

Como-uma-agência-de-Marketing-Digital-pode-ajudar-na-transformação-do-seu-negócio-na-quarentena2 Como uma agência de Marketing Digital pode ajudar na transformação digital do seu negócio

“Minha empresa já possui estratégias de Marketing Digital definidas… Estou garantido na crise?”

É claro que empresas que já investem em ações de marketing digital e utilizam de suas ferramentas para se relacionar com os clientes e vender os seus produtos /serviços estão à frente no cenário atual.

Porém, mesmo assim, essas corporações precisam rever as suas estratégias para conseguir se adaptar ao momento e ampliar a sua frente de aquisição de clientes e, assim, continuar gerando demanda a curto e longo prazo e se preparar para voltar a um estágio de crescimento com mais facilidade quando tudo acabar!

➡️ Leia: Marketing em tempos de pandemia

“Então… Quais ações podem ser tomadas, em conjunto com uma agência, para manter meu negócio funcionando e gerando resultados durante a quarentena?”

Em tempos de quarentena e com todas as dificuldades criadas pela pandemia, implementar um e-commerce, reformular o processo de vendas e aumentar o seu alcance para outros canais de comunicação são alguns exemplos de formas que podem ajudar o seu negócio a se manter ativo no mercado.

Otimização de páginas nas redes sociais, como o Facebook e Google My Business, produção e otimização de vídeos para o Youtube e  reforço na oferta de conteúdo rico também poderão alavancar os resultados dos clientes.

Para você visualizar isso na prática, separamos alguns cases de clientes dos quais estamos trabalhando atualmente que se reinventaram durante esse período. Confira:

Oportunismo e adaptação rápida ao contexto

A adaptação ao contexto atual é uma das maiores dificuldades encontradas pelas empresas. Com a necessidade do isolamento social, corporações de segmentos da educação, como as especializadas em cursos presenciais, se viram na necessidade de reinventar a forma de vender o seu produto.

Case de EAD

O nosso primeiro exemplo é justamente de uma empresa desse ramo que possui foco na venda de cursos para arquitetos, engenheiros e estudantes das áreas de Arquitetura e Engenharia. Desses cursos, alguns já eram feitos on-line, mas a grande maioria era realizado de forma presencial, portanto, o cliente precisou achar meios de transformar esses cursos em conteúdo EAD (Ensino à Distância).

Isso foi feito rapidamente e, em conjunto com a agência de marketing, divulgado para toda a sua base de clientes, redes sociais e Google. Outra estratégia utilizada por esse cliente foi, levando em consideração o atual momento da economia das pessoas, disponibilizar um desconto nos cursos que possuíam a maior procura e, de bônus, oferecer um curso extra para quem os adquirisse.

E o resultado dessas ações? Em abril, as oportunidades de compra geradas para o cliente em questão atingiram quase 100% quando comparadas ao mês anterior!

Como-uma-agência-de-Marketing-Digital-pode-ajudar-na-transformação-do-seu-negócio-na-quarentena3 Como uma agência de Marketing Digital pode ajudar na transformação digital do seu negócio

Gerar conteúdo online pode ser a saída – case médico

Antes da pandemia, o que se via é que nem  todos os segmentos podiam adaptar o seu produto ou serviço para serem comercializados na internet. No mundo médico, por exemplo, era quase impossível ver profissionais realizando consultas on-line. Mas agora a telemedicina passou a ser aceita nesse momento para que as pessoas não deixassem de ter atendimento no período do isolamento e ainda se protegessem de possíveis contágios indo até os consultórios físicos.

Além disso, até mesmo a forma como as pessoas procuram os médicos mudou. Se antes o livrinho do convênio era a principal fonte de consulta, assim como as indicações, hoje, a credibilidade que os médicos passam pelos meios digitais pode ser bem mais levada em consideração na hora de fazer a escolha de um médico especialista.

Em novos tempos, é preciso se reinventar e ter criatividade para manter a notoriedade no segmento.

Um médico que continuou mantendo relacionamento com os pacientes mesmo sem a ida deles ao seu consultório físico é um dos nossos cases de sucesso.

O nosso cliente aproveitou o momento para intensificar a sua produção de vídeos para o YouTube e, em conjunto com os nossos esforços, utilizou de estratégias para atingir o máximo de pessoas possível. Além disso, para gerar uma maior quantidade de leads, o médico investiu em Marketing de Conteúdo e idealizou e-books de temas interessantes para atingir o seu público.

Com isso, após o primeiro mês da quarentena o consultório já voltou a receber grande demanda.

➡️ Confira esse Case Médico completo

Case de Academia

Ainda sobre a geração de conteúdo, temos outro exemplo. No caso, o cliente é uma academia que, de acordo com as recomendações passadas pelo governo, faz parte da última “leva” de segmentos que poderão abrir, em conjunto com restaurantes e shopping.

Diante desse contexto, a saída para a empresa foi apostar na disponibilização de aulas gravadas e lives em suas redes de comunicação para fazer a captação de leads para serem trabalhados assim que a academia estiver liberada para voltar aos seus trabalhos.

Desde o início das divulgações das aulas, já foram gerados mais de 900 novos leads.

Como-uma-agência-de-Marketing-Digital-pode-ajudar-na-transformação-do-seu-negócio-na-quarentena4 Como uma agência de Marketing Digital pode ajudar na transformação digital do seu negócio

Se mostrar presente é fundamental

Com a quarentena, a maioria das empresas se viu na obrigação de fechar as suas portas e, em sua grande maioria, até trabalhar home office, porém, não são todos os tipos de negócio que podem ter suas ações paralisadas, o que pode causar, inclusive, dúvidas nas pessoas sobre o que de fato está funcionando e influenciar na sua escolha de consumo.

Case de Hospital Veterinário

Por fim, o nosso quarto caso é de um Hospital Veterinário que, com a emergência da crise, percebeu uma grande queda no seu número de pacientes e se viu obrigado em investir em estratégias para conseguir avisar essas pessoas de que o seu segmento está aberto e que, se for preciso, ele está à disposição.

Para isso, a estratégia da empresa foi investir em conteúdos de fundo do funil de vendas e em GoogleAds, expandindo os seus alcances para uma área maior do que a da sua própria cidade, o que fez com que o movimento  começasse a se recuperar quase que imediatamente.

Como-uma-agência-de-Marketing-Digital-pode-ajudar-na-transformação-do-seu-negócio-na-quarentena5 Como uma agência de Marketing Digital pode ajudar na transformação digital do seu negócio

Se você ainda não investe no digital, saiba que ficar para trás não é mais uma opção!

A pandemia vai passar, mas isso não quer dizer que você deve esperar a tempestade passar para tomar alguma atitude. A oportunidade de fortalecer a sua marca é agora, com uma estratégia de marketing digital robusta.

Adotando as devidas medidas digitais agora, quando tudo acabar, poderá conferir um verdadeiro boom em seus negócios.

Que tal ajudarmos com isso? Entre em contato conosco e vamos juntos mudar o panorama do seu negócio!