planejamento-empresarial-2020-1524x857 Planejamento empresarial 2020: 5 dicas para ajudar a sua empresa

Que tal começar o seu planejamento empresarial 2020? A chegada do final do ano é o momento perfeito para que as corporações revisem suas metas e estipulem novos objetivos para o próximo ano.

Dessa forma, as empresas podem crescer de maneira organizada e alcançar seus objetivos de forma eficaz. Porém, existem alguns gestores que possuem dúvidas de como fazer um planejamento que funcione para o próximo ano.

Assim, fizemos essa matéria com 5 dicas para te ajudar a montar o seu planejamento empresarial para 2020. Confira!

Leia também: Customer Marketing – o que é e porque você precisa pensar nessa estratégia

  • Crie a matriz SWOT de sua empresa

Essa ferramenta faz toda a diferença no planejamento de qualquer corporação. Através dela, você é capaz de ter uma visão global sobre todas as fraquezas e fortalezas de seu negócio, assim é possível identificar os principais problemas existentes e planejar ações para solucioná-los no próximo ano.

A sua criação é muito simples e pode ser elaborada com base na análise dos seguintes fatores:

– Forças: descreva todos os pontos positivos da empresa, ou seja, as atividades que estão bem desenvolvidas, ferramentas, equipes etc.;

– Fraquezas: liste os projetos que não estão resultando no esperado e que precisam de mudanças para serem mais eficientes;

– Ameaças: faça uma análise das possíveis ameaças que podem surgir ao longo de 2020, como concorrentes, fabricantes, legislação etc.;

– Oportunidades: ações ou fatores que estão disponíveis no mercado e que podem ser utilizados a favor de sua empresa.

Após o levantamento desses dados, faça uma análise das informações e procure verificar quais ações podem ser feitas para fortalecer sua empresa no próximo ano.

Lembre-se que, ao longo de 2020, é importante atualizar e modificar o que foi planejado com base no que for acontecendo!

  • Estabeleça metas para o próximo ano

As metas são o segredo para que sua corporação consiga alcançar o sucesso no mercado. São elas que darão um “norte” para o seu planejamento, sendo indispensáveis em qualquer empresa.

Por isso, aproveite o momento do planejamento para estabelecer as metas em curto, médio e longo prazo para 2020.

Para fazer isso, você pode se basear nas informações adquiridas com a matriz SWOT, podendo aparecer necessidades de metas como:

– Aumentar o faturamento;

– Contratar novos funcionários;

– Criar novas parcerias;

– Aumentar a carteira de clientes da empresa;

– Reduzir os custos.

O ideal é que as metas sejam audaciosas e que sejam capazes de motivar a sua equipe a alcançá-las.

Lembre-se que:

– Curto prazo = 3 até 6 meses;

– Médio prazo = 1 até 3 anos;

– Longo prazo = até 5 anos.

  • Elabore um calendário de Marketing

Outra dica para te ajudar no seu planejamento empresarial 2020 é criar um calendário de marketing. Assim, você conseguirá planejar as ações promocionais de seu negócio com eficiência e realizar diversas vendas.

Além disso, você pode planejar as vendas com cada fornecedor e garantir estoque baseado em cada data comemorativa.

Também ajuda para que você e sua equipe comece a planejar as campanhas de marketing e demais promoções.

  • Procure contratar bons colaboradores

Todos sabemos que a vida de empreendedor não é fácil. Afinal, cabe a ele tomar difíceis decisões sob pressão, analisar os indicadores financeiros e ainda pensar no atendimento ao cliente e na qualidade de produtos/serviços oferecidos.

Por conta desse acúmulo de responsabilidades, é muito importante a formação de equipes que sejam capazes de auxiliá-lo com todos os fatores exigidos na vida de uma empresa.

Tendo isso em mente, saiba que o momento do planejamento também pode ser utilizado para verificar se a sua equipe está de acordo com o ideal exigido e pela empresa e, caso não esteja, encontrar profissionais mais qualificados que possam lhe dar um suporte maior no alcance de suas metas.

  • Procure participar de eventos em 2020

Por fim, procure montar um planejamento em que você e sua equipe possam participar de eventos e formações ao longo do ano.

Palestra, webinars e outros tipos de capacitações que reúnem especialistas que podem contribuir para a melhora dos resultados de sua empresa são indispensáveis para o seu planejamento empresarial.

Nesses eventos, você e seu time aprenderão com a experiência de outros profissionais com destaque no mercado e, com isso, poderão identificar e evitar erros que podem ser cometidos durante o ano.

Agora que você já viu como montar um planejamento empresarial para 2020, é hora de colocá-lo em prática! O quanto antes você começar a se preparar e criar metas, maiores são as chances do seu negócio ter sucesso no próximo ano!