5108-1524x1016 Customer Marketing: o que é e porque você precisa pensar nessa estratégia

Você sabia que uma estratégia eficiente de Customer Marketing, popularmente conhecido como Marketing para Clientes, consegue aumentar a retenção e lealdade dos consumidores da sua marca, fazendo com que virem seus defensores?

A estratégia também visa aumentar a credibilidade de seu negócio e ainda expandir a sua base de clientes.

Leia e saiba tudo sobre o assunto!

Confira também: É preciso pensar fora da caixa na era do comportamento

Afinal, o que é Customer Marketing?

O Customer Marketing consiste no processo que faz o direcionamento das estratégias de marketing para a sua base de clientes. O seu objetivo é identificar produtos ou serviços adicionais que sejam adequados para os clientes que você já tem, para que, a partir disso, você consiga retê-los e transformá-los em defensores de sua marca.

O seu estabelecimento envolve garantir com que os consumidores obtenham sucesso em sua experiência junto a empresa, para que assim tenham mais chances de comentar sobre o produto ou serviço prestado com amigos e familiares, o que aumenta a visibilidade de seu negócio.

Por que investir em Customer Marketing?

Por muitos anos, as empresas pareceram estar mais preocupadas em conseguir novos clientes do que fidelizar os atuais. No entanto, isso está mudando.

Independentemente se a empresa é B2B (de empresa para empresa) ou B2C (de empresa para consumidor final), a importância de oferecer um bom produto, uma boa experiência e promover a fidelização vem crescendo cada vez mais, quebrando antigos paradigmas do mercado.

Segundo estudo da Referral Candy, 83% dos clientes satisfeitos estão dispostos a indicar a sua marca para outras pessoas, o que gera novas oportunidades. Isso significa que investir em estratégias de relacionamento com o cliente aumenta as chances de vendas e a sua credibilidade no mercado.

Sendo assim, é importante entender que a boa relação entre a empresa e o cliente consegue proporcionar uma experiência positiva, além de dar senso de comunidade para a sua base, uma vez que clientes satisfeitos estão dispostos a analisar, de forma convicta, a sua experiência com o produto, sanando dúvidas ou recomendando-o a outras pessoas.

O engajamento dos clientes também faz com que ele se sinta mais confortável em dar feedbacks e interagir com a marca, o que torna o processo de encontrar defensores da marca mais eficaz.

Quais as vantagens do Customer Marketing?

Conheça algumas vantagens da implantação do Marketing para Clientes:

  • Clientes dispostos a comprar da empresa

Quando você faz um bom trabalho cuidando da jornada de compra do cliente e no seu relacionamento com a empresa, os consumidores ficam propensos a experimentar outros produtos/serviços.

  • Maior qualificação nas oportunidades de venda

A definição da persona para atrair pessoas adequadas para o seu modelo de negócio é muito importante para aumentar o número de leads qualificados gerados por sua estratégia de marketing digital.

Porém, quando você chega ao estágio em que os seus próprios clientes estão divulgando a sua marca e atraindo novos consumidores, esse trabalho já está praticamente feito.

Já que seu cliente já sabe o que faz, como faz, qual mercado você atende e quais os benefícios propostos por sua solução, ele consegue passar a informação para outras pessoas que também possuem as mesmas necessidades que possuía antes de conhecer a empresa.

  • Aumento na retenção de clientes

Quantos mais você conseguir aumentar a satisfação de seus clientes e oferecer boas experiências, menor se tornará a chance de ele procurar novas soluções com a sua concorrência.

Como implantar o Customer Marketing?

Essas são algumas formas para começar a implantar o Customer Marketing em sua empresa:

  • Procure desenvolver ações e mensagens personalizadas

É muito importante desenvolver ações de marketing que sejam relevantes para a sua base de clientes, oferecendo mensagens personalizadas e voltadas para as suas necessidades.

Lembre-se: quanto maior o envolvimento e a proximidade do consumidor com a sua empresa, maior serão as chances de receber uma indicação por parte deles.

Por isso, ações simples como cartas de agradecimento escritas à mão ou dar presentes aos clientes mais importantes podem dar esse tom intimista que a sua empresa necessita.

Um exemplo de sucesso que utilizou dessa forma para surpreender seus consumidores é a Celonia, empresa norte-americana de mineração de dados de alta tecnologia, que, em seu início, produzia cartas manuscritas para enviar a seus clientes.

Segundo Alexander Rinke, CEO da empresa, a ideia veio porque acreditava que era uma forma mais eficaz de conseguir chegar aos seus consumidores, já que parecia algo mais pessoal.

“Sabíamos que, se enviássemos um email, ele poderia ser apagado. E, se mandássemos cartas impressas ou escritas a máquina, os secretários só abririam e jogariam fora.” Conta o empresário à série BBC The Boss.

  • Crie um programa de Marketing de Indicação

Consiste em você fazer com que seus consumidores sejam conduzidos a promover a sua marca para outras pessoas em troca de algum benefício, como brindes, promoções, descontos etc.

Essa é uma estratégia que possui como objetivo transformar a sua base de clientes em um canal de vendas previsível e lucrativo. Um programa de indicações bem-feito consegue um aumento considerável no engajamento e no número de leads qualificados.

O Marketing de Indicação vai ajudar a melhorar o relacionamento e aprimorar a experiência do cliente com a sua marca.

  • Organize eventos

Na medida em que você perceba a forma de uso do produto ou serviço pelos consumidores, é possível organizar eventos, seguindo uma tendência da maior parte dos seus clientes.

Por exemplo, no início, é normal que as dúvidas sejam corriqueiras.

Com o passar do tempo, companhias/clientes em estágios semelhantes de uso podem ter ideias e dificuldades semelhantes.

Live ou Webinar são ideias de práticas que podem ser realizadas frequentemente, a partir das necessidades percebidas pelos consumidores.

  • Mantenha-se como referência

Não adianta nada investir em estratégias para promover a fidelização do consumidor, se a qualidade do produto não atende ao que se é esperado.

Por isso, a preocupação com a experiência do cliente deve ser algo pensado em todos os momentos, fazendo com que se torne um dos aspectos cruciais do sucesso empresarial.

Agora que você já sabe o que é Customer Marketing e porque ele é tão importante, é hora de começar a traçar as suas estratégias para aumentar ainda mais as suas vendas!