Orçamentos
Relatório de marketing digital: quais são os dados mais importantes?

Relatório de marketing digital: quais são os dados mais importantes?

O relatório de marketing digital é um conjunto de informações e dados de diferentes fontes e áreas dentro de uma empresa, além de servir como ferramenta de gestão, pois é a partir dele que as decisões podem ser tomadas. 

Medir e comunicar seus esforços em um relatório de marketing digital é fundamental para demonstrar o impacto de um negócio. Mas, você sabe quais são os dados mais importantes?

Leia o nosso texto e aprenda como montar o seu relatório. Boa leitura! 

O que é um relatório de marketing digital?

Relatório de marketing digital é um documento que contém uma coleção de dados criados, como desempenho, métricas e projeções. A finalidade desse recurso é permitir analisar o esforço de um determinado trabalho dentro da área de marketing. É uma ferramenta essencial para entender a efetividade dos planos de ação da área. 

As informações que são incluídas em um relatório são:

  • Metas;
  • Estratégias de marketing; 
  • Pesquisa de mercado; 
  • Promoções; 
  • Resultados esperados e alcançados; 
  • Projeções de futuras ações com a marca / cliente. 

Qual é a finalidade e as razões para elaborar um relatório?

A finalidade do relatório de marketing digital é melhorar as métricas que estão relacionadas ao sucesso de cada negócio. Com os dados contidos nele, é possível traçar melhores estratégias para serem aplicadas no dia a dia. 

Vale ressaltar que o relatório precisa ter um propósito, para que não sejam só dados isolados. 

Veja a seguir alguns motivos para estruturar um relatório de marketing:

  • Possibilidade de justificar as despesas de marketing;
  • Defender um orçamento financeiro maior para a comunicação;
  • Descobrir quais são os canais que funcionam para cada negócio;
  • Explorar a distribuição de recursos; 
  • Encontrar lacunas entre cada estratégia aplicada. 

Como fazer um relatório de marketing digital? 

Fazer um relatório de marketing digital é simples, já existem diversas ferramentas que ajudam nesse processo de coleta de dados. O mais importante é apresentar o material recolhido em um formato que seja fácil de interpretar por pessoas que não sejam da área de marketing. 

É por meio do relatório que sua empresa vai extrair informações necessárias para migrar seus investimentos no que realmente precisa ser focado e que faz sentido para o sucesso do negócio. 

Dito isso, separamos as melhores práticas para gerar o melhor relatório da sua organização.

Leia mais:

Melhores práticas gerar um relatório de marketing digital

Crie um modelo de relatório de marketing que destaque suas estratégias. Confira os principais itens que devem estar incluídos: 

  1. Página com um destaque

A primeira página do seu relatório deve conter uma visão geral do planejamento e as métricas mais importantes. É preciso mostrar um panorama para as pessoas sobre o investimento de marketing para aquele projeto. 

  1. Estratégia de marketing atual 

O próximo passo é realizar um escopo com as estratégias desenvolvidas para aquele negócio, como estratégias SEO, e-mail marketing, blog, taxas de conversão de leads e entre outros. Coloque todas as informações detalhadamente e demonstre qual é a visão do trabalho realizado durante o mês. 

  1. Métricas de conversão

Descreva todas as métricas utilizadas durante as campanhas e quais foram os seus resultados. Inclua as seguintes métricas:

  • Leads por canal ( e-mail marketing e rede social);
  • Leads pagos x leads orgânicos;
  • Custo por conversão para cada canal (Google e Facebook Ads). 
  1. Métricas por tráfego 

Neste passo, é importante descrever as métricas referentes ao tráfego nos canais de comunicação. Veja quais são elas:

  • Taxa de rejeição;
  • Porcentagem de novas sessões e leads;
  • Páginas principais; 
  • Desempenhos de campanhas, como a de e-mail marketing. 

É importante usar essas métricas como base para futuros relatórios. 

  1. Visão de SEO

Forneça uma visão geral de como os rankings aumentaram por meio das técnicas de SEO, também coloque as informações sobre como foi feito esse alcance de resultados. Sempre coloque prints com os progressos do site. 

  1. Blog leads

Os blogs geram tráfego e leads para os clientes. Dito isso, todos os dados devem ser documentados para garantir os melhores resultados todos os meses. Fique de olho em como as pessoas estão chegando até o conteúdo publicado no blog, só assim, será possível analisar quais são os canais mais bem trabalhados. 

  1. Campanhas PPC (pay pere click)

Para os clientes que fazem o uso de campanhas PPC, é necessário incluir as seguintes métricas no relatório de marketing:

  • Custo por conversão;
  • Taxa de cliques;
  • Impressões;
  • Gastos com anúncios;
  • ROI (retorno de investimento em publicidade); 

Faça a comparação dessas métricas para cada canal. 

  1. Mídia social 

Faça o detalhamento de cada mídia social e uma visão geral do desempenho de cada mês, foque na métrica de engajamento. As redes mais usadas e descritas em relatórios são:

  • Facebook;
  • LinkedIn;
  • Twitter;
  • Instagram;
  • Youtube. 
  1. Ideias para futuras campanhas

Destaque os planos futuros que você tenha em mente para o marketing da empresa, só assim, dará para envolver outras pessoas interessadas no projeto. Sempre revisite as métricas e estratégias usadas nos meses anteriores.  

  1. Projeções financeiras

Essa parte do relatório nunca será precisa, pois existem diversos fatores que influenciam nos gastos e investimentos dentro do marketing de cada negócio. Geralmente, são citados os custos fixos de todo mês e acrescentados os custos variáveis de acordo com as ações executadas ao longo do projeto. 

Fique por dentro:

Plataformas que auxiliam na criação do relatório 

Existem diversas ferramentas interativas que permitem o acesso aos dados de forma automática, deixando as informações ainda mais claras. Conheça a seguir as principais plataformas: 

  • Google Analytics: é uma ferramenta utilizada para encontrar os principais dados de acesso do seu site ou blog, metrificando a primeira etapa do funil, que é atrair a atenção dos possíveis clientes; 

  • RD Station: é possível ter acesso a relatórios específicos de cada estratégia, como e-mail marketing, landing pages e automações de marketing. Além de uma análise das etapas do funil de vendas;

  • CRM de vendas: um bom relatório também deve contém dados concisos de vendas. Existem algumas plataformas que são fundamentais para analisar os resultados das ações de marketing, são elas: SemRush, Uberuggest e Benchmarking do funil de vendas. 

  • Google Data Studio: é possível integras as mais diversas plataformas Google e personalizar formatos de gráfico para que a apresentação mostre as principais métricas escolhidas. É possível também, integrar outras plataformas que possuam integração nativa, como SemRush por exemplo. Redes sociais somente por meio de integradores de terceiros.

GS2 Marketing Digital 

A GS2 é uma agência de marketing digital, especializada em inbound marketing, com foco em resultados. 

Utilizamos as melhores ferramentas de marketing digital para produzir conteúdos assertivos para os nossos clientes, com ações criativas e notáveis. 

Essa seriedade e inteligência em marketing digital proporciona reconhecimento de muito dos nossos clientes, para qual nos transformamos em uma máquina de geração de leads em funcionamento. 

Leia mais também sobre a importância do Marketing 5.0 tenha ótimos resultados! 

Quer conhecer mais sobre como a GS2 Marketing pode te ajudar?

Clique aqui e entre em contato conosco! 

Confira um material exclusivo de como aprender sobre automação de marketing, da teoria à prática. Baixe nosso material exclusivo: 

ebook tudo sobre automação de marketing

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba
novidades

Endereço

Hyde Park
Av. Cassiano Ricardo, 401 – sala 703 | Jardim Aquarius
São José dos Campos - SP

GS2 Marketing Digital +55 (12) 99660-9367

2022- todos os direitos reservados 
menuchevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram