Orçamentos
Marketing empresarial para aumentar as suas vendas em 2022

Marketing empresarial para aumentar as suas vendas em 2022

Utilizar o marketing digital hoje não é mais uma escolha, e sim uma necessidade. Por isso, muitas empresas vêm utilizando o marketing empresarial como estratégia para alavancar seus resultados e aumentar suas vendas. 

O ano de 2022 já está na metade e nunca é tarde para inovar e se diferenciar no mercado! Acompanhe o texto e entenda o significado de marketing empresarial, dicas de marketing empresarial, ferramentas, estratégias, enfim: tudo sobre o assunto!

O que é marketing empresarial?

O marketing para empresas consiste em diversas ações que serão aplicadas dia após dia em um empreendimento, visando seu melhor posicionamento no mercado, divulgação de produtos, conexão com seus consumidores e clientes, enfim, o  crescimento da marca de forma geral. 

Com o objetivo definido, serão analisadas as estratégias que mais condizem com o resultado final a que se quer chegar, sendo o marketing empresarial uma delas.

Para se ter sucesso no marketing de uma empresa, todos os colaboradores devem estar envolvidos e focados, em busca do objetivo comum: o sucesso da empresa, afinal de contas o marketing gera vendas e as vendas são o combustível de toda empresa.

E claro, mais do que nunca, ele deve estar alinhado à estratégia digital da empresa, já que com a evolução dos hábitos de consumo, o consumidor 5.0 ficou conhecido por ser um nativo digital, em busca da melhor experiência que a marca pode oferecer. 

Qual a importância do marketing empresarial?

Como já dito, os hábitos de consumo mudaram e, hoje, o consumidor preza muito pela experiência e conexão com a marca. Por isso, é tão importante investir no marketing de empresas de todos os tamanhos, seja um micro, pequena, média ou grande empresa.

Seu público-alvo não se importa mais somente com o produto ou o serviço final, ele quer que isso agregue valor à vida dele. 

Com o marketing corporativo, fica mais fácil entender quais são as necessidades e as dores do seu consumidor, alinhando sua marca com as expectativas do seu público. 

Para que tudo isso aconteça, e os objetivos consigam ser alcançados, é necessário definir diversas estratégias, desdobrar em um plano de marketing e seguir para a ação.

As empresas podem até propor que algum colaborador faça um curso e leia artigos de marketing empresarial, além de outros livros como “Marketing Empresarial do Atendimento ao encantamento do cliente”, para entender melhor sobre o assunto. 

Mas, para se chegar a resultados efetivos, o melhor será investir em uma empresa especializada no segmento para que seja  elaborado um bom plano de marketing empresarial.

Projeto de marketing empresarial

Cada empresa possui suas peculiaridades, por isso, o marketing empresarial industrial e de serviços pode acabar tendo diferenças do marketing de outro segmento, por exemplo. 

Mas para se elaborar um bom projeto de marketing, é fundamental seguir alguns passos, como:

  • Definir o objetivo do projeto e como pretende atingi-lo
  • Criar a meta SMART: esse é um método para definir metas de uma forma eficiente. Funciona como se fosse uma checklist e baseia-se em 5 fatores: S (específica), M (mensurável), A (atingível), R (relevante) e T (Temporal); 
  • Análise de macro e microambientes: na análise de macroambientes é necessário analisar elementos externos que ficam de fora do controle da empresa e que de alguma maneira pode afetar seu desempenho de forma econômica, geográfica e demográfica. Já a análise de microambientes é uma análise interna, sendo dos fornecedores que fazem parte de todo o processo e uma análise de todos os setores internos da empresa;
  • Analisar o mercado: verificar o entendimento do mercado, seus clientes e seus principais concorrentes:
  • Definir o público-alvo: basicamente, é um grupo de consumidores com características em comum com a sua empresa que a sua marca quer atingir, assim sabendo para quem vai direcionar as suas estratégias e campanhas;
  • Fazer a análise SWOT: essa é uma das ferramentas de gestão mais conhecidas no marketing, que serve para fazer um planejamento estratégico de novos projetos, fazendo com que o projeto tenha mais chances de sucesso; 
  • Definir sua persona: é um personagem criado para representar o cliente ideal do seu negócio. É baseado em dados e características de clientes reais, como comportamento, idade, metas, dados demográficos, problemas e desafios;
  • Jornada de compra: é um método usado para definir e saber em qual estágio comercial o consumidor está, ajudando a equipe de marketing a saber melhor qual conteúdo terá que produzir em cima dos desejos e necessidades do consumidor.

Após esses primeiros passos, é importante conhecer também os 4Ps do marketing: produto, preço, praça e promoção:

Projeto de marketing empresarial Cada empresa possui suas peculiaridades, por isso o marketing empresarial industrial e de serviços pode acabar tendo diferenças do marketing empresarial de outro segmento, por exemplo. Mas para se elaborar um bom projeto de marketing empresarial, é fundamental conhecer os 4P’s do marketing: produto, preço, praça e promoção. Produto Aqui, não estamos falando necessariamente de um objeto. Pode sim ser desde um produto, como também pode se tratar de um serviço vendido pela empresa. Nessa fase, é de suma importância pensar em quais são os diferenciais do seu negócio, de que forma ele atribui valor a vida das pessoas e porquê sua marca é a melhor opção diante dos concorrentes. Preço O preço deve ser justo para ambas as partes, e geralmente vai de acordo com o valor e importância que o produto e serviço possui na vida das pessoas. Praça A praça nada mais é que o ponto comercial da marca. E não precisa ser, necessariamente, um ponto físico. Hoje em dia, por exemplo, muitos negócios migraram para o digital, oferecendo seus produtos e serviços em e commerces e redes sociais. Por isso é tão importante saber como implementar marketing digital na sua empresa. Promoção Engana-se quem pensa que o quarto P, de promoção, quer dizer desconto ou oferta. Aqui, ele ganha outro significado: o de divulgação. Como essa divulgação será feita? Quais serão os canais de comunicação utilizados? Um site? Blog? Redes Sociais? Isso tudo dependerá de seu público-alvo e da sua persona, já que de nada adianta divulgar seu produto ou serviço, em um canal que o seu cliente ideal não está.

Produto

Aqui, não estamos falando necessariamente de um objeto. Pode sim ser desde um produto, como também pode se tratar de um serviço vendido pela empresa. 

Nessa fase, é de suma importância pensar em quais são os diferenciais do seu negócio, de que forma ele atribui valor a vida das pessoas e porquê sua marca é a melhor opção diante dos concorrentes. 

Preço

O preço deve ser justo para ambas as partes, e geralmente vai de acordo com o valor e importância que o produto e serviço possui na vida das pessoas. 

Praça

A praça nada mais é que o ponto comercial da marca. E não precisa ser, necessariamente, um ponto físico. 

Hoje em dia, por exemplo, muitos negócios migraram para o digital, oferecendo seus produtos e serviços em e-commerces e redes sociais. Por isso, é tão importante saber como implementar marketing digital na sua empresa. 

Promoção

Engana-se quem pensa que o quarto P, de promoção, quer dizer desconto ou oferta. Aqui, ele ganha outro significado: o de divulgação. 

Como essa divulgação será feita? Quais serão os canais de comunicação utilizados? Um site? Blog? Redes Sociais? 

Isso tudo dependerá de seu público-alvo e da sua persona, já que de nada adianta divulgar seu produto ou serviço, em um canal que o seu cliente ideal não está. 

Marketing empresarial para aumentar as vendas da empresa

Nós sabemos que, no final das contas, toda empresa deseja vender mais. E o marketing empresarial é uma excelente estratégia para isso!

Utilizando o princípio dos 4Ps, aliados ao marketing no ambiente digital, a marca consegue entender de forma clara o que o seu consumidor precisa, além de toda jornada de compra até o produto ou serviço final. 

Falando de maneira clara: o planejamento e as estratégias ficam muito mais assertivos, otimizando tempo, evitando desperdícios e caminhando em direção ao objetivo final - gerar mais vendas!

Para isso, separamos algumas dicas para você começar a fazer agora mesmo:

  • Defina o público-alvo da sua empresa e sua persona (cliente ideal);
  • Use as redes sociais para a divulgação do seu serviço ou produto;
  • Invista no marketing de conteúdo. Aqui, você pode contar com a ajuda de excelentes ferramentas de performance seo para atrair tráfego orgânico para o seu site (tráfego vindo de buscas não pagas pelo Google);
  • Esqueça aquela história que o e-mail chegou ao fim: ele continua sendo um ótimo meio para manter um relacionamento com seus clientes e potenciais clientes, se feito da maneira correta;
  • Muito mais que o produto ou serviço: entregue valor e solução para a dor da sua persona para se diferenciar em um mercado tão concorrido.

Necessidade e desejo criam demanda

Necessidade e desejo criam demanda As pessoas compram ou por necessidade ou desejo. Ninguém precisa de um Iphone para sobreviver, mas milhares de consumidores em todo o mundo estão enfrentando filas para comprar o novo Iphone 12, seria por desejo? Por outro lado, a necessidade de comunicação entre as pessoas, e em qualquer lugar, sempre foi uma necessidade do ser humano, e isso explica o smartphone ter se tornado o grande protagonista dos tempos modernos. Durante o ano de 2020 as vendas de notebooks tiveram grande alta, o isolamento social, impôs um aumento significativo em atividades onlines, com mais reuniões, home school e até eventos sociais virtuais, isso significa que existiu uma enorme demanda por esse item de consumo. E o seu produto ou serviço? É um item de desejo ou de necessidade? Ter essas informações estruturadas, fazem toda a diferença no planejamento de marketing.

As pessoas compram ou por necessidade ou desejo. Ninguém precisa de um Iphone para sobreviver, mas milhares de consumidores em todo o mundo estão enfrentando filas para comprar o novo Iphone, seria por desejo? 

Por outro lado, a necessidade de comunicação entre as pessoas, e em qualquer lugar, sempre foi uma necessidade do ser humano, e isso explica o smartphone ter se tornado o grande protagonista dos tempos modernos.

Durante o ano de 2020 as vendas de notebooks tiveram grande alta,  o isolamento social, impôs um aumento significativo em atividades onlines, com mais reuniões, home school e até eventos sociais virtuais, isso significa que existiu uma enorme demanda por esse item de consumo.

E o seu produto ou serviço? É um item de desejo ou de necessidade? Ter essas informações estruturadas, fazem toda a diferença no planejamento de marketing.

Marketing empresarial no digital

O marketing empresarial no digital é mais uma das estratégias de marketing. Basicamente o marketing digital é uma forma de divulgação das empresas por meio dos canais digitais para promover e fazer com que seus serviços e produtos sejam vistos por mais pessoas.

Nos dias de hoje, existem algumas estratégias de marketing, conheça algumas que te ajudarão a captar clientes e vender mais:

Estratégia de inbound marketing 

A estratégia de inbound marketing  é uma aposta para captar potenciais clientes. Desta forma, o conteúdo é o tópico principal, já que você vai oferecer exatamente o que o possível cliente precisa, na hora que ele precisa.

Estratégia de marketing de conteúdo 

O marketing de conteúdo é responsável pela criação e distribuição dos conteúdos, com o objetivo de sanar a dor da sua persona em cada momento da jornada de compra. 

Também será responsável para que sua empresa se torne autoridade no assunto, já que o objetivo não é falar só do seu produto, mas também esclarecer dúvidas sobre o seu segmento de atuação.

Este tipo de estratégia é o tópico principal  na estratégia de inbound marketing como você pode ver logo ali em cima.

Estratégias de marketing de relacionamento

A estratégia de marketing de relacionamento será responsável pela conservação e fidelização do cliente. Desta forma, a experiência oferecida ao cliente será de enorme importância e para que ele permaneça com a sua empresa, é possível oferecer benefícios, programas de fidelidade, entre muitas outras opções. Use a criatividade e veja o que melhor combina com o perfil de seus clientes.

Ferramentas de marketing

Depois de todas essas dicas e informações do que você precisa para aumentar as vendas da sua empresa, você deve estar se perguntando: mas quais ferramentas de marketing eu posso usar para me auxiliar com toda essa mudança?

 

Primeira dica que vale ressaltar é que cada ferramenta vai depender da necessidade e objetivo da sua empresa, mas existem algumas de gestão de marketing digital que servem para a grande maioria. Vale a pena conhecê-las para entender porque podem atender à sua necessidade. 

WordPress: é um sistema de gestão de conteúdo, possibilitando criar blogs, sites, e-commerces e muito mais.

Google Analytics: com ele, é possível acompanhar métricas e indicadores de campanhas, já que se integra com redes sociais, sites, blogs e até mesmo outras ferramentas de marketing.

SEMRush: o SEMRush é uma ferramenta para SEO, que traz palavras-chaves para suas estratégias e mostra como anda os seus concorrentes, etc. O funcionamento é completo na versão paga. Porém, também oferece algumas vantagens na versão gratuita.

MailChimp: o MailChimp é uma ferramenta de automação para e-mail marketing. Funcionando tanto na versão paga, quanto gratuita, mas com algumas limitações.

Canva: no Canva é possível criar designs do zero, ou até mesmo modelos previamente prontos, em diversos tamanhos e formatos. Também possui a versão gratuita e a versão paga.

Trello: o trello é ótimo se você precisa de um lugar para organizar suas tarefas e pendências! Como os citados acima, também possui a versão paga, mas é possível utilizar alguns recursos da versão grátis. 

Essas são dicas de ferramentas gratuitas que são bem fáceis e intuitivas na hora de usar, mas é importante entender que dependendo da sua estratégia pode ter a necessidade de utilizar ferramentas pagas.

Plano de marketing: consultoria empresarial 

Sabemos que à primeira vista pode ser um pouco difícil colocar em prática todas essas informações, e você pode precisar de uma consultoria empresarial de marketing. 

Por isso, conte com a GS2 Marketing Digital para te ajudar nessa jornada e fazer com que 2022 seja um ano ainda melhor para a sua empresa!

 

ebook quer aprender tudo sobre automação de marketing

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba
novidades

Endereço

Hyde Park
Av. Cassiano Ricardo, 401 – sala 703 | Jardim Aquarius
São José dos Campos - SP

GS2 Marketing Digital +55 (12) 99660-9367

2022- todos os direitos reservados 
menuchevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram