transformação-digital A transformação digital para continuar em concorrência no mundo atual

Neste mundo acelerado, no qual a barreira do que  é físico e o que é virtual foi derrubada, é mais que necessária a transformação digital para as empresas.

Na verdade, é muito mais que necessária, é imperativa para organizações de todos os tamanhos! As grandes já estão embarcando neste processo, mas as pequenas e médias precisam entender que não há crescimento sem a transformação digital.

Essa mudança de conceito das empresas é o que poderá determinar se elas sobrevivem ou não às novas e aceleradas exigências de mudança e inovação do mercado.

O que é transformação digital?

Transformação digital é a integração da tecnologia digital em todas as áreas de uma empresa, resultando em mudanças não só de operação mas na melhoria da experiência dos clientes.

Além das mudanças estruturais baseadas na tecnologia, antes de mais nada é preciso haver uma mudança da cultura do pensamento e da organização, dos líderes e gestores.

Ou seja, líderes acostumados a antigos métodos também devem se transformar, exatamente porque o mercado vai exigir, ou melhor, já está exigindo.

A transformação digital proporciona aceleração das atividades comerciais, reduz custos, melhora o tempo de mercado e gera mudanças positivas nos processo, pessoas e modelos de negócios.

Segundo uma pesquisa da Forrester Consulting, empresa americana, os principais impulsionadores da transformação digital são exatamente a rentabilidade, a satisfação do cliente e o aumento da velocidade do mercado.

É preciso acompanhar os novos processos!

Mas se você precisa de um dado estatístico mais completo, o O MIT Center For Digital Business, dos EUA, também encontraram mais um motivo para embarcar nesta mudança: as empresas que adotaram a transformação digital são 26% mais rentáveis do que as concorrentes.

Mas como começar na sua empresa?

Se já entendemos que a mudança é um fator constante e é preciso se adaptar a ela, é preciso também dar o primeiro passo para adotar a transformação digital em sua empresa.

Em primeiro lugar, as empresas precisam definir o que quer e precisa transformar. Vamos a algumas sugestões:

  • Aprimorar a experiência digital do cliente
  • Aumentar a retenção e o ticket médio
  • Otimizar a infraestrutura
  • Reduzir custos
  • Aumentar a produtividade
  • Melhorar a gestão de dados

Se pensarmos em melhorar a experiência digital dos clientes, podemos imaginar que se fornecermos uma melhor experiência a eles, em todas as etapas de negociação e entrega, isso vai ajudar a fidelizá-los à sua marca.

Mas além disso, se pensarmos em melhorar a gestão de dados, com digitalização dos processos e habilitação do funcionários, isso vai permitir a tomada de decisões orientadas por números mais seguros, que podem resultar em melhoria de desempenho e transparência operacional.

E por fim podemos verificar que a adoção de novos produtos digitais e/ou digitalização dos modelos de negócios já existentes, podem ir além e ainda gerar serviços inovadores que atendam às necessidades comerciais neste mundo de constantes mudanças.

Então, perceba que está tudo junto e interligado. É um processo de melhoria em todos os setores.

Sites, blogs, fanpages: é preciso ir além

Se você pensou que pelo fato de sua empresa já ter um site, blog e até fanpage em rede social já  está totalmente mergulhado na transformação digital, saiba que não é bem assim.

É preciso mergulhar mais a fundo nos conceitos do Marketing Digital , ou seja, realizar um conjunto de atividades virtuais para atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. Mas é bom saber que o marketing digital é apenas uma parte da transformação digital, o conjunto é muito mais que isso, é uma transformação de todas as estruturas da empresa.

O Marketing Digital trabalha com o fato de que as pessoas atualmente estão constantemente conectadas. Só no Brasil esse novo comportamento alcança 72% das pessoas.

Além disso, 64% delas prefere fazer compras on-line. Então, como não aproveitar essa fatia enorme de mercado?

Mais um dos maiores benefícios das empresas que usam os canais digitais está na facilidade de medir o impacto deles sobre essa imensa massa conectada.

Mas lembre-se que o marketing digital não é uma corrida de velocidade e sim uma maratona onde o planejamento e ações constantes é que fazem a diferença. É preciso escolher quais serão as ações implementadas no projeto de cada empresa pois é quase impossível fazer tudo ao mesmo tempo. Por isso é necessário que pequenas e constantes ações sejam feitas e os resultados analisados constantemente.

O marketing digital tem foco no relacionamento, que vai ajudar na fidelização. Envolve os meios de se expressar on-line, é um plano de ações táticas como melhorar o relacionamento nas redes sociais e até ampliar a audiência do site.

Outra forma de investir na sua transformação digital é entender as possibilidades e o que é Inbound Marketing. Apesar de transformação digital ser muito mais que isso!

Primeiro, a explicação: Inbound Marketing é um conjunto de estratégias focado na captação de leads (pessoas interessadas no que você tem a oferecer, mas ainda não são clientes), nutrição e educação desses leads até que estejam preparados para o momento da compra.

O Inbound Marketing se contrapõe ao Outbound Marketing, que é uma maneira mais tradicional de incentivo às vendas, que inclui propagandas para o maior público possível por meio de anúncios nos mais diversos veículos tradicionais de comunicação.

O Inbound promove técnicas para que seus clientes cheguem até a sua marca, com publicações relevantes nos blogs, ações nas redes sociais, podcasts, vídeos e tutoriais, newsletters e e-books. Ou seja, oferece algo para o seu futuro cliente, resolve uma questão, sana uma dúvida.

Mas isso não quer dizer que o Inbound Marketing é melhor que o Outbound. Em muitos negócios mesclar as duas formas pode ser a melhor opção. Não existe uma fórmula pronta, tudo deve ser testado e adequado a cada mercado especificamente.

Viu como não dá para evoluir no negócios sem adotar a transformação digital? Pode ter certeza, é o que todos que querem crescer estão fazendo e é o que o novo mercado consumidor composto por pessoas da geração Z e outras que estão nascendo cada vez mais  conectados exigem!

Esse é o caminho para continuar em concorrência no mundo atual.

cases-de-sucesso-grupos2-guia-noiva-600x148 A transformação digital para continuar em concorrência no mundo atual