Escolha uma Página

Negócios-em-crise-o-entretenimento-como-aliado-em-meio-à-pandemia-do-novo-coronavirus2 Negócios em crise: o entretenimento como aliado em meio à pandemia do novo coronavírus

O coronavírus pegou a todos de surpresa, inclusive, o mundo empresarial. A necessidade do isolamento social devido à pandemia afetou a maior parte dos negócios ao redor do planeta, fazendo com que as empresas tivessem que encontrar alternativas para  continuar o trabalho com os clientes, mesmo com todas as adversidades.

Ser aberto a mudanças é a única maneira de sobreviver e ter algum crescimento em meio a todo esse caos. Para isso, podem ser necessárias alterações nas abordagens e na comunicação das corporações, a fim de continuar com atividade no mercado. Assim, será necessário modificar a forma como a sua empresa atende os seus consumidores.

E você sabia que ter um olhar para o entretenimento pode ser uma oportunidade?

Leia a matéria e saiba por quê!

Nesse momento, se fazer presente é ESSENCIAL!

A crise da pandemia não tem data para acabar. Portanto, não adianta esperar a tempestade passar para tomar alguma iniciativa. As ações precisam começar já.

Negócios-em-crise-o-entretenimento-como-aliado-em-meio-à-pandemia3 Negócios em crise: o entretenimento como aliado em meio à pandemia do novo coronavírus

Essa pode ser uma oportunidade única para que as marcas se façam presentes nas vidas das pessoas em um período de tanta ansiedade, construindo um forte vínculo de confiança para o futuro. Mas, como as corporações podem utilizar do entretenimento para manter a sua visibilidade e atingir novos públicos, mesmo com o corte das relações interpessoais?

Segundo o dicionário Aurélio, a palavra entretenimento se refere à qualquer ação, evento ou atividade que possuem a finalidade de entreter e suscitar o interesse de uma audiência, portanto, não se resume somente a filmes, séries e teatro, por exemplo. Entreter também pode ser feito por meio de conteúdos informativos e interessantes. E é disso que a sua empresa pode se aproveitar para aumentar a sua visibilidade e criar relacionamentos com seus consumidores, assim como as plataformas de streaming estão conseguindo durante a pandemia.

Entenda como esse mercado está crescendo nas circunstâncias atuais

A pandemia do novo coronavírus não tem fortalecido apenas setores como o de delivery alimentício, pagamentos online ou da educação à distância. Está, também, indiretamente, auxiliando no crescimento do mercado do entretenimento, mais precisamente, o digital.

Você tem noção, por exemplo, do quanto as empresas de streaming e entretenimento intensificaram o seu crescimento desde que as pessoas passaram a se manter em casa?Se as pessoas utilizavam o meio digital antes, até mesmo nesse setor, a busca tem sido muito maior.

Segundo dados levantados pelo Sensor Tower, a Netflix, por exemplo,teve um aumento considerável de downloads e assinaturas nos países mais afetados pela COVID 19, sendo 60% na Itália e quase 30% na Espanha. Já a Amazon Prime Vídeo, plataforma que passou a atender a maioria dos países do mundo a partir de dezembro de 2016, marcou um crescimento de 101% em solo italiano desde o início da pandemia. E isso se repete com diversas empresas do ramo ao redor do mundo.

Negócios-em-crise-o-entretenimento-como-aliado-em-meio-à-pandemia Negócios em crise: o entretenimento como aliado em meio à pandemia do novo coronavírus

No Brasil, por exemplo, esse crescimento também foi contabilizado. O segundo maior serviço de streaming do país, a Globoplay, registrou um salto de 27% em horas assistidas na semana do dia 16 a 22 de março em comparação com o período de 9 a 14 de março, quando as principais regiões do país ainda não haviam determinado o estado de quarentena.

Porém, ao ler até aqui, você deve estar se perguntando: qual é a importância desses dados para a minha empresa? A ideia é analisar e adaptá-los à sua realidade. Portanto, se o entretenimento está em uma crescente, pode ser um bom meio para continuar impactando o seu público-alvo!

Negócios-em-crise-o-entretenimento-como-aliado-em-meio-à-pandemia2 Negócios em crise: o entretenimento como aliado em meio à pandemia do novo coronavírus

Disponibilizar conteúdos online é a chave!

Como você deve saber, um dos pilares do Marketing Digital é oferecer conteúdo aos clientes sem a intenção de venda imediata, apostando na construção de um relacionamento que, no futuro, trará frutos. Essa estratégia é ainda mais importante nesse momento, já que eles, assim como você, estão preocupados com a pandemia.

É importante pensar que o que as pessoas mais procuram nesse momento é um pouco de conforto e uma forma de diminuir as incertezas e se distrair. Por esse motivo, é hora de mudar um pouco a sua estratégia e pegar mais leve. Mostrar que a empresa está tranquila quanto ao atual momento e que voltará mais forte e disposta a atender todos novamente!

Para isso, é necessário ter criatividade e aproveitar todas as oportunidades. Além disso, é hora de investir em estratégias de Marketing de Conteúdo nos mais variados canais e utilizar o conhecimento sobre o seu público-alvo para criar as melhores demandas.

Isso pode ser feito de diversas formas, como:

  • Blog posts

Se você já investe em Marketing Digital, sabe que se ter um blog é muito importante para posicionar a sua marca nos mecanismos de busca e atrair novos consumidores. Porém, para obterem sucesso, os conteúdos postados devem ser interessantes, relevantes e atuais, além de seguirem uma estratégia de SEO, para que você colha ainda mais frutos com o passar do tempo.

Portanto, a ideia é passar a utilizar esse espaço para disponibilizar materiais que busquem confortar e diminuir as incertezas de seu público-alvo quanto à crise, sem a intenção da venda imediata. Você pode fornecer informações valiosas sobre o seu mercado de forma gratuita.

A criatividade, nesse momento, é a chave para surpreender os seus clientes!

  • Conteúdos em vídeo

Essa ferramenta já está em alta faz bastante tempo, mas pode virar uma tendência ainda maior no atual momento vivido pela sociedade. Sua empresa pode criar um canal no YouTube ou em outra plataforma para disponibilizar vídeos dinâmicos, de boa qualidade e com uma boa produção sobre assuntos que possuam relação com o seu trabalho para entreter o seu público-alvo durante a pandemia.

Além disso, transmissões ao vivo, como webinars e lives, também podem ser utilizadas para gerar engajamento. Essas são excelentes formas de, inclusive, oferecer um contato humanizado, mesmo com todas as restrições, e favorecer a imagem de sua marca!

  • E-books e materiais ricos

Os e-books também são ótimos meios de fornecer entretenimento para os seus consumidores. Você deve, assim como com os blog posts, oferecer conteúdo interessante e relevante com o objetivo de estreitar a relação da marca com o cliente!

Para gerar leads, você pode ainda disponibilizar planilhas que você já utiliza no seu dia a dia de forma gratuita, templates, fazer uma pesquisa, um quiz e até disponibilizar gratuitamente parte de um curso que antes era pago.

O momento é muito propício para a geração de leads, e o que temos visto com a nossa base de clientes é que com materiais de qualidade, o aumento na geração de leads têm sido muito significativo.

  • Redes sociais

Por fim, como você deve saber, as redes sociais são um dos mais importantes canais a serem utilizados pelas empresas. Com cerca de 180 milhões de usuários só no Brasil, elas são muito eficientes para a divulgação de serviços ou produtos e para fazer a atração de leads, como manda as estratégias de Inbound Marketing.

E, durante essa crise criada por conta da pandemia do novo coronavírus, elas podem ser um meio muito importante para que a sua corporação fortaleça o relacionamento com os seus consumidores e atinja novos públicos.

Segundo um levantamento qualitativo realizado pela empresa de pesquisa de mercado Ipsos, a sugestão é que as empresas as utilizem para divulgar informações apuradas sobre o que está acontecendo e ações que gerem impacto positivo, como incentivos a conversa, enquetes e debates relacionados ao seu mercado e até perguntas sobre o seu produto/serviço para gerar feedbacks que podem ser úteis no futuro.

Além da criatividade, é preciso saber como comunicar com os diferentes públicos

Como você viu anteriormente, as oportunidades não estão escassas, é só saber como utilizá-las. Por isso, além da criatividade para a idealização dos conteúdos, é necessário utilizar as formas corretas para dialogar com o público de cada canal de comunicação, por isso, a contratação de uma agência de Marketing Digital é muito importante.

A sua empresa não pode, por exemplo, utilizar a mesma linguagem e os mesmos materiais para o público do Linkedin e do TikTok. Tudo deve ser pensado levando em consideração a idade, as dores e as necessidades do seu público-alvo em cada um dos canais!

Como você pôde ver, existem inúmeras formas da sua empresa criar algum tipo de entretenimento durante a crise do novo coronavírus. Não é hora de abaixar a cabeça. Vamos para cima, com o objetivo de passar por esse momento da melhor forma possível!

Faça-se presente de forma positiva e seja lembrado quando tudo isso acabar!