X-dicas-rápidas-para-a-sua-campanha-de-email-marketing 11 dicas rápidas para a sua campanha de email marketing

Aplicar uma estratégia de email marketing que realmente funcione pode apresentar diversos obstáculos, por isso é muito importante pensá-las com muito carinho.

Leia e saiba como fazer com que seu email marketing dê resultados!

Veja também: Cursos online ganham cada vez mais espaço na era da automatização

Mas afinal, o que é email marketing?

A estratégia de email marketing é a utilização do email como ferramenta para as campanhas de marketing digital, com o objetivo de criar e manter o relacionamento com o cliente, para assim melhorar os resultados nas vendas e na retenção.

Muitas pessoas associam essa prática ao spam, mas a diferença é que antes de mais nada no email marketing, o lead como chamamos o nosso contato, nos deu permissão para o envio dos emails.

Esse lead chegou na nossa base de emails através de alguma material rico baixado, cadastro na newsletter ou por outro meio “de livre e espontânea vontade”. As campanhas também oferecem a opção de cancelamento de recebimento, o que demonstra o seu respeito com o público.

Confira 11 dicas rápidas para email marketing!

Quem utiliza esse tipo de ferramenta, sabe que é uma ótima forma de engajar seus clientes ou leads. Mas, como todo trabalho, é necessário seguir algumas regras para que o seu email marketing atinja o resultado esperado. Confira algumas dicas:

  • Procure enviar o email com um assunto chamativo

A primeira forma de atrair a atenção de seu cliente é utilizando um assunto interessante e atrativo, que faça com que ele tenha curiosidade para clicar no seu email, ao invés de apenas mandá-lo para a lixeira. Procure evitar assuntos genéricos como “Novidades na loja #2”.

  • Acrescente números e percentuais ao assunto

A utilização de número e percentuais no assunto é uma boa estratégia, já que são atraentes por vender informações concretas e confirmadas. Elas também trazem consigo o raciocínio lógico do leitor, o que exige mais atenção.

Ex: “Aprenda a aumentar as suas vendas em até 20%” ou “9 dicas para melhorar o engajamento de seus clientes”.

  • Preste atenção no número de caracteres do assunto

O recomendado é manter entre 20 a 41 caracteres no assunto, já que, a partir disso, ele começa a ficar cortado quando visualizado em aparelhos mobile.

  • Utilize variáveis

Muitas vezes, as pessoas acabam ignorando esses emails por simplesmente parecerem apenas mais um automatizado, ou seja, que não foi escrito diretamente para elas.

Por isso, utilizar variáveis como o nome do cliente e outras informações que você conseguir coletar e que são relevantes no contexto pode transformar seu email em uma mensagem que fará com que o lead sinta que foi feita especialmente para ele, o que o atraíra mais a abrir e ler o conteúdo

  • Procure manter um bom balanço entre texto e imagem

O ideal é que a sua campanha de emails mantenha uma base com 60% de texto e 40% de imagem para assim ter uma boa taxa de acessibilidade. Isso quer dizer que seu email deve manter esse equilíbrio para assim garantir maior quantidade de acessos. Se você envia emails só com imagens, corre o risco de algum lead possuir um bloqueador de imagem e dessa forma ele vai receber um e-mail “vazio”.

  • Nunca utilize letras maiúsculas desnecessariamente

Emails com textos escritos completamente em caixa alta tendem cair no filtro de SPAM, utilizado por quase todos os provedores de email.

Dessa forma, tente utilizar outras estratégicas para chamar a atenção do seu Lead, como negrito, itálico ou até mesmo aumentando o tamanho da fonte.

  • Procure não deixar o email muito longo

Além de fazerem com que os leitores percam o interesse pelo conteúdo, emails muito longos podem, inclusive, ter seu conteúdo cortado pelos provedores de internet. Assim, a pessoa perderá uma boa parte da mensagem se não clicar na opção de mostrar toda a mensagem.

  • Procure colocar links nas imagens do email

Já que chamam muita atenção, os usuários podem clicar nas imagens para serem redirecionados para outra página à sua escolha. Procure escolher links e imagens que possuam o mesmo contexto.

  • Envie códigos de desconto

Utilizar cupons promocionais é uma ótima estratégia para atrair novos consumidores ou para fazer com que seus clientes antigos comprem novamente. Além disso, emails com cupons possuem maior taxa de abertura.

  • Utilize de GIFs

O movimento característico dos GIFs, assim como as imagens, tem a capacidade de atrair a atenção do leitor, além de também dar um ar mais descontraído ao email, aumentando a proximidade do lead com a empresa.

  • Evite utilizar anexos

A utilização de anexos ao seu conteúdo tende a ser malvista pelos provedores de email, que podem entender que a mensagem é um vírus, mandando-o para o spam.

Caso a mensagem necessite de um anexo, a melhor forma é hospedando o arquivo no servidor de seu blog ou através de um serviço de nuvem, como Google Drive ou Dropbox e disponibilizar o link no email.

Agora que você já sabe o que deve e não deve utilizar em sua campanha de email marketing, é só por a mão na massa e começar a pensar na sua estratégia para aumentar sua clientela!

Leia também: Como vender nas redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros